- IA Express
- Posts
- Arma secreta do GPT-5: saber quando responder e quando refletir
Arma secreta do GPT-5: saber quando responder e quando refletir
Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. A edição de hoje apresenta o tão esperado GPT-5, novo modelo da OpenAI que decide quando ser rápido e quando refletir profundamente. Você também conhecerá uma ferramenta de segurança inovadora da Microsoft que usa IA para caçar malware com engenharia reversa. 👾🛠️🔁
Porém isso não é tudo na IA Express de hoje:
- Truth Social, de Donald Trump, se associa ao Perplexity
- Elon Musk descreveu como deverá ser o futuro da publicidade no X
- Google defende uso da IA no Search
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
MODELOS DE IA
Arma secreta do GPT-5: saber quando responder e quando refletir
A OpenAI lançou oficialmente o tão esperado GPT-5, anunciando-o como seu modelo mais inteligente e capaz até hoje. Ao contrário de seus antecessores, o GPT-5 é um sistema unificado projetado para simplificar a experiência do usuário e fornecer resultados mais confiáveis em uma ampla gama de tarefas.
O que faz o GPT-5 diferente? Em vez de os usuários alternarem manualmente entre diferentes versões, um roteador embutido decide inteligentemente se deve usar um modelo rápido e de propósito geral para consultas rotineiras ou um modelo mais poderoso de raciocínio complexo.

É para desenvolvedores? Sim, o GPT-5 brilha quando se trata de codificação - segundo a OpenAI, esse é seu modelo mais sólido nesse quesito até agora -, particularmente na geração de front-ends complexos e depuração de bases de código, tudo a partir de uma única instrução.
Além de codificação, o GPT-5 pode ser visto como um “colega inteligente e atencioso” que nos ajudará a redigir melhor, fazer pesquisas, analisar e resolver problemas. Precisa de uma análise de mercado detalhada ou um relatório bem estruturado? O GPT-5 lhe ajudará a produzir conteúdo com o mínimo de instruções. E ainda fará perguntas de acompanhamento para manter o trabalho no caminho certo, reproduzindo o tipo de apoio que esperaria de um companheiro fiel.
Tem dupla personalidade? Não, o GPT-5 agora tem, não duas, mas quatro novas personalidades de bate-papo: Cínica, Robótica, Ouvinte e Nerd. Essas personas, apenas para chat de texto acessíveis via configurações do ChatGPT, adicionam diferentes características às interações, por exemplo, as de um cético ou as de um estudioso.
É para todos? O GPT-5 agora é o modelo padrão do ChatGPT para todos os usuários, aplicando perfeitamente o raciocínio a consultas complexas. Precisa de uma versão superdotada? Usuários de planos pagos podem selecionar o modelo GPT-5 Thinking ou cutucá-lo com um prompt como “pense mais sobre isso” para receber uma análise ainda mais aprofundada. Para desenvolvedores, o GPT-5 está disponível via API, em três portes diferentes - gpt-5, gpt-5-mini e gpt-5-nano - que equilibram desempenho, custo e latência.
É para empresas? É preciso ter cautela, pois em menos de 24 horas depois do lançamento do GPT-5, especialistas já expuseram vulnerabilidades na gestão de contextos e aplicação de mecanismos de proteção.
Em comparação com o GPT-4o, apontaram o GPT-5 como considerado menos robusto, particularmente em cenários em que segurança é um fator crítico, como é o caso de ambientes empresariais. Quer saber mais detalhes técnicos do que a própria OpenAI fala do seu mais novo filhote, inclusive comparativos de desempenho de segurança com versões anteriores, clique aqui.
AI_TRENDS
Kitten TTS é um modelo de código aberto do tipo text-to-speech que sintetiza voz de alta qualidade e é indicado para implantação em pequemos dispositivos.
Bifrost é um gateway LLM de alto desempenho que conecta mais de mil modelos através de uma única interface API.
Open SWE da LangChain é um agente de codificação assíncrono de código aberto que funciona como um engenheiro de software integrado ao GitHub.
Estrutura CLIO da Microsoft Research capacita LLMs a desenvolver raciocínio autoadaptativo para tarefas científicas.
MidJourney lança modo de vídeo HD para assinantes Pro e Mega, com quatro vezes mais pixels, mas também mais caro.
Anthropic adicionou um comando de revisão de código ao Claude Code para fazer verificação automatizada de vulnerabilidades no terminal.
ManusAI atualizou a capacidade de gerar planilhas complexas a partir de prompts, reduzindo a necessidade de entrada manual e ajustes.
Truth Social, plataforma criada por Donald Trump como alternativa ao X, ganhou um recurso de pesquisa por IA, o Truth Search AI, alimentado pelo Perplexity.
Estudantes do Brasil e de outros países podem ter uma assinatura gratuita anual do plano Google AI Pro como parte do programa Aprendizado Guiado, com acesso ao Gemini 2.5 Pro, NotebookLM, Veo 3 e Deep Research. 📚🆓
AI_VENTURES
CIBERSEGURANÇA
Microsoft apresenta caçador de malware guiado por IA
A Microsoft Research, por meio do Projeto Ire, desenvolveu um agente de IA autônomo capaz de fazer engenharia reversa para classificar software como maligno ou benigno, sem intervenção humana, automatizando o que é considerado o padrão-ouro na análise de malware.
As ferramentas tradicionais de cibersegurança dependem da identificação de assinaturas ou padrões conhecidos presentes no código do malware. No entanto, atacantes sofisticados estão constantemente desenvolvendo novas maneiras de fugir dessas defesas.
Como funciona? O Projeto Ire enfrenta esse desafio com um agente de IA autônomo que usa engenharia reversa para realizar análises aprofundadas em vários níveis, desde o código binário de baixo nível até interpretação de alto nível do comportamento do código.
E os resultados? Em um teste usando drivers do Windows acessíveis ao público - alguns sabidamente mal-intencionados, outros benignos -, o agente identificou corretamente 90% dos arquivos, com uma taxa de falsos positivos de apenas 2%.
Próximos passos A Microsoft planeja usar o protótipo do Projeto Ire em sua organização Defender como analisador binário para classificação de software e detecção de ameaças.
O objetivo é incrementar a velocidade e a precisão do agente para que possa classificar corretamente arquivos de qualquer fonte e eventualmente detectar novos tipos de malware diretamente na memória em grande escala.
AI_GOVERNANCE & ETHICS
📅 Inimigo de olho na agenda
Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, da Technion e da SafeBreach demonstraram como instruções mal-intencionadas em convites do Google Agenda são capazes de controlar o Gemini na web, no aplicativo para dispositivos portáteis ou no assistente de voz do Android. Chamada Targeted Promptware, a técnica pode ser usada para incorporar prompts mal-intencionados em um convite simples do Google Agenda. Por exemplo, quando se pede ao Gemini para resumir a agenda, o prompt é processado, permitindo que o invasor sequestre o contexto do aplicativo e explore as permissões dos agentes integrados. Os pesquisadores relataram que esse tipo de ataque pode levar a diversas atividades indesejadas, como geolocalização da vítima, abertura de transmissões via Zoom, controle remoto de dispositivos domésticos inteligentes e vazamento de dados confidenciais.
📝 Conteúdo de baixa qualidade não é bem-vindo
Em uma iniciativa para combater a enxurrada de conteúdo de baixa qualidade gerada pela IA, editores da Wikipedia adotaram uma nova política de “exclusão rápida”. Até então, a eliminação de um artigo exigia debates de até uma semana envolvendo toda a comunidade. Com a capacidade da IA de produzir conteúdo em uma escala sem precedentes, esse processo se mostrou muito lento. Agora, um único administrador pode remover rapidamente um artigo se mostrar sinais claros de ter sido gerado por IA com conteúdo duvidoso. Os editores reconhecem que não é uma solução perfeita, mas serve como declaração formal da comunidade da Wikipédia de que conteúdo gerado por IA e não revisado não é bem-vindo.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
Publicidade no X Elon Musk descreveu como deverá ser o futuro da publicidade no X - o Grok automatizará praticamente todos os aspectos da publicidade na plataforma, substituindo o responsável pela compra de espaço publicitário, o estrategista e o gerente de contas e combinando de forma inteligente os anúncios com os usuários sem qualquer intervenção manual dos anunciantes. A função do Grok se concentrará inicialmente na avaliação do conteúdo para segurança das marcas, nas recomendações de produtos com base no comportamento dos usuários e na gestão de anúncios. 👥💬📣
IA especializada em bioacústica Você já se perguntou como seria o som produzido por um recife de corais ou uma ninhada de algum mamífero? Pois pesquisadores do Google Deepmind já pensaram nisso e lançaram uma versão atualizada do modelo Perch, projetado para ajudar os analisar milhões de horas de áudio e responder, por exemplo, “quantos bebês de uma espécie estão nascendo? ou “‘quantos animais estão presentes em uma área?”. Tudo muito mais rápido e com mais precisão. Reconhecendo a importância e o potencial do modelo, o Google DeepMind abriu o código da nova versão do Perch no Kaggle. 🌍💚🪸
🌍 IA Global
🇺🇸 Parceria tecnológica O governador Gavin Newsom da Califórnia (EUA) firmou parcerias com Google, Adobe, IBM e Microsoft para preparar a força de trabalho e alunos do ensino estadual para carreiras relacionadas à IA. Os acordos, que não custarão nada para o estado, pretendem treinar mais de dois milhões de estudantes do ensino médio, faculdades e universidades da Califórnia e também vão incluir estágios. Cada empresa terá programas específicos: Adobe fornecerá ferramentas de IA; Google vai oferecer treinamento; IBM se concentrará em credenciais e laboratórios regionais; e a Microsoft apoiará a preparação de profissionais.
🇺🇸 Serviços mais inteligentes - e mais baratos A OpenAI vai liberar o ChatGPT Enterprise para toda a força de trabalho do poder executivo federal dos Estados Unidos por uma taxa nominal de US$ 1 por agência por um ano. A iniciativa visa aumentar a eficiência do governo, reduzindo o tempo gasto em tarefas rotineiras. E parece que a Anthropic não quer ficar atrás e deve fazer uma oferta parecida ao governo federal, com preços variando por agência.
🔢 IA em números
|
AI_TOOLKIT
🛠️Ferramentas
BrowsingBee é uma plataforma guiada por IA para automatizar testes de sites.
Klap cria conteúdo para TikTok, Reels e Shorts a partir de vídeos longos com apenas um clique.
Singify remove os vocais de qualquer música.
📚 Miscelânea
A OpenAI liberou um guia para ajudar a aprender como usar o novo GPT-5, com melhores práticas, recursos e orientação de migração.
Em um post recente em seu blog, Thomas Dohmke, CEO do GitHub, explora o papel transformador da IA no desenvolvimento de software, mudando a narrativa do medo da substituição para uma visão de colaboração e inovação. O artigo destaca como a IA está remodelando o papel do desenvolvedor, abrindo portas para torná-lo mais intuitivo e criativo.
AI_FLASH_NEWS
Microsoft vai integrar o novo GPT-5 da OpenAI em vários de seus produtos, entre eles Microsoft 365 Copilot, GitHub Copilot e Azure AI Foundry.
Elon Musk zombou do desempenho do GPT-5, dizendo que o “Grok 4 Heavy já era mais inteligente duas semanas atrás e ainda avisou Satya Nadella, CEO da Microsoft, de que a “OpenAI vai devorar a Microsoft viva”.
Nadella respondeu com otimismo, enfatizando a inovação e a concorrência, acolhendo o Grok 4 no Azure e expressando entusiasmo com o Grok 5.
Cursor, editor de código guiado por IA. também já adotou o GPT-5, com créditos gratuitos para usuários pagantes durante a semana do lançamento.
Meta adquiriu WaveForms, startup que usa IA para interpretar e reproduzir emoções em áudio.
Universal Pictures adicionou aos créditos finais de seus filmes avisos de que o conteúdo "não pode ser usado para treinar IA".
Sam Altman, CEO da OpenAI, deu bônus com valores variados a um terço da força de trabalho, citando o movimento em busca de talentos de IA.
Donald Trump anunciou uma tarifa de 100% sobre semicondutores importados para incentivar a produção doméstica.
Elizabeth Reid, do Google, afirma que o uso da IA no Search está gerando mais consultas e cliques de melhor qualidade, contrapondo-se àqueles que defendem que a IA está reduzindo o tráfego na Web. 🔎🌐⬆️⬇️
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.
