• IA Express
  • Posts
  • Alibaba desafia DeepSeek com novo modelo QwQ-32B

Alibaba desafia DeepSeek com novo modelo QwQ-32B

Bem-vindos, humanos: Seu download diário com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, veja como a Alibaba está acelerando a corrida da IA com o QwQ-32B, enquanto o Google nos faz pensar se estamos no início da era de clique zero. Já a DuckDuckGo não abre mão da privacidade, mesmo com o apelo da IA. 🔐

Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Um assistente de IA para chamar de seu
- 100 aplicativos de IA Generativa mais usados por consumidores
- Novos bots prometem ajudar na arte de flertar no Tinder
- Como usar avatares da Meta

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

 AI_NEWS_CIRCUIT

CHINA NA CORRIDA DA IA

Alibaba desafia DeepSeek com novo modelo QwQ-32B

Há poucos dias, a Alibaba revelou o QwQ-32B, novo modelo de IA que não está sendo apontado apenas como um sério concorrente do DeepSeek, mas também como impulsionador das ações da Alibaba, que valorizaram 8% em Hong Kong em 6 de março. 💰

O que você precisa saber: O QwQ-32B opera com 32 bilhões de parâmetros. Embora isso pareça impressionante, considere que o modelo da DeepSeek ostenta 671 bilhões de parâmetros. Essa discrepância sugere que a Alibaba prioriza otimização de recursos sem sacrificar a capacidade de processamento.

Por que isso importa: Esse novo modelo é mais uma demonstração do movimento acelerado da China para liderar a corrida global da IA e coloca a Alibaba competindo diretamente com gigantes nacionais e ocidentais.

Além disso, as ações da Alibaba em Hong Kong já subiram quase 71% no ano, o que sugere a crescente confiança do mercado chinês na postura da empresa em relação à Inteligência Artificial.

O QwQ-32B pode ser acessado por meio do Qwen Chat, chatbot da Alibaba.

MECANISMO DE BUSCA

Investida do Google no AI Overviews é faca de dois gumes

Um estudo recente da Advanced Web Ranking revelou que a expansão do AI Overviews do Google - recurso de pesquisa que usa IA Generativa para apresentar resumos concisos dos resultados da pesquisa - está remodelando a forma como os usuários interagem com as repostas.

E a mudança não é necessariamente uma boa notícia para o tráfego de sites. Veja alguns números levantados pelo estudo:

  • Prevalência do AI Overviews: O estudo mostrou que os AI Overviews apareceram em 42,5% dos resultados de pesquisa no quarto trimestre de 2024, um salto de 8,8 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.

  • Declínio do Click-Through Rate (CTR) para consultas informativas: Os sites que aparecem nas quatro primeiras posições em buscas informativas tiveram uma redução de 7,3 pontos percentuais (pp) na taxa de cliques em desktops.

Confira as mudanças por setor encontradas no estudo:

Direito, Governo e Política: Tiveram o maior aumento na taxa de cliques do quarto trimestre, com crescimento de ​​7,4 pp em ​​consultas feitas em desktops e 6,9 pp em dispositivos portáteis.

Compras: Apesar de um pico de 142,9% na demanda de buscas durante a temporada de final de ano, os sites mais bem classificados tiveram queda de CTR de 1,4 pp (desktops) e 1,9 pp (portáteis) .

Ciências: Sofreram o maior declínio de CTR, caindo 6,0 pp em desktops.

Negócios e Estilo/Moda: Registraram tanto o aumento da demanda de buscas quanto do CTR em meio a um mercado desafiador.

A taxa de cliques em desktops para consultas informativas caiu, mas em portáteis mostrou crescimento, mostrando disparidade entre tipos de dispositivos.

Enfim, a investida do Google no AI Overviews pode ser uma faca de dois gumes. Por um lado, estão apresentando respostas rápidas e concisas aos usuários que buscam informações instantâneas. Por outro lado, está afastando cliques de sites tradicionais. A questão que permanece é: os sites vão evoluir para recuperar cliques ou estamos no início de uma era de clique zero?

PRIVACIDADE

DuckDuckGoIA sem rastreamento

Conhecida por proteger os usuários enquanto navegam pela Web, a DuckDuckGo está integrando mais recursos de IA à sua plataforma, entre eles chat e respostas instantâneas de pesquisa, mantendo o mesmo compromisso com a privacidade.

A DuckDuckGo oferece acesso gratuito aos principais chatbots de IA por meio do Duck.ai (anteriormente chamado de DuckDuckGo AI Chat). Não se trata de um aplicativo separado ou o nome de um mascote. É um termo geral para como o DuckDuckGo está tecendo a IA em sua plataforma, garantindo que cada recurso inteligente permaneça fiel às suas raízes sem rastreamento.

Quais são as novidades?

  • Os chats privados não são movidos por apenas um cérebro, mas por um esquadrão composto por GPT-3.5, Claude 3, Llama 3 e Mixtral.

  • Os bate-papos são anônimos, nenhum dado pessoal é armazenado e nada do que você diz é usado para treinar a IA. O acesso é gratuito, com limite diário.

  • Também é possível mover os resultados de pesquisa tradicionais – que agora incluem mais respostas assistidas por IA de fontes da web – para o Duck.ai para dar continuidade à conversa.

Imagem: DuckDuckGo

Não quer IA na sua vida? Não se preocupe. Fique com as buscas clássicas do DuckDuckGo. Os recursos mais “inteligentes” são opcionais e podem ser desativados ou terem o uso minimizado.

Como usar? É possível ir diretamente ao endereço https://duck.ai/ ou utilizar os ícones de bate-papo opcionais no mecanismos de busca ou navegador da DuckDuckGo.

 TREND_GPT

  • A 4ª edição do ranking semestral da Andreessen Horowitz sobre os 100 aplicativos de IA Generativa mais usados por consumidores Identificou 17 novos participantes na lista da Web, 18 na de dispositivos portáteis e 10 com potencial de crescimento, refletindo a natureza dinâmica e competitiva dessa classe de aplicativos de IA.

  • A AMD apresentou a família de modelos Instella de 3 bilhões de parâmetros totalmente abertos e treinados do zero usando 128 GPUs AMD Instinct™ MI300X. Segundo a empresas os novo modelos alcançam desempenho competitivo em comparação, por exemplo, a Llama-3.2-3B, Gemma-2-2B e Qwen-2.5-3B. 📈

AI_VENTURES

IA PESSOAL

Um assistente de IA para chamar de seu

Durante a última edição do Mobile World Congress (MWC) realizado em Barcelona, ​a startup Newnal com sede na Coreia do Sul apresentou uma telefone com recursos de IA e um sistema operacional próprio.

Diferentemente dos modelos tradicionais de IA treinados usando dados públicos, o Newnal AI aprende com dados pessoais para gerar respostas e ações adaptadas às características e preferências do usuário. Além disso, cria um avatar de IA personalizado para servir como um assistente virtual altamente personalizado, apelidado de Another-I.

Crédito: NewnaI

Como funciona? Combina um modelo de IA, um sistema operacional appless que elimina a necessidade de executar aplicativos manualmente, um protocolo de comunicação seguro que lida com as chamadas envolvendo IA e tecnologia blockchain.

A Newnal espera lançar o novo smartphone globalmente em 1º de maio por US$ 375.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

📜 Recomendações para Casa Branca

A Anthropic apresentou um conjunto de recomendações de políticas ao governo dos Estados Unidos associadas à IA, entre elas: implementação de programas de avaliação de modelos tanto nacionais quanto estrangeiros; revisão e fortalecimento dos controles de exportações relacionados às tecnologias de IA; meta de 50 gigawatts adicionais para datacenters de IA; e monitoramento da investimentos em recursos computacionais de IA em relação ao desempenho econômico para embasar futuras políticas .

💑 Namoro ético

O Tinder está usando a IA para ser um melhor casamenteiro. Os novos bots AI Wingmen prometem ajudar na arte de flertar, criando perfis mais atraentes e compondo mensagens que quebram o gelo inicial. E depois? Será que vem a decepção ao conhecer o pretendente pessoalmente? De outro lado, um estudioso de ética aplicada da Universidade de Leeds, coordenou uma carta aberta pedindo proteções regulatórias contra IA em aplicativos de namoro, argumentando que tentar resolver os problemas sociais causados ​​pela tecnologia com ainda mais tecnologia tornará as coisas piores.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Candidato ao Oscar? A Tencent revelou o HunyuanVideo, modelo de IA de código aberto para geração de vídeo com qualidade cinematográfica e transições perfeitas entre estilos reais e virtuais. Também gera áudio para os vídeos e supera os principais modelos de código fechado como Gen3 (Runway) e Luma 1.6 em testes. 🎥

  • Seu estilo no seu avatar: Um novo aplicativo permite criar um avatar personalizado usando IA, que prova roupas virtualmente. Com o Doji, basta tirar algumas fotos e, pronto, uma versão digital de si mesmo vai experimentar aquele vestido ou jaqueta por você. Assim, ficará mais fácil explorar estilos, misturar e combinar roupas e compartilhar seus looks com quem quiser. A novidade ainda está em versão beta privada. 👗

🌍 Global_AI

⚖️ Corrida da regulamentação: Legisladores dos Estados Unidos já apresentaram centenas de projetos de lei relacionados à IA em 2025. O número de projetos de lei cresceu para 781 em comparação com o total de 743 em todo o ano de 2024.

🪖 Planejamento militar: A Scale AI anunciou uma parceria com o Departamento de Defesa dos EUA em um projeto chamado Thunderforge. A iniciativa vai integrar agentes de IA no planejamento e operações militares para aprimorar a tomada de decisão e o planejamento estratégico.

☂ Previsão do tempo: A Amazon está usando a IA para lidar com riscos de inundação em Aragão, na Espanha. O sistema coleta dados em tempo real e faz análises sofisticadas para prever cenários com precisão e emitir alertas antecipados.

📰 How-to

Com as novas atualizações no sistema de avatares da Meta, os usuários podem se expressar no Facebook, Instagram, Whatsapp e experiências de RV, com diferentes formatos de corpo, texturas de cabelo e roupas estilosas. Veja como fazer:

Crédito: Meta

  1. Clique na foto no canto superior direito e, em seguida, clique no perfil.

  2. Escolha a opção Editar perfil.

  3. Vá até a seção Avatar e clique em Criar Avatar se for sua primeira vez ou Editar Avatar para modificar um existente.

  4. Salve o avatar quando estiver satisfeito com o design.

  5. Se tiver perfis do Facebook e do Instagram sincronizados, poderá usar o mesmo avatar nas duas plataformas.

Depois de criar o avatar, é só compartilhá-lo em stories, comentários ou bate-papos,em selecionando-o nas opções de adesivo ou perfil.

 AI_TOOLKIT

🛠 Ferramentas

  • Read-This.ai converte artigos escritos em áudio de alta qualidade para ser ouvidos em qualquer lugar.

  • AI-Flow é uma plataforma de código aberto que conecta vários modelos de IA usando uma interface do tipo arrastar-e-soltar.

  • Terminal GPT integra chatbots diretamente na linha de comando, permitindo interagir com os modelos GPT da OpenAI sem sair do ambiente do terminal.

  • Mindsmith é uma ferramenta de autoria que aplica IA Generativa a cada passo do processo de criação de eLearning.

📚 Mais recursos

  • Curso gratuito que leva desde iniciantes a especialistas por uma jornada para entender, usar e criar agentes de IA.

  • Outro curso aborda como criar LLMs com “raciocínio”, como o DeepSeek-R1, e como o aprendizado por reforço é usado no treinamento de LLMs.

  • Esse checklist de conformidade com ISO 42001 ajuda a mostrar que medidas necessárias para garantir o uso e o desenvolvimento responsáveis ​​da IA estão sendo tomadas.

 AI_FLASH_NEWS

  • O X introduziu um recurso que permite consultar o Grok mencionando-o nas respostas. Anteriormente, era possível acessar o Grok por meio de um botão na barra lateral ou ao lado das postagens.

  • Larry Page, cofundador do Google, criou a Dynatomics, startup com foco em aplicações de IA na fabricação de produtos que visa melhorar a eficiência do design e dos processos de produção.

  • A DeepMind, em colaboração com o Google Research e a UCLA, lançou o BIG-Bench Extra Hard (BBEH), novo benchmark para avaliar as capacidades de raciocínio dos LLMs.

  • O Pixel 10, próximo smartphone do Google com lançamento previsto 2025, vai apresentar um assistente de IA chamado Pixie ou Pixel Sense para fazer sugestões contextuais com base em dados de aplicativos e serviços do Google.

  • Um novo modelo de IA pode medir o quão rápido nossos cérebros envelhecem, analisando exames de ressonância magnética para rastrear mudanças cerebrais. Esse avanço pode ajudar a entender o declínio cognitivo e o riscos de desenvolver Alzheimer.

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊