- IA Express
- Posts
- AlphaEvolve projeta algoritmos, não simples código, mais inteligentes
AlphaEvolve projeta algoritmos, não simples código, mais inteligentes
Bem-vindos, humanos: Seu download diário com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você descobrirá como o Google AlphaEvolve cria algoritmos mais inteligentes do que tem feito nossa engenhosidade e como a Sakana AI tem buscado modelos de IA que trabalham como o cérebro humano. 🧠💡🤔
Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Meta apresenta LLM experimental que usa bytes em vez de tokens
- HealthBench testa potencial da IA para atendimento de saúde
- Possível moratória de 10 anos para regulamentação da IA nos EUA
- China cria hospital virtual para treinar agentes médicos guiados por IA
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
SOFTWARE
AlphaEvolve projeta algoritmos, não simples código, mais inteligentes
Uma novidade apresentada pelo Google DeepMind nos últimos dias promete um modo de desenvolver algoritmos que supera as soluções humanas em eficiência e desempenho. Trata-se do AlphaEvolve, agente de IA que vai além dos assistentes tradicionais de geração do código para recomendar soluções mais inteligentes, com qualidade e precisão quantificáveis.
O que você precisa saber:
O AlphaEvolve desenvolve algoritmos avançados do zero. Ao contrário dos assistentes tradicionais de IA que ajudam na geração do código, o AlphaEvolve vai um passo adiante ao projetar algoritmos explorando várias possibilidades, testar e refiná-los – tudo contando com o apoio inestimável dos modelos Gemini.
O modelo Gemini Flash, mais rápido e eficiente, maximiza a amplitude de ideias a serem exploradas, enquanto o Gemini Pro, mais poderoso, garante profundidade crítica com sugestões mais inteligentes.
Usando métricas automatizadas, o AlphaEvolve verifica, executa e classifica os algoritmos propostos para apresentar uma avaliação objetiva e quantificável da precisão e qualidade de cada solução.

Crédito: Google DeepMindE
Em ação: O AlphaEvolve já foi aplicado para otimizar várias partes da infraestrutura do Google. Melhorou a eficiência dos data centers, recuperando, em média, 0,7% dos recursos computacionais em nível mundial.
Também aprimorou o design dos aceleradores de IA do Google (Tensor Processing Unit - TPU) e tem ajudado a elevar o desempenho dos modelos de IA - acelerou o principal núcleo da arquitetura Gemini em 23%, gerando uma redução de 1% no tempo de treinamento ao encontrar maneiras mais inteligentes de dividir uma grande operação de multiplicação de matrizes em subproblemas mais gerenciáveis.
RACIOCÍNIO
Novo tipo de modelo de IA tenta imitar como o cérebro funciona
A japonesa Sakana AI apresentou uma arquitetura projetada para que os modelos de IA raciocinem com menos orientação. A nova Continuous Thought Machine (CTM) se inspirou na forma como o cérebro humano trabalha, processando informações passo a passo e sendo mais flexível.
Em linha gerais, CTM é um novo tipo de rede neural que, a exemplo do cérebro biológico, usa a sincronização da atividade neural ao longo do tempo como representação para a tomada de ações no mundo.
Como funciona:
Cada parte da CTM é como um neurônio artificial, que pode ter sua própria maneira de processar informações, tornando-se mais flexível.
Com a sincronização entre os neurônios, a CTM pode prestar atenção em como suas diferentes partes estão trabalhando juntas, quase da mesma forma como os músicos de uma banda permanecem sincronizados.
Em vez de dar respostas instantâneas, a CTM processa informações por etapas, tornando o processo decisório transparente. E também se adapta diante do cenário: para problemas mais difíceis, dá mais passos; para os mais simples, responde rapidamente.
CTM em ação: Usando um navegador web, uma pequena CTM transita por um labirinto, concentrando-se nos caminhos certos e ajustando a estratégia à medida que “raciocina”. Quer ver isso funcionando on-line? Clique aqui.
Em outra situação, ao identificar objetos em fotos, a CTM examina diferentes partes da imagem, tentando reproduzir o modo que as pessoas usam para estudar uma cena.
A Sakana AI vê a CTM como mais um passo na direção de uma Inteligência Artificial mais inspirada no modo como nós, humanos, pensamos, com potenciais aplicações em robótica, tomada de decisão e aprendizado em tempo real. O objetivo da startup é alcançar níveis de competência que se equiparem ou superem os cérebros humanos.
AI_TRENDS
AssetGen 2.0 é o mais recente modelo da Meta para gerar elementos 3D de alta qualidade a partir de textos ou imagens, com melhorias significativas em detalhes e fidelidade em comparação com seu antecessor.
Meta também apresentou o Byte Latent Transformer (BLT), LLM experimental que usa bytes em vez de tokens e igualou o desempenho dos modelos tradicionais em escala, com melhor eficiência e robustez na inferência.
Pesquisadores da Microsoft desenvolveram o ADeLe, método de avaliação de IA que explica em que os modelos de IA se destacam e onde provavelmente vão falhar ao realizar tarefas desconhecidas.
O assistente Gemini do Google será levado para veículos que suportam o Android Auto nos próximos meses e depois para carros com Google integrado. Além disso, substituirá o Google Assistente no Wear OS, Android Auto, Google TV e XR.
Alibaba liberou seu modelo Qwen3 nos formatos GGUF, AWQ e GPTQ para facilitar a implantação local.
Agora é possível exportar os relatórios de pesquisa aprofundada da OpenAI como PDFs, com tabelas formatadas, imagens e citações e fones vinculadas.
Um novo recurso do TikTok chamado AI Alive transforma fotos em vídeos curtos diretamente no Stories. Está disponível apenas na Story Camera. 📷🎥🎬
AI_VENTURES
MEDICINA
HealthBench testa potencial da IA para atendimento de saúde
Com a contribuição de 262 médicos em 60 países, a OpenAI desenvolveu o sistema de benchmarking de código aberto HealthBench para avaliar o desempenho dos modelos de IA em cenários realistas, com base no que os especialistas da área de saúde consideram como mais importante.
O HealthBench reúne 5.000 conversas que simulam interações entre modelos de IA e usuários leigos ou médicos. Não são simples testes do estilo exame, mas diálogos que refletem a complexidade das interações reais com os pacientes, como atendimento de emergência até tratamento de condições crônicas.
Os modelos de IA são avaliados em uma lista de 48.562 critérios em 26 especialidades médicas, desde cirurgia neurológica até oftalmologia. Cada resposta é pontuada pelo GPT-4.1 da OpenAI, com pesos que refletem a importância clínica, garantindo que os modelos sejam julgados não apenas pela fluência, mas pela capacidade de fornecer recomendações confiáveis e que ajudam a salvar vidas.

Crédito: OpenAI
A OpenAI afirma que seu modelo o3 supera os concorrentes e até mesmo médicos e que, nos últimos meses, os modelos mais avançados da OpenAI subiram o equivalente a 28% no ranking do HealthBench.
AI_GOVERNANCE & ETHICS
📜 Moratória para regulamentação da IA
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos está considerando uma proposta de “moratória de 10 anos” para regulamentação de IA. O projeto de lei quer impedir que estados e autoridades locais imponham restrições a modelos de IA e sistemas de decisão automatizados. Isso tornaria o governo federal o único regulador para IA no país. A proposta foi apresentada pelo partido Republicano, argumentando que a abordagem federal unificada é necessária para evitar uma colcha de retalhos de regras que dificulte a inovação.
🛡️Novo modelo sob testes de segurança
A Anthropic está conduzindo testes internos de segurança para um novo modelo de IA, codinome Claude Neptune. Os trabalhos, que estão sendo realizados no Workbench da Anthropic, devem seguir até 18 de maio e buscam garantir que o o sistema de segurança do Neptune, chamado classificador constitucional, funcione bem. Ainda não se sabe se, quando lançado, o Neptune estabelecerá um novo patamar para a família Claude ou apenas uma versão refinada do Claude Sonnet ou Opus.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
Hospital universitário Pesquisadores da Universidade de Tsinghua, na China, criaram um ambiente virtual, o Agent Hospital, que replica processos hospitalares, como triagem, diagnóstico e tratamento, para treinar agentes de IA. Pacientes, enfermeiros e médicos são representados por agentes autônomos alimentados por LLMs que simulam um processo de ciclo fechado abrangendo os estágios pré-hospitalar, intra-hospitalar e pós-hospitalar. Após diagnosticar quase 10.000 pacientes virtuais - esforço que levaria cerca dois anos apenas com médicos humanos -, o médico virtual alcançou precisão de 93% em casos de doença respiratória. 🏥
🌍 IA Global
🇸🇦 IA em árabe O príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman lançou a HUMAIN, empresa de propriedade de um fundo de investimento público, para operar e investir em toda a cadeia de valor da Inteligência Artificial. A HUMAIN fornecerá um conjunto abrangente de serviços, produtos e ferramentas de IA e implantará data centers e infraestruturas de nuvem, além da desenvolver modelos e soluções avançados de IA. Um dos focos principais será a oferta de LLMs multimodais em árabe. O objetivo é posicionar a Arábia Saudita como líder global em IA.
🇨🇭 Regulamentação específica A Suíça decidiu não introduzir regras específicas para deepfakes geradas por IA. Um representante do Partido Verde havia feito uma proposta de regulamentação exigindo a rotulagem obrigatória de conteúdo falso que envolve a manipulação de voz e imagens. A votação foi de 111 a 70 contra a proposta. O argumento do governo suíço contra moção foi de que leis criminais e civis existentes já cobrem deepfakes e que uma regulamentação mais ampla para IA está em desenvolvimento.
🔢 IA em números
![]() |
|
AI_TOOLKIT
🛠 Ferramentas
Content Alchemist AI usa um agente de IA para WhatsApp que ajuda a agilizar a criação de conteúdo em diversos formatos.
Mindsmith fornece uma ferramenta de e-learning orientada por IA que simplifica o desenvolvimento de conteúdo educacional.
LLMrefs aumenta a visibilidade da marca nas pesquisas feitas com IA.
📚 Mais recursos
Relatório baseado em milhões de interações na plataforma Poe agregadora de chatbots, para o segundo trimestre de 2025, traz um panorama sobre as tendências dos modelos LLM, de imagem, vídeo e áudio, e de raciocínio. Veja as principais conclusões aqui.
XFactor Ventures e Flybridge destacam as mulheres que estão impulsionando a inovação em IA na lista 100 Women in AI.
AI_FLASH_NEWS
Avanços nos modelos de raciocínio, aqueles que podem realizar tarefas complexas, como resolução de problemas matemáticos e geração de código, devem desacelerar dentro de um ano,
Google DeepMind vai apoiar startups por meio do AI Futures Fund, com acesso antecipado a modelos de IA, colaboração com especialistas, créditos para a Google Cloud e investimentos direto em alguns casos.
O projeto Stargate da OpenAI, para desenvolver a infraestrutura de IA nos EUA e internacionalmente, está enfrentando dificuldades para decolar devido à incerteza econômica relacionada à guerra tarifária.
O governo Trump rescindiu uma regra da era Biden que passaria a impor rigorosos controles de exportação para chips avançados de IA a partir de 15 de maio e dividiria o mundo em três níveis para restrições. O plano é substituí-la por uma abordagem simples com base em acordos bilaterais.
Alphabet atualizou o logotipo colorido “G” depois de uma década. Isso ocorre no momento em que a empresa busca alinhar melhor seus negócios, especialmente os de busca on-line, com sua unidade Gemini.
Anthropic, conhecida pelo chatbot Claude AI, proibiu o uso de IA para quem deseja se candidatar a maioria de suas vagas de emprego. 🚫👔✨
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊
