• IA Express
  • Posts
  • Apple escolhe Google Gemini para nova geração da Siri

Apple escolhe Google Gemini para nova geração da Siri

Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você vai testemunhar o impensável: Apple e Google, rivais de décadas, selam um pacto bilionário para ressuscitar a Siri – e o segredo do renascimento se chama Gemini. 🍎🇬

Porém isso não é tudo na IA Express de hoje:
- Microsoft Copilot ganhou dois recursos de e-commerce
- Assistentes de codificação podem estar se degradando
- Chinesa Vbot apresenta cão de companhia guiado por IA
- OpenAI está desenvolvendo ChatGPT Jobs como coaching de carreira

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

AI_NEWS_CIRCUIT

NEGÓCIOS

Apple escolhe Google Gemini para nova geração da Siri

A Apple vai integrar o modelo Gemini, do Google, à próxima geração da assistente Siri. O acordo plurianual entre as duas gigantes tecnológicas - históricas rivais no setor - é avaliado em cerca US$ 1 bilhão pagos anualmente. A expectativa é que a versão atualizada da Siri seja lançada ainda este ano.

“Após uma avaliação criteriosa, determinamos que a tecnologia do Google oferece a base ideal para os Apple Foundation Models. Estamos entusiasmados com as novas experiências que essa parceria proporcionará aos nossos usuários”, afirmou a Apple em comunicado oficial.

O acordo representa uma mudança estratégica da Apple, que havia prometido uma Siri turbinada por IA durante sua conferência mundial de desenvolvedores (WWDC) de 2024. No entanto, sucessivos atrasos levantaram dúvidas sobre a competitividade da empresa no cenário de IA Generativa.

Atualmente, a Apple utiliza o ChatGPT para processar consultas mais detalhadas Siri. A integração do Gemini, contudo, sinaliza um alinhamento mais aprofundado com o ecossistema do Google, visando acelerar a entrada da Apple no acirrado mercado de assistentes inteligentes de elite.

Para o Google, o contrato serve como uma validação de peso para o modelo Gemini e, é claro, garante um fluxo de receita recorrente e expressivo.

AI_TRENDS

  • Gmail entra na era Gemini com AI Overviews para resumir e-mails e responder perguntas; Help Me Write para redigir mensagens junto com respostas sugeridas e ferramentas de revisão; e AI Inbox para filtrar o conteúdo.

  • Microsoft Copilot ganhou dois recursos de e-commerce: Copilot Checkout para realizar comprar diretamente no chat e Brand Agents que instala assistentes de vendas em sites em apenas algumas horas, mantendo a “cara” da marca.

  • OpenAI lançou ChatGPT Health, seção dedicada para responder questões de saúde (por enquanto, para um grupo restrito de usuários).

  • Anthropic liberou a versão Claude Code v2.1.0, ambiente de vibe coding com mais de 1.000 commits.

  • Elon Musk postou que Grok Code receberá uma “grande atualização” em fevereiro e será capaz de realizar muitas tarefas complexas de uma só vez.

  • Nenotron Speech ASR é um novo modelo da NVIDIA para reconhecimento de fala, otimizado para agentes de IA de baixa latência que operam em tempo real.

  • Hugging Face agora permite conversar com papers usando um assistente embutido que responde perguntas e faz resumos.

  • DeepSeek está ganhando espaço em países em desenvolvimento ao oferecer modelos de IA gratuitos. A startup chinesa domina em mercados como China (89%), Bielorrússia (56%), Cuba (49%) e Rússia (43%). 🐋🗺️🔝

AI_GOVERNANCE & ETHICS

👨🏻‍💻Aceitando má qualidade

Após dois anos de melhorias constantes, os assistentes de codificação guiados por IA parecem ter atingido um platô de qualidade e podem até estar se degradando. O culpado? Dados de treinamento envenenados pela nossa própria aceitação de código ruim. A mudança mais preocupante não são erros óbvios de sintaxe, mas sim "falhas silenciosas" - quando o código é executado com sucesso, mas produz resultados sutilmente errados. A causa parece ser aprendizagem por reforço a partir do comportamento do usuário. Quando desenvolvedores inexperientes aceitam código com falhas, mas executável, os modelos aprendem que "código que roda" equivale a "bom código" - mesmo que seja fundamentalmente errado. O resultado é um ciclo de feedback no qual assistentes de IA otimizam a aceitação de curto prazo em vez da correção de longo prazo.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Novo melhor amigo do homem A chinesa Vbot aproveitou a CES 2026 para apresentar seu SuperDog, robô-cão que nasceu com um propósito claro: ser a companhia perfeita. Com um design arredondado, o SuperDog utiliza sensores LiDAR para circular com total segurança em ambientes compartilhados com pessoas. O destaque, porém, está na sua capacidade de interpretar o ambiente e agir por conta própria sem precisar de comandos a todo instante. Equipado com uma bateria de 594Wh que garante cinco horas de uso contínuo, o SuperDog não se limita à sala de estar e encara bem ambientes externos e pode ser personalizado com acessórios funcionais, como cestas de compras e câmeras extras. O lançamento está previsto para o segundo trimestre de 2026 na América do Norte, Europa e Oriente Médio. O preço sugerido é de US$ 4.000, um valor considerável, mas, como dizem, esse deve ser um "pet" com pedigree tecnológico. 🐶📜

🌍 IA Global

🇺🇸 IA quase médica Utah se tornou o primeiro estado norte-americano a permitir que sistemas de IA renovem receitas de rotina de forma autônoma, sem a necessidade do aval de um médico. O programa-piloto, uma parceria entre o Escritório de Políticas de Inteligência Artificial do estado e a startup Doctronic, tem como alvo pacientes com doenças crônicas que dependem de tratamento contínuo. Como funciona: residentes elegíveis acessam uma página Web que verifica sua localização e analisa se histórico de prescrições. Em seguida, faz perguntas clínicas específicas, assim como um médico faria, para avaliar se a renovação é apropriada. Se aprovada, a receita é enviada diretamente para a farmácia do paciente.

📢 IA em uma frase

“Alguns podem se sentir animados, pensando que vamos superar os Estados Unidos. No entanto, a verdade é que a distância em relação a eles pode estar aumentando.”

A frase é de Tang Jie, fundador da Z.ai, startup chinesa que abriu seu capital na Bolsa de Valores de Hong Kong no início do ano. Ao lado de outros líderes, Tang aponta que a escassez de recursos computacionais e restrições na exportação de chips estão ampliando o abismo tecnológico. Nesse cenário, a estimativa é que empresas chinesas tenham menos de 20% de chance de superar as gigantes norte-americanas, OpenAI e Google,

 AI_TOOLKIT

🛠️Ferramentas

  • Replay reconstrói interfaces Web a partir de vídeos de demonstrações ou gravações de tela para capturar layouts e interações.

  • Observe monitora sistemas de software para encontrar bugs e problemas de desempenho usando IA.

  • CoreWise resume e extrai insights de qualquer vídeo usando três modelos de IA (Claude, Gemini e ChatGPT).

📚 Miscelânea

 AI_FLASH_NEWS

  • OpenAI está desenvolvendo ChatGPT Jobs, novo agente de IA integrado ao ChatGPT que servirá como assistente de carreira para candidatos a empregos.

  • Jensen Huang, CEO da NVIDIA. se referiu a robôs como "imigrantes de IA" na CES 2026, argumentando que poderiam ajudar a lidar com escassez de mão de obra e tarefas de manufatura indesejáveis.

  • Meta assinou acordos com três empresas de energia nuclear – Vistra, Oklo e TerraPower – para garantir mais de 6 gigawatts para seus data centers de IA.

  • OpenAI incorporou a equipe (acqui-hire) da Convogo, startup por trás da plataforma de coaching movida por IA.

  • Ford planeja levar assistentes de IA personalizados para seus automóveis já início de 2026 usando aplicativos de smartphone.

  • X restringiu a geração de imagens do Grok na plataforma a planos pagos após críticas pela disseminação de conteúdo sexual, inclusive de menores.

  • NVIDIA está exigindo que clientes chineses paguem 100% adiantado por chips de IA H200 em termos não reembolsáveis para se proteger de possíveis proibições regulatórias. 💸🏿🐉

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊