- IA Express
- Posts
- ChatGPT: de chatbot à agente de IA
ChatGPT: de chatbot à agente de IA
Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você saberá que, mais do que apenas falar, o ChatPGT agora se transformou em um agente proativo para realizar tarefas mais difíceis. Conhecerá também o Asimov, o engenheiro de software que toda equipe sonha ter. ֎💬👨🏻💻
Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Novo benchmarking analisa o desempenho de agentes de IA em cinco setores
- Netflix confirma usou da AI pela primeira vez em conteúdo original
- Agente autônomo da OpenAI é vice-campeão em torneio de programação
- SoftBank planeja desenvolver um bilhão de agentes de IA
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
ChatGPT: de chatbot à agente de IA
O mais conhecido chatbot, muitas vezes usado exageradamente como sinônimo de Inteligência Artificial, foi revigorado para se tornar um agente de IA realizador de tarefas. O novo agente ChatGPT da OpenAI agora é um assistente de IA mais poderoso, mais inteligente e proativo, pronto para enfrentar trabalhos mais difíceis.
Como funciona? O agente ChatGPT vai além de responder apenas prompts para pensar e agir. É uma evolução que combina os melhores avanços da OpenAI com a fluência em conversas da versão original: a capacidade de navegar pela Web do Operator, as habilidades de pesquisa aprofundada do Deep Research e a fluência em conversas do ChatGPT, tudo em um único agente.
Além de pensar e agir, agente ChatGPT se adapta rapidamente, usando seu próprio computador virtual que preserva o contexto necessário para realizar tarefas que, de outra forma, consumiriam tempo precioso.
Um detalhe importante: você estará sempre no controle. O agente ChatGPT solicitará sua permissão antes de realizar qualquer ação relevante, como fazer uma compra ou enviar um e-mail, e você poderá interrompê-lo sempre que quiser.
E o desempenho? A OpenAI destaca o ótimo desempenho do novo agente ChatGPT em vários sistemas de benchmarking, demonstrando recursos avançados para realizar tarefas relacionadas a conhecimento, matemática, ciência de dados, planilhas, finanças e navegação na Web.
O agente ChatGPT pode ser acionado em menu suspenso de ferramentas em qualquer parte da conversação. Também é possível agendar tarefas, por exemplo, gerar um relatório semanal de métricas.
Atenção, não deixe de seguir as recomendações do próprio Sam Altman, CEO da OpenAI, ao usar o novo agente ChatGPT. O executivo alerta que, mesmo com “muitas salvaguardas e avisos”, ainda há riscos que não podem ser previstos. Especificamente, Altman aconselha não usar o agente para tarefas importantes ou que envolvam informações críticas.
No momento, a novidade está disponível para assinantes dos planos Pro, Plus e Team. Usuários dos planos Enterprise e Education se juntarão à festa em breve. Usuários do Pro terão à disposição 400 mensagens por mês, enquanto usuários de outros planos pagos poderão usufruir de 40 mensagens por mês.
AI_TRENDS
Microsoft atualizou Copilot Vision para Windows para visualizar e analisar toda a área de trabalho ou janelas de aplicativos específicas em tempo real.
VIVA é um modelo de isolamento de voz associado a um kit de desenvolvimento de software (SDK) que eleva a precisão e a eficácia de agentes de IA de voz.
O modelo compacto SmolLM3 supera Llama-3.2-3B e Qwen2.5-3B, mantendo-se competitivo diante de alternativas 4B maiores (Qwen3 & Gemma3).
Lightricks, empresa conhecida pelo aplicativo Facetune, atualizou o modelo LTX Video (LTXV) para gerar videoclipes com mais de 60 segundos.
Suno lançou a versão 4.5+ de sua ferramenta de IA para gerar músicas, com recursos para produção musical de alta qualidade .
EXAONE 4.0, o mais recente LLM da LG AI Research com raciocínio avançado, está disponível publicamente via API.
Galileo AI Agent Leaderboard v2 avalia o desempenho de agentes de IA em cinco setores: bancos, saúde, investimento, telecomunicações e seguros.
Mistral atualizou sua plataforma Le Chat, com pesquisa aprofundada, modo de voz, raciocínio multilíngue e edição de imagens.
Meta corrigiu um bug de segurança em seu chatbot que permitia acessar instruções e respostas privadas de terceiros.
Gemini 2.5 Pro agora está alimentando o Modo IA na busca do Google com relatórios de pesquisa aprofundada. Concorrência para o Perplexity? 🔎🤔
AI_VENTURES
AGENTE DE IA
Asimov: engenheiro de software que toda equipe quer ter
Reflection AI, fundada em 2025 por ex-pesquisadores do Google DeepMind, acabou de apresentar Asimov, agente de IA projetado para entender bases de código como faz exatamente aquele arquiteto sênior que parece saber tudo.
Como funciona? A maioria das ferramentas de IA para codificação é obcecada em produzir linhas de código, mas Asimov adota uma abordagem diferente. Por quê? Porque gerar código representa uma pequena parte que os engenheiros fazem, sendo que 70% do tempo é empregado em lutar com bases de códigos complexas, vasculhar documentação e justificar decisões.
Asimov inverte o script, priorizando a compreensão do código e agindo como um companheiro de confiança que sempre entende o contexto completo. Os três pilares de ação do Asimov são:
Hub de conhecimento: Asimov atua como única fonte da verdade, ingerindo desde amplas bases de código e extensa documentação até dados inestimáveis ocultos em históricos de bate-papo.
Conhecimento tribal com "memórias": Existe um inestimável "conhecimento tribal" que vive nas mentes de engenheiros experientes. O recurso "memórias" do Asimov permite capturar e atualizar essa sabedoria coletiva.
Compreensão aprofundada através da arquitetura multiagentes: Permite ao Asimov ingerir grandes volumes de informação para realmente entender as nuances e complexidades dos projetos.
Em testes cegos com os mantenedores de alguns dos maiores projetos de código aberto, as respostas de Asimov a perguntas complexas foram as preferidas de 60% a 80% das vezes em relação a outros produtos de programação.
AI_GOVERNANCE & ETHICS
💭 Monitoramento das cadeias de pensamento
Preocupados em detectar possíveis comportamentos incorretos, pesquisadores apresentaram uma nova abordagem para melhorar a segurança da IA com o monitoramento das cadeias de pensamento em modelos baseados em linguagem. Segundo eles, esse monitoramento oferece uma janela única para identificar e mitigar riscos de desalinhamento. Um dos benefícios mais interessantes é a capacidade de detectar intenções ocultas reveladas nas cadeias de pensamento, antes que ações prejudiciais sejam tomadas pelos modelos de IA. Além disso, as cadeia podem dar sinais precoces de desalinhamento. Ainda assim, o estudo adverte que essa oportunidade é frágil, pois novas arquiteturas ou técnicas de treinamento podem reduzir a transparência do raciocínio da IA, minando a eficácia da abordagem.
🎬 IA na Netflix
A Netflix confirmou que usou Inteligência Artificial pela primeira vez em seu conteúdo original. Uma cena envolvendo o colapso de prédio em Buenos Aires na série argentina de ficção científica “El Eternauta” foi criada 10 vezes mais rapidamente e com menor custo usando IA em vez de métodos tradicionais. A Netflix também planeja usar IA em anúncios, pesquisa e recomendações personalizadas. Apesar de algumas reações negativas e preocupações éticas, a Netflix diz estar comprometida em expandir a integração da IA em seus negócios.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
IA encontra a realeza Um robô humanoide criou um retrato do rei Charles, mostrando a capacidade da IA de se aventurar no reino das belas artes. Contando com modelos de IA e recursos de visão computacional, esse artista robótico desenhou meticulosamente a imagem do monarca do Reino Unido, misturando técnicas tradicionais de retrato com tecnologia de ponta. O resultado? Uma peça que captura a essência da realeza com um toque moderno e digital. Veja o resultado aqui. 🤴🏻🎴
IA vice-campeã O agente autônomo de codificação da OpenAI ficou em segundo lugar no AtCoder World Tour Finals 2025 Heuristic Contest realizado em Tóquio, perdendo por pouco para o programador polonês Przemyslaw Dobiak, conhecido como "Psyho", após uma exaustiva competição de 10 horas. O desafio era escrever um programa para guiar robôs digitais até seus destinos em labirintos com movimentos mínimos. 🧩👨🏻💻
🌍 IA Global
🇦🇪 Acesso indireto a chips de IA O Departamento de Comércio dos Estados Unidos adiou a aprovação para exportação de chips de IA da NVIDIA para os Emirados Árabes Unidos por conta de preocupações relacionadas à segurança. O atraso tem a ver especificamente com a empresa G42, com sede em Abu Dhabi, que deveria receber cerca de 20% dos chips, mas mantém iniciativas que poderiam dar a outros países acesso indireto às tecnologias da NVIDIA. Em resposta, a G42 concordou em abandonar certas parcerias, algumas dessas com empresas chinesas, e se comprometeu a construir um data center nos Estados Unidos para cada um construído nos Emirados Árabes Unidos.
🇮🇳 Assinatura gratuita do Perplexity Pro Bharti Airtel, uma das principais empresas de telecomunicações da Índia, fechou uma parceria com a Perplexity para oferecer assinatura gratuita de 12 meses do plano Pro para seus 360 milhões de clientes. O objetivo é democratizar o acesso a ferramentas de IA para usuários de serviços móveis, Wi-Fi e DTH. O Perplexity Pro inclui mais pesquisas avançadas por dia, acesso a modelos avançados de IA, geração de imagens, análises de arquivos, além do modo laboratório para criar projetos complexos e fazer pesquisa aprofundada. O preço do Perplexity Pro é de aproximadamente US$ 200 por ano.
📢 IA em uma frase
| A frase é de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em entrevista a The Information que abordou, entre outros pontos, os óculos de IA como importante acessório para explorar a futura superinteligência, indo além dos smartphones ao monitorar o ambiente em tempo real para fornecer informações contextuais. |
AI_TOOLKIT
🛠️Ferramentas
GSpeech adiciona recursos que transformam texto em áudio em páginas HTML para melhorar a acessibilidade dos sites.
Wondera é uma plataforma de IA que cria músicas por meio de diálogos naturais, ajudando desde a ideia à produção musical.
Adobe Firefly foi atualizado com mais modelos de IA para geração de vídeo e um recurso para produzir efeitos sonoros (versão beta).
📚 Miscelânea
Aravind Srinivas, cofundador & CEO da Perplexity, ao lado de Leonid Persiantsev, líder do produto Comet, respondeu perguntas sobre o novo navegador da empresa, principais recursos e caso de uso e como pretende reinventar a busca.
Daniel Kokotajlo, ex-pesquisador da OpenAI e agora concentrado em tempo integral no tema alinhamento da IA em sua organização sem fins lucrativos, @AI Futures, discute os riscos de curto prazo da IA não alinhada com base em seu estudo recente.
AI_FLASH_NEWS
Perplexity está em discussão com os principais fabricantes de smartphones para pré-instalar o navegador Comet guiado por IA, segundo a Reuters.
Governo Trump deve apresentar um plano de ação para IA com foco na redução de regulamentações federais e na expansão do acesso de data centers a fontes de energia a fim de impulsionar a competitividade do país.
OpenAI pode estar trabalhando em um sistema de checkout dentro do ChatGPT para receber comissão sobre as vendas.
Claude for Financial Services é uma plataforma voltada para análise financeira, pesquisa de mercado e decisões de investimento.
NVIDIA planeja retomar as vendas do chip H20 AI para China, após governo dos Estados Unidos garantir que licenças serão concedidas em breve.
AWS apresentou a versão preliminar do Amazon Bedrock AgentCore que implementa e opera agentes de IA em escala.
Perplexity está oferecendo acesso gratuito às ferramentas premium de IA para estudantes universitários em todo o mundo.
A startup sueca Lovable, com sua plataforma de vibe coding, tornou-se um unicórnio apenas oito meses após seu lançamento no final de 2024.
Anthropic restringiu os limites de uso do Claude Code, sem notificação prévia aos clientes, afetando particularmente usuários do plano Max.
SoftBank planeja desenvolver um sistema em que um bilhão de agentes de IA vão operar ao lado dos funcionários – e possivelmente até se replicarão.
General Motors fechou uma parceria com Redwood Materials para reutilizar baterias de veículos elétricos novas e de segunda mão para alimentar data centers de IA. 🔋🚖🕋
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊