- IA Express
- Posts
- Akamai e NVIDIA lançam nuvem de inferência de IA
Akamai e NVIDIA lançam nuvem de inferência de IA
Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, conheça uma nuvem de inferência que coloca a IA a milissegundos de você. Saberá também como modelos de linguagem tomam o controle de drones para construir estruturas com base em comandos em linguagem natural.
Porém isso não é tudo na IA Express de hoje:
- Instagram agora permite editar e reestilizar fotos e vídeos nos Stories
- Chatbots de IA estão se tornando bajuladores
- Saudita Humain lança sistema operacional baseado em agentes de IA
- Estudo revela integridade das notícias apresentadas por assistentes de IA
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
NÃO APENAS EM DATACENTERS
Akamai e NVIDIA lançam nuvem de inferência de IA
A nova plataforma Akamai Inference Cloud, resultado da parceria entre Akamai e NVIDIA, tem como meta redefinir a geografia da inferência da IA. Com base na rede globalmente distribuída da Akamai e nas mais recentes soluções de aceleração de IA da NVIDIA, a novidade pretende levar inteligência para as bordas (edge) da Internet, mais próxima de usuários e equipamentos em geral.
Para os não iniciados no jargão de IA, inferência é a parte em que modelos treinados, como ChatGPT, Gemini ou Grok, realmente fazem a mágica para dar respostas em tempo real. Em geral, a inferência acontece em grandes datacenters bem afastados, gerando atrasos inerentes à transmissão de dados.
O principal objetivo da Akamai Inference Cloud é justamente oferecer inferência de IA diretamente nas bordas, em escala, de modo seguro e com baixa latência, especificamente para impulsionar a próxima onda de agentes de IA e IA Física - soluções para as quais segundos fazem diferença.
“A nova onda da IA requer a mesma proximidade com os usuários que permitiu que a Internet se tornasse a plataforma global generalizada que é hoje.”
“Juntas, NVIDIA e Akamai estão levando a inferência a todos os lugares, fornecendo soluções de IA mais rápidas e escaláveis e viabilizando a próxima geração de aplicações inteligentes.”
A infraestrutura da Akamai Inference Cloud usa servidores NVIDIA RTX PRO com GPUs NVIDIA RTX PRO 6000 Blackwell, DPUs NVIDIA BlueField-3 e software NVIDIA AI. Esse poder computacional está integrado à extensa nuvem da Akamai que abrange mais de 4.200 locais em todo o mundo.
Essa camada de orquestração inteligente encaminha as tarefas de IA para os locais mais adequados, executando a inferência instantaneamente nas bordas por meio dos microsserviços NVIDIA NIM, enquanto o raciocínio sofisticado é direcionado paras fábricas de IA mais poderosas.
A Akamai Inference Cloud está disponível por enquanto em 20 localidades; planos de expansão estão em andamento.
AI_TRENDS
Gemini Visual Layout, em desenvolvimento pelo Google, fornecerá respostas em cartões interativos em vez de texto simples.
Dias depois do lançamento do ChatGPT Atlas, Microsoft atualizou o navegador Edge com mais recursos para o Modo Copilot.
Instagram agora permite editar e reestilizar fotos e vídeos nos Stories descrevendo as mudanças em prompt ou usando efeitos predefinidos.
Microsoft está redesenhando o Outlook para integrar IA estreitamente e torná-lo um assistente inteligente que lê e-mails, elabora respostas e gerencia agendas.
Nanonets-OCR2 é uma família de modelos do tipo OCR que converte documentos complexos em markdown estruturado com marcação semântica.
LTX-2, da Lightricks, é um modelo de código aberto que gera áudio e vídeo sincronizados em resolução 4K usando GPUs de consumo.
ByteDance Seed3D 1.0 é um modelo de IA para gerar ativos 3D de alta qualidade e prontos para simulação física.
DeepSomatic, desenvolvido pelo Google Research em colaboração com outras instituições, é uma ferramenta de IA que identifica com alta precisão mutações genéticas que causam câncer. 🔎🧬👨⚕️
AI_VENTURES
LOGÍSTICA
Nova função dos LLMs: guiar drones
Um projeto de pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon está ultrapassando os limites do que os grandes modelos de linguagem (LLMs) podem fazer ao colocá-los como pilotos de drones autônomos. O LLM-DRONE usa um sistema guiado por LLM para construir estruturas bloco por bloco, combinando raciocínio com robótica do mundo real.
Ao contrário dos drones tradicionais que dependem de instruções pré-programadas ou sistemas de percepção limitados, os drones movidos a LLM podem interpretar comandos de alto nível, navegar em ambientes dinâmicos e até mesmo se envolver na resolução de problemas em tempo real.

Crédito: Universidade Carnegie Mellon
A ideia central? Usar o LLM como planejador que, com base em prompts do tipo "construir duas colunas à esquerda", projeta e direciona a montagem de estruturas físicas (ou virtuais) usando drones, tudo sem intervenção humana.
Um ponto de destaque do LLM-Drone é seu ciclo de feedback guiado por um módulo de visão - a cada bloco de construção colocado, verifica-se se o posicionamento está correto e, em caso negativo, o LLM cria instantaneamente um novo plano incorporando o bloco equivocado.
Por que isso importa? Os pesquisadores demonstraram que o LLM-Drone pode alcançar níveis de precisão de até 90% em ambientes do mundo real. Ao contar com a eficácia no planejamento semântico e na correção automática de erros, equipamentos como esse podem ser um parceiro valioso na construção em locais de difícil acesso, como superfícies elevadas ou ambientes remotos.
AI_GOVERNANCE & ETHICS
📚 Plágio mais que perfeito
Modelos de IA refinados usando obras completas de autores premiados podem produzir trechos literários originais que leitores, tanto especialistas quanto leigos, preferem em detrimento de textos escritos por autores em pessoa. Em um experimento, ChatGPT, Claude e Gemini foram comparados a escritores especialistas na geração de passagens curtas imitando o estilo de 50 autores aclamados. Ao usar prompts básicos, o texto gerado por IA foi rejeitado tanto pela precisão estilística quanto pela qualidade geral. Já quando o ChatGPT foi ajustado com base na obra completa de cada autor, os leitores passaram a preferir a produção da IA nos dois quesitos.
🌹 Modelos bajuladores
Uma pesquisa recente sugere que chatbots de IA estão desenvolvendo uma tendência preocupante: a bajulação (ou sicofancia). Buscando maximizar a satisfação de quem os usa, esses modelos estão sendo excessivamente agradáveis às custas da precisão, gerando o risco de reforçar vieses e corroer a utilidade da IA como ferramenta objetiva. Em números, isso significa que os modelos endossam as declarações dos usuários - mesmo factualmente incorretas ou eticamente questionáveis - 50% mais vezes do que pessoas fariam em cenários semelhantes. Nem campos essencialmente racionais como a matemática estão livres de bajulação - em testes, quatro LLMs deixaram de apontar erros sutis incluídos em declarações de teoremas ou alucinaram tentando prová-los. Em suma, simplesmente assumiram que o usuário estava certo.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
Por que não inventaram isso antes? Em pouco mais de um ano, Turbo passou de projeto de faculdade desenvolvido por dois jovens de 20 anos para uma das ferramentas de aprendizado de IA com 5 milhões de usuários. Mas o que o Turbo AI faz, afinal? Resolve um problema comum entre estudantes, usando IA para transcrever, resumir e transformar aulas em materiais de estudo interativos, e também processar PDFs e vídeos carregados. O que é diferente no Turbo? Justamente sua abordagem híbrida que aceita tanto ferramentas de transcrição totalmente automatizadas quanto anotações manuais, permitindo participar da elaboração das anotações. 📝🧑🎓
🌍 IA Global
🇸🇦 Chega da ícones Humain, empresa de IA da Arábia Saudita, apresentou o que afirma ser o primeiro sistema operacional baseado verdadeiramente em agentes de IA do mundo. A promessa do novo Humain One é substituir cliques e teclado por uma abordagem guiada essencialmente por agentes de voz. Em vez de abrir aplicativos, os usuários simplesmente descreverão sua intenção em linguagem natural ao computador, que usará agentes de IA para executar as tarefas necessárias de forma autônoma. Como explicou o CEO Tareq Amin, dando foco à aplicação do Humain One no mundo empresarial, “estamos migrando de ícones desorganizados para uma inteligência simplificada. Essa é uma camada de inteligência adaptável criada para elevar a produtividade e a criatividade em todas as funções das empresas”.
🗺️ De olho nos dados A partir de 3 de novembro de 2025, LinkedIn começará a usar dados de usuários de algumas regiões - União Europeia, Espaço Econômico Europeu, Suíça, Canadá e Hong Kong - para treinar modelos de IA. Esse uso terá permissão por padrão, mas poderá ser desativado pelos usuários. Entre os dados que serão explorados estão detalhes do perfil e publicações, mas mensagens particulares serão poupadas.
🔢 IA em números
![]() | Mais de 1,2 milhão de pessoas conversam com ChatGPT sobre suicídio (0,15% dos 800 milhões de usuários ativos por semana), segundo a OpenAI. O trabalho com 170 especialistas em saúde mental já resultou em melhorias: por exemplo, GPT-5 agora segue protocolos de segurança nessas conversas em 91% das vezes (versus 77% com a versão do GPT-5 de agosto, segundo avaliações automatizadas). |
AI_TOOLKIT
🛠️Ferramentas
Dropbox Dash é um assistente de AI e mecanismo de busca que se conectam ao conteúdo e aos aplicativos que você usa no trabalho.
Murf AI gera locuções semelhantes a de pessoas para serem usadas por agentes de IA guiados por voz, treinamento e podcasts e outras aplicações.
Copilot for Health é o assistente de IA integrado às plataformas da Microsoft que responde perguntas sobre saúde usando fontes confiáveis.
📚 Miscelânea
Estudo internacional da BBC em coordenação com a União Europeia de Radiodifusão (EBU) investigou a integridade das notícias apresentadas por assistentes de IA em 18 países e 14 idiomas. O que se descobriu? No geral, 45% das respostas continham, pelo menos, um problema significativo de qualquer tipo. Veja a pesquisa em detalhes aqui.
AI_FLASH_NEWS
OpenAI lança no Brasil ChatGPT Go, plano intermediário entre a versão gratuita e o plano Plus, com custo de R$ 39,99 por mês; clientes do Nubank podem ter até um ano de assinatura grátis.
Qualcomm lançou os aceleradores AI200 e AI250 voltados para inferência de IA em datacenters.
Capitalização da NVIDIA ultrapassou US$ 5 trilhões na última quarta (29), cerca de US$ 1 trilhão a mais do que a segunda empresa mais valiosa.
Mistral Studio é uma plataforma que ajuda empresas a desenvolverem, monitorarem e implantarem aplicações de IA em escala.
Claude ganhou mais recursos para finanças, entre eles add-on para Excel, conectores para dados de mercado em tempo real e análise de portfólio.
MapmyIndia, conhecida por criar mapas detalhados da Índia desde 1995, convidou publicamente a Perplexity a formar parceria.
Austrália descartou abrir exceção para direitos autorais e assim impediu usar material protegido para treinar modelos de IA sem permissão.
OpenAI pediu à Casa Branca o compromisso de garantir 100 GW de capacidade energética adicional por ano para manter a competitividade dos Estados Unidos contra a China no desenvolvimento da IA. 🪫🔋⚡
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊
