• IA Express
  • Posts
  • Chain of Draft (CoD) pode mudar o modo como LLMs pensam

Chain of Draft (CoD) pode mudar o modo como LLMs pensam

Bem-vindos, humanos: Seu download diário com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, saiba como a técnica Chain of Draft (CoD) está cortando o blá-blá-blá e acelerando o raciocínio dos LLMs. Enquanto isso, chatbots patrocinados por anúncios levantam a questão: quando a IA conversa com você, quem realmente está pagando pela conversa? 💰

Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- IA ajuda no alívio preciso da dor
- Modelos de IA são de "código aberto”, pero no mucho
- IA está prevendo quais áreas dos vinhedos produzirão as melhores uvas
- Primeiro artigo científico gerado totalmente por IA passar pelo crivo de pares

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

 AI_NEWS_CIRCUIT

RACIOCÍNIO CONCISO

Chain of Draft (CoD) pode mudar o modo como LLMs pensam

Uma nova estratégia chamada Chain of Draft (CoD) proposta pela Zoom Communications quer tornar os modelos de IA menos verborrágicos, fazendo-os pensar mas rápido ao escrever menos.

Como? Ao contrário da técnica de cadeias de raciocínio (CoT) que enfatiza o raciocínio detalhado passo a passo, a abordagem CoD se inspirou nos processos cognitivos humanos para elaborar pensamentos intermediários concisos que capturam apenas as informações essenciais.

Ao reduzir a verbosidade, o CoD ajuda a reduzir custo computacional e latência.

Os números não mentem: Os pesquisadores testaram o CoD em três domínios (raciocínio aritmético, raciocínio de senso comum e raciocínio simbólico) usando GPT-4o e Claude 3.5 Sonnet. Veja os números mais expressivos.

  • Raciocínio aritmético: O CoT ultrapassou 95% de precisão, porém às custas de cerca de 200 tokens por resposta. Em comparação, o CoD atingiu precisão de 91% usando aproximadamente 40 tokens por resposta.

  • Raciocínio de senso comum (esportes): O CoD gera menos tokens. Também supera CoT em precisão em alguns casos. Especialmente na tarefa de compreensão esportiva, o CoT usou 189,4 tokens em comparação a 14,3 tokens do CoD (redução de 92,4%).

  • Raciocínio simbólico: As duas técnicas atingiram 100% de precisão, mas o CoD apresentou redução significativa no uso de tokens em comparação com CoT.

O CoD não é perfeito. Em modelos menores (com menos de 3 bilhões de parâmetros), o CoD fica para trás, o que sugere que vai melhor com grandes LLMs e prompts guiados. Os pesquisadores dizem que ainda é preciso fazer ajustes finos com dados no estilo CoD. Combos futuros com decodificação paralela ou raciocínio adaptativo podem levar o CoD ainda mais longe.

Por que isso importa? Os rascunhos enxutos do CoD cortam custos e aceleram as respostas sem simplificar o raciocínio. Não é apenas um ajuste, é uma reformulação de como os LLMs podem trabalhar de forma mais inteligente e também mais simples. Quer mais detalhes? Veja o paper do estudo aqui.

IA PATROCINADA

Chatbots de IA: o futuro é “anunciado”?

A ideia de chatbots com anúncios está se tornando realidade. A Meta, por exemplo, já explora a possibilidade de incluir publicidade paga nos resultados de pesquisa do seu assistente de IA, segundo matéria recente do Financial Times.

No entanto, não está sozinha. Outras big players estão flertando com chatbots patrocinados como forma de financiar suas operações, com altos custos de execução dos grandes modelos de linguagem (LLMs).

Como experimento, perguntei ao próprio Grok3 da xAI se isso já está ocorrendo com ele. A resposta: Sim, é verdade, respondeu o chatbot. A xAI tem experimentado "respostas patrocinadas" com uma implementação gradual. Desde fevereiro de 2025, o modelo de IA tem inserido conteúdo patrocinados onde faz sentido.

Por exemplo, imagine perguntar ao Grok: "Qual é a melhor maneira de observar as estrelas?" E, no final da resposta, encontrará um trecho iniciado sutilmente por "Patrocinado".

Perigo à vista: É muito provável que os usuários não gostem da ideia de anúncios, mas isso não é novidade. Basta lembrar o que aconteceu com o Google Search e seus links patrocinados há alguns anos.

Ainda assim, há riscos ocultos com essa nova onda de anúncios à vista. O próprio Grok explica que as respostas patrocinadas podem ser sutis o suficiente a ponto de se misturarem com as regulares, sem que o usuário as perceba como anúncios.

Além disso, postagens também sugerem que a recente integração do Grok com a plataforma X pode ser uma mina de outro para anunciantes atraídos por dados gerados em tempo real e interações com usuários.

E onde fica nossa privacidade nesse contexto? Será que a busca por dados pessoais e a eventual violação da privacidade serão ainda maiores e mais sutis do que na época do Google Search? Vale a pena nos leva a questionar. ❓

 AI_TRENDS

  • Nos próximos meses, o Google vai migrar dispositivos móveis com o Google Assistant para o Gemini. Até o final deste ano, a versão clássica do assistente não estará mais acessível na maioria dos equipamentos portáteis nem disponível nas lojas de aplicativos. Além disso, a atualização vai atingir carros e dispositivos conectados a smartphones, como fones de ouvido e relógios.

  • Segundo a edição mais recente do ranking das 50 principais aplicações de IA para consumidores da Andreessen Horowitz (a16z), as ferramentas para geração de vídeo são uma nova área de crescimento, com Hailuo, Kling AI e Sora entrando no top 50.

  • Ferramentas de IA para desenvolvedores e "vibecoders" (que geram código a partir de ideias em linguagem natural) estão experimentando um rápido crescimento, com Cursor e Bolt ganhando força, segundo o ranking.

AI_VENTURES

MEDICINA DE PRECISÃO

IA ajuda no alívio preciso da dor

O Exército dos Estados Unidos se uniu a pesquisadores do MIT Lincoln Laboratory para desenvolver uma ferramenta de IA que auxilie na administração de anestésicos nos campos de batalha. O objetivo? Garantir que os soldados possam ter a dor de controlada de forma eficaz e rápida.

Como funciona? O dispositivo usa IA para reconhecer e mapear os feixes de nervos regionais no corpo dos pacientes. Com isso, até mesmo alguém sem treinamento médico pode aplicar o anestésico com precisão.

A ferramenta de IA também fornece feedback e orientação em tempo real, garantindo que a administração do medicamento para controle da dor seja certeira.

Crédito: MIT Lincoln Laboratory

Por que isso importa? Em ambientes militares, lesões podem ocorrer nos ambientes mais imprevisíveis. Os métodos tradicionais de controle da dor geralmente exigem treinamento e equipamentos especializados, nem sempre disponíveis em campo. Ao equipar os soldados com essa ferramenta de IA, o exército está capacitando seu pessoal para agir com rapidez e confiança em situações críticas.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

👨🏻‍💻 Aberto, pero no mucho

Muitos modelos de IA de "código aberto”, como Gemma 3 do Google e Llama 3 da Meta, utilizam licenças personalizadas com restrições que dificultam a adoção por empresas devido a incertezas legais, segundo a Open Source Initiative. Essas licenças geralmente limitam o uso do modelo e até impõem limites para uso remoto. Especialistas argumentam que essas licenças não se qualificam como verdadeiramente “abertas" e que uma mudança para modelos genuinamente de código aberto promoveria um ecossistema colaborativo e judicialmente sólido.

👁️ Vigilância do governo chinês

A China está de olho na startup DeepSeek depois que o modelo R1 ganhou destaque. O governo impôs restrições mais rígidas, entre elas limitações de viagem para alguns funcionários e triagem de possíveis investidores. Segundo a TechCrunch, a High-Flyer, controladora da DeepSeek, está supostamente retendo passaportes de funcionários para controlar viagens. Essas medidas seguem relatos sobre o governo chinês aconselhando pesquisadores de IA a evitar viagens aos EUA por conta de preocupações com segredos comerciais.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Piscar de olhos A introdução da IA ​​na técnica cirúrgica LASIK para correção da visão já permite realizar o procedimento em apenas 10 segundos. No entanto, a IA atua mesmo antes do paciente entrar na sala de cirurgia, gerando imagens virtuais dos olhos para que os cirurgiões possam avaliar as condições em detalhes e planejar a cirurgia com precisão milimétrica. 😷

  • Um brinde à IA Vinicultores adotaram recursos de IA para monitorar plantações com precisão e a prever quais áreas dos vinhedos produzirão as melhores uvas. Com isso, reduziram custos de mão de obra e minimizaram desperdícios. Como se não bastasse, tratores inteligentes podem transitar pelo vinhedo de forma autônoma, plantando, regando e colhendo com precisão.🍷

🌍 Global_AI

🇯🇵 Primeiro artigo a gente nunca esquece O sistema AI Scientist-v2 da startup japonesa Sakana AI gerou com sucesso o primeiro artigo científico a passar pela revisão de pares em um workshop na International Conference on Learning Representations (ICLR). O artigo foi criado inteiramente por IA, da hipótese ao envio do manuscrito, sem intervenção humana. Como o AI Scientist se baseia em modelos de linguagem, seu avanço está diretamente ligado ao desempenho dos LLMs, destacam os pesquisadores.

🇪🇺 UE ganha fábricas de IA Áustria, Bulgária, França, Alemanha, Polônia e Eslovênia vão sediar novas fábricas de IA, apoiadas por investimentos nacionais e da União Europeia, que combinados, chegam ao valor de € 485 milhões. As fábricas darão acesso privilegiado a startups, pequenas e médias empresas de IA .

🇨🇳 Regulamentação de IA A China vai exigir rótulos para conteúdo gerado por IA a partir de 1º de setembro para, segundo autoridades, combater a desinformação e elevar os níveis de transparência online. A regra vale para texto, imagens, áudio e vídeo gerados por IA.

🔢 IA em números


A demanda por talentos em IA cresceu em Hong Kong, com mais
2 mil vagas de emprego abertas.

🛠 Ferramentas

  • Wondercraft gera áudio realista, como anúncios e podcasts.

  • ZenCall é um agente de IA para gerenciar chamadas telefônicas usando ChatGPT.

  • Illustration.app cria ilustrações vetoriais ​​em poucos cliques.

📚 Mais recursos

  • Testes de oito ferramentas de busca em tempo real baseada em IA Generativa avalia a capacidade de citar notícias com precisão.

  • Sugestão de leitura: The Master Algorithm: How the Quest for the Ultimate Learning Machine Will Remake Our World aborda cinco escolas de machine learning e tenta encontrar um “algoritmo mestre” que poderia potencialmente aprender qualquer coisa.

 AI_FLASH_NEWS

  • OpenAI e Google enviaram propostas ao governo dos Estados Unidos, defendendo a possibilidade de treinar modelos de IA com material protegido por direitos autorais sem precisar da permissão. O argumento é que regulamentações excessivas possam atrapalhar a inovação no país.

  • A Baidu lançou dois de IA, Ernie 4.5 e Ernie X1, brigando com preços agressivos que superam concorrentes como GPT-4.5 da OpenAI e R1 da DeepSeek.

  • A MIT Technology Review testou o Manus, novo agente chinês de uso geral e autônomo, e revelou que é altamente capaz, adaptável e claro no raciocínio, mas às vezes falho. Ainda assim custa bem menos do que os concorrentes.

  • A Microsoft lançou um recurso no Windows 11 que permite gerar resumos de textos longos diretamente no Bloco de Notas (Notepad).

  • Robby Walker, diretor que supervisiona a Siri, descreveu os atrasos nos principais recursos de IA como "embaraçosos".

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊