- IA Express
- Posts
- Desktops para IA fazem ressurgir a revolução dos PCs dos anos 80
Desktops para IA fazem ressurgir a revolução dos PCs dos anos 80
Bem-vindos, humanos: Seu download diário com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você descobrirá como os supercomputadores compactos da NVIDIA turbinam a IA com a vibe dos anos 80. Já o Google leva à IA ao espaço para detectar incêndios em um piscar de olhos. 🧯
Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Ataques a e-mails usando ferramentas de IA estão mais sofisticados
- App calcula calorias e nutrientes apenas com um foto do seu prato
- Novo modelo gera objetos 3D e 4D complexos com facilidade
- Crie novas cenas com mais trajetórias de câmera sem precisar de refilmagem
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
IA PESSOAL
Desktops para IA fazem ressurgir a revolução dos PCs dos anos 80
Durante sua mais importante conferência anual, a GTC 2025, a NVIDIA anunciou os novos DGX Spark e DGX Station, dois supercomputadores pessoais com poderosos recursos de AI em formatos compactos e fáceis de usar que mais parecem um datacenter-in-box.
O que você precisa saber:
As duas máquinas usam a plataforma NVIDIA Grace Blackwell anteriormente reservada apenas para computação em escala industrial.
O DGX Spark ganhou da NVIDIA a distinção de "menor supercomputador de IA do mundo", portando o superchip GB10 Grace Blackwell capaz de processar até 1.000 trilhões de operações por segundo (TOPS), com 128 GB de memória e até 4 TB de SSD NVMe, além de Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.3. Usa o sistemas DGX OS baseado no Linux da NVIDIA.
Para não ficar para trás, o DGX Station se destaca como o irmão mais velho, voltado para os que precisam de ainda mais poder computacional. Vem com o superchip GB300 Grace Blackwell , 20 petaflops e 784 GB de memória. O NVIDIA ConnectX-8 SuperNIC oferece conectividade de até 800 Gb/s.

Crédito: NVIDIA
Por que isso importa? O trabalho com modelos de IA em larga escala dependia, até pouco tempo atrás, de datacenters caros ou serviços de nuvem, o que poderia ser uma barreira para alunos, equipes pequenas ou inovadores independentes. Agora, a NVIDIA pretende democratizar o acesso a esse poder computacional. É algo como a revolução dos PCs dos anos 80, mas agora para IA.
Quer entrar na fila para comprar o seu? As reservas para o DGX Spark já estão abertas, com envio previsto para meados do ano. O DGX Station será lançado no final de 2025 por meio de parceiros. O preço do Spark começa em US$ 3.000 e do Station ainda é segredo por enquanto. Vai pedir para o Papai Noel?
IA ESPACIAL
Inteligência em órbita ajuda no combate a incêndios
O primeiro de uma constelação ambiciosa de mais de 50 satélites, que vai revolucionar a forma como se detectam e combatem incêndios florestais usando IA, foi lançado em 14 de março passado. O FireSat é resultado de um esforço colaborativo liderado pelo Google Research e promete dar uma bela ajuda para detectar foco tão pequenos quanto uma área de 5x5 metros logo 20 minutos após a ignição. Como?
Ao contrário das imagens de satélite tradicionais, que sofrem com baixa resolução ou atualizações pouco frequentes, o FireSat fornecerá imagens de alta resolução atualizadas a cada 20 minutos.
O sistema usa algoritmos avançados de IA para analisar as imagens, comparando-as com dados históricos e considerando variáveis como clima local e infraestrutura próxima para determinar se há fogo.
Foram realizados testes rigorosos que incluiu sensores voadores sobre queimadas controladas para refinar a capacidade de distinguir incêndios reais de ruídos ambientais.

Crédito: Google Research
Por que isso importa? A detecção precoce do FireSat pode capturar incêndios quando ainda são controláveis, reduzindo os impactos ambientais e humanos. Além disso, oferece uma solução escalável e orientada por IA que pode beneficiar não apenas regiões com bons recursos, mas também países com capacidades limitadas de combate a incêndios.
Para a comunidade de IA, o FireSat exemplifica como o aprendizado de máquina, quando integrado a hardware avançado e uma missão clara, pode enfrentar alguns dos desafios mais urgentes da humanidade.
AI_TRENDS
O Gemini ganhou dois novos recursos: Canvas, espaço interativo para refinar documentos e códigos, e Audio Overview, que transforma arquivos em conteúdo no estilo podcast.
A NVIDIA aumentou seus investimentos de capital de risco em 2024, com participação em 49 rodadas para empresas de IA. Em 2023, foram 34 rodadas, de acordo com dados do PitchBook.
Quase metade dos usuários nos Estados Unidos acha que os modelos de IA são mais inteligentes do que eles. A mesma parcela afirma que se sente preguiçosa ao usar LLMs.
Ataques a plataformas de e-mail que usam ferramentas de IA estão crescendo em volume e sofisticação. Segundo especialistas ouvidos pela Forbes, estão cada vez mais autônomos, interagindo com páginas Web e campanhas de phishing. A Symantec mostrou essa ameaça em ação.
AI_VENTURES
ALIMENTAÇÃO
Inovação saudável não tem idade
No mundo acelerado de hoje, controlar o que comemos pode ser um desafio. Muitos de nós lutamos para manter uma dieta equilibrada, e é justamente aí que está o segrego do sucesso do Cal AI. Ao tornar o monitoramento nutricional tão fácil quanto tirar uma foto, o app incentiva hábitos alimentares mais saudáveis sem o incômodo de tarefas manuais.
Confira a receita:
Basta tirar uma foto para que o Cal AI calcule instantaneamente calorias e nutrientes. O aplicativo usa uma mistura de modelos da Anthropic e da OpenAI, aprimorados pela técnica Retrieval-Augmented Generation (RAG) e treinados usando bancos de dados de calorias e imagens de alimentos de código aberto.
O sensor de profundidade do smartphone identifica o volume de comida. Em seguida, o aplicativo separa a refeição em diferentes partes e proporções.
Por fim, reúne todas as informações e finaliza os resultados, calculando calorias, proteínas, carboidratos e gorduras.

Crédito: Cal AI
Os cérebros por trás do aplicativo são de dois jovens de 18 anos chamados Zach Yadegari e Henry Langmack. Lançaram o Cal AI em maio passado, que já acumulou mais de 5 milhões de downloads desde o lançamento.🥗
AI_GOVERNANCE & ETHICS
©️Problema de imagem
O Gemini 2.0 Flash, modelo mais recente do Google, está gerando controvérsias por sua capacidade de remover marcas d'água de imagens com facilidade. Embora interessante, o recurso levantou questões relacionadas a direitos autorais e uso ético de conteúdo digital. Especialistas em direito começaram a avaliar a situação, enfatizando que o uso dessa ferramenta pode levar a mais casos de violação de direitos autorais.
👨⚖️ Novos rostos para a Suprema Corte
A Suprema Corte do Arizona, nos Estados Unidos, apresentou um par de avatares gerados por IA que vão fornecer notícias sobre decisões e opiniões emitidas pelos juízes. A iniciativa visa aumentar o envolvimento público e a acessibilidade às informações jurídicas, dando mais transparência ao sistema judicial.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
IA para emagrecimento Pesquisadores usaram um algoritmo de IA chamado Peptide Predictor para peneirar milhares de proteínas e identificar a BRP, mólecula natural que mostra efeitos de supressão do apetite e redução de peso semelhantes gerados pelo Ozempic usado no tratamento da obesidade. A IA acelerou significativamente esse processo ao prever quais peptídeos provavelmente teriam atividade biológica. 🍽️
3D e 4D O novo Roblox Cube é um modelo de IA Generativa que cria objetos 3D e 4D complexos com facilidade a partir de texto - no futuro, serão permitidas entradas de imagem -, abrindo um mundo de possibilidades para o desenvolvimento de jogos e experiências virtuais. A melhor parte? Os objetos gerados são totalmente compatíveis com os mecanismos de jogos atuais e podem ser estendido para serem funcionais, segundo a Roblox. 🕹️
🌍 Global_AI
🇮🇷 O Irã apresentou um protótipo de sua plataforma nacional de IA, iniciativa desenvolvida em colaboração com a Sharif University of Technology. Vai operar em idioma nacional e terá testes iniciais e processo de otimização realizados ainda 2025, seguidos por acesso limitado para especialistas e empresas. Versões beta pública e final estão previstas para março de 2026.
🇪🇸 Ritmos e algoritmos A Espanha apresentou o primeiro álbum de música criado inteiramente com IA. Intitulado "Made in Spain", o projeto envolveu o trabalho de artistas lado a lado com algoritmos de IA alimentados com diversos gêneros e estilos musicais. Isso permitiu que a IA aprendesse e gerasse novas composições.
🔢 IA em números
![]() |
🛠 Ferramentas
ReCamMaster permite que, a partir de um vídeo existente, se "refilme" a cena com novas trajetórias de câmera, como zooms, panorâmicas ou perspectivas totalmente diferentes, sem precisar refazer fisicamente a filmagem.
Wondercraft gera áudio realista, como anúncios e podcasts, sem gravar.
Fetchfox é um web scraper que usa IA para extrair dados de sites a partir de prompts simples.
Lalal.ai separa vocais, acompanhamentos e instrumentos de áudios e vídeos.
📚 Mais recursos
No podcast Overpowered, Kevin Weil, diretor da OpenAI, faz a previsão de que a programação estará totalmente automatizada ainda este ano, e não até 2027 como outros sugerem. Também fala do cronograma do GPT-5.
Relatório da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial sobre o futuro da pesquisa em IA identifica tendências e desafios em 17 tópicos. O documento está escrito de forma não técnica para alcançar especialistas de outras disciplinas, formuladores de políticas, agências de financiamento, a mídia e o público em geral.
AI_FLASH_NEWS
A xAI de Elon Musk adquiriu a Hotshot, startup de modelos de IA para criação de conteúdo de vídeo. A expectativa é que a integração das tecnologias da Hotshot incremente o modelo Grok e as ofertas da xAI.
Pesquisadores de Harvard e MIT apresentaram o TxAgent que auxilia na recomendações de tratamento com base na análise de interações medicamentosas, histórico do paciente e dados biomédicos em tempo real.
A NVIDIA apresentou na conferência GTC 2025 o Isaac GR00T N1, modelo aberto para desenvolver raciocínio e habilidades de robôs humanoides.
A Patronus AI anunciou um LLM-as-a-Judge multimodal (MLLM-as-a-Judge) que serve como ferramenta de avaliação de sistemas multimodais em quesitos de desempenho, precisão e eficiência.
a IA está ajudando a identificar anormalidades que, até então, eram invisíveis aos métodos tradicionais e são possíveis causadoras de epilepsia. O instituto brasileiro BRAINN foi uma das instituições que forneceu dados ao projeto.
O novo Mistral Small 3 supera modelos comparáveis e apresenta velocidade de inferência de 150 tokens por segundo, segundo a Mistral.
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊
