- IA Express
- Posts
- Domínio das GPUs em IA pode estar sendo ameaçado pela AMD
Domínio das GPUs em IA pode estar sendo ameaçado pela AMD
Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você ficará por dentro dos movimentos da AMD para redefinir a eficiência energética dos chips de IA. Também verá robôs humanoides demonstrando que já podem trabalhar com quase a mesma destreza e agilidade que nós. 🔳🔋🤖
Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Gemini 2.5 Pro, do Google, é o melhor para processar textos complexos
- LLMs agora reconhecem quando estão sendo testados
- Viral do Google NotebookLM se transforma em negócios
- Mozilla Foundation pede à Meta que desative o AI Discover Feed
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
PROCESSADORES
Domínio das GPUs em IA pode estar sendo ameaçado pela AMD
A AMD trouxe para dentro de casa a equipe de engenharia da startup canadense Untether AI, atuante na área de processadores. Não se trata da aquisição de ativos nem de produtos, mas pode ser visto como um movimento estratégico destinado a incrementar sua capacidade no desenvolvimento de chips de inferência de IA com maior eficiência energética, não mais baseado em GPUs.

O que você precisa saber:
A Untether AI desenvolve chips para inferência de IA com base em uma arquitetura proprietária “at-memory” que baixa significativa o consumo de energia ao realizar cálculos diretamente na memória, reduzindo a transferência de dados e a latência.
Ao passar contar com essa expertise, a AMD não está adquirindo um conjunto de patentes, mas integrando uma equipe com uma profunda compreensão dos projetos de hardware e software.
Essa iniciativa faz parte da estratégia mais ampla da AMD para desafiar o domínio da NVIDIA em GPUs dedicadas ao treinamento da IA, especialmente no crescente mercado de inferência de IA. Inferência é o processo por meio do qual um modelo de IA já treinado utiliza sua capacidade para apresentar resultados a partir de dados novos, no qual a eficiência energética é um elemento fundamental.
A absorção da equipe da Untether AI pela AMD veio um dia depois de outra iniciativa na mesma linha estratégia: a aquisição da Brium, startup especializada em aprendizagem de máquina, inferência de IA e otimização de desempenho. Esses dois movimentos sinalizam a intenção da AMD de fortalecer seu ecossistema de IA para priorizar eficiência energética, baseando-se em pilhas de software aberto.
AI_TRENDS
Gemini 2.5 Pro, do Google, é o melhor modelo para processar textos complexos e longos, superando o o3 da OpenAI, segundo o Fiction.LiveBench.
Novo experimento Portraits do Google Labs permite que usuários mantenham conversas com versões de IA de especialistas, usando conteúdo e voz autênticos.
Plataforma Higgsfield Speak cria vídeos com avatares e estilos de fala personalizados.
Google Colab e Hugging Face se associaram para permitir abrir modelos hospedados no Hugging Face Hub diretamente em um notebook Colab.
Pesquisadores da Apple revelaram que o desempenho dos grandes modelos de raciocínio (LRMs) entra em colapso à medida que a complexidade das tarefas aumenta, muitas vezes levando-os a reduzir seus esforços de raciocínio.
O recurso Advanced Voice do ChatGPT para usuários de assinaturas pagas ganhou aprimoramentos na entonação e na naturalidade, fazendo com que as interações pareçam mais fluidas e parecidas com as de pessoas.
ether0 é um modelo de raciocínio de IA desenvolvido pela startup FutureHouse voltado a automatizar e acelerar todo o pipeline de pesquisa científica.
Boltz-2 é um modelo de IA que agiliza a descoberta de medicamentos ao prever estruturas de proteínas e suas afinidades de ligação a potenciais medicamentos. 🧫💊
AI_VENTURES
LOGÍSTICA
Robôs humanoides estão mais hábeis e rápidos em trabalho manual
A Figure AI, nome proeminente no campo da robótica humanoide, revelou um progresso notável na capacidade de seus robôs voltados para logística guiados pelo sistema Helix. Em uma demonstração convincente, os robôs mostraram um novo patamar de velocidade, destreza e adaptabilidade em um armazém, manuseando pacotes, dando mais um passo significativo na redefinição do setor de logística.
Qual é a novidade? Os rápidos avanços dos robôs para lidar com um ambiente complexo e muitas vezes caótico de classificação de pacotes. Projetados para trabalhar ao lado de pessoas, já estão se aproximando e, em alguns casos, excedendo o desempenho humano.

Crédito: Figure AI
Os robôs agora podem escolher, mover e orientar corretamente pacotes com grande eficiência. Muitos dos avanços foram possibilitados por melhorias na política visual-motora do Helix. Foram introduzimos novos módulos de memória e sensoriamento que tornam o controle mais consciente e robusto.
Helix usa um modelo avançado de IA desenvolvido pela Figure AI especificamente para robôs humanoides. Funciona como um sistema VLA inteligente (Vision-Language-Action) que dá aos robôs a capacidade de entender a fala, ver e interagir com o mundo de maneira semelhante à humana.
AI_GOVERNANCE & ETHICS
🕵️♂️Supervisionando a Meta
Oversight Board, órgão independente que analisa decisões de moderação de conteúdo nas plataformas da Meta (Facebook, Instagram e Threads), emitiu uma recomendação de postura mais rígida em relação a endossos enganosos do tipo deepfake. Em um caso recente, a entidade revisou a decisão da Meta de deixar um post no Facebook com um vídeo de Ronaldo Nazário manipulado por IA, promovendo um aplicativo de jogo. A publicação foi vista mais de 600 mil, segundo o Oversight Board.
🤓Modelos reconhecem quando estão sendo testados
Grandes modelos de linguagem (LLMs) estão ficando mais espertos de maneiras surpreendentes. Agora eles estão reconhecendo quando estão sendo testados! Essa “consciência de avaliação” significa que esses modelos de IA podem detectar se estão sob avaliação formal ou em uma interação habitual. Embora ainda não seja perfeita, essa capacidade pode tornar os sistemas de benchmarking menos confiáveis caso os modelos comecem a se comportar de maneira diferente quando identificam que estão sob escrutínio. Isso sugere uma nova fronteira na pesquisa de IA: entender e gerenciar modelos que estão cientes de sua própria avaliação.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
Viral se torna negócio No ano passado, o Google NotebookLM ganhou popularidade por conta do recurso Audio Overviews que transforma documentos de texto em conversas animadas no estilo podcast entre dois apresentadores criados por IA. Na cola desse sucesso, alguns membros da equipe do NotebookLM deixaram o Google para criar a startup Huxe, que explora dados como e-mails, calendários e feeds de notícias usando IA para produzir resumos diários interativos em áudio. Assim ajuda a consumir informações de forma mais agradável e eficiente para os usuários. 🎙️▶︎ •၊၊||၊|။|||| |
Previsão mais apurada Um medicamento desenvolvido com a ajuda da IA mostrou resultados promissores para tratar fibrose pulmonar idiopática (IPF), uma doença incurável. Desenvolvida pela Insilico Medicine, a droga é a primeira criada por IA a passar em ensaios clínicos em estágio intermediário. Essa nova abordagem contando com Inteligência Artifiical já reduziu o tempo de desenvolvimento de remédios para 12 a 18 meses, em comparação com os tradicionais 2,5 a 4 anos, estabelecendo uma nova referência de eficiência em P&D de medicamentos.🩺
🌍 IA Global
🇨🇳 Para evitar cola nas provas Durante os exames gaokao para admissão na faculdade realizados na China nos dias 7 a 10 de junho, Alibaba e Tencent desativaram temporariamente os recursos de reconhecimento de imagens em seus chatbots de IA, Qwen e Yuanbao, respectivamente, para evitar fraudes. A medida foi tomada para impedir que alunos trapaceassem usando ferramentas de IA para analisar e responder perguntas durante as provas.
🇬🇧 Do papel para o mundo digital Governo do Reino Unido, em colaboração com Google, desenvolveu um sistema de IA chamado Extract, que usa o modelo Gemini para agilizar decisões de planejamento para habitação e infraestrutura. O Extract usa o raciocínio visual e os recursos multimodais do Gemini para digitalizar documentos complexos de planejamento, muitas vezes ainda em papel, com mapas desfocados e notas manuscritas. A iniciativa pretende reduzir o tempo de processamento dos 350.000 pedidos anuais de planejamento na Inglaterra.
📢 IA em uma frase
| O alerta veio de uma campanha lançada pela Mozilla Fodation, que pede à Meta que desative o AI Discover Feed, parte do chatbot Meta AI. O feed pode tornar públicas conversas privadas mantida com a IA sem a permissão clara dos usuários, colocando em risco informações confidenciais. |
AI_TOOLKIT
🛠️Ferramentas
📚 Miscelânea
Estudo buscou compreender os motivos pelos quais indivíduos e organizações optam por não adotar tecnologias de IA Generativa. Confira aqui os resultados.
Veja como bilionários entrevistados pela Forbes, com idade média de 66 anos, estão usando a Inteligência Artificial em suas vidas pessoais e profissionais.
AI_FLASH_NEWS
Dados do AI Index da Ramp sugerem que a adoção de IA por empresas pode estar se estabilizando após 10 meses de crescimento contínuo.
Amazon abriu um grupo de Pesquisa & Desenvolvimento com foco em agentes de IA e robótica.
Não houve nada de espetacular na abertura da Apple WWDC 2025 em termos de IA. O foco da empresa foram anúncios nas áreas de design, nomenclatura e personalização dos sistemas e linhas de produtos.
Richard Fontaine, CEO do Center for a New American Security, se juntará ao órgão independente que auxilia a Anthropic no cumprimento de sua missão de atuar em benefício público.
Toyota e NLX vão implementar soluções alimentadas por IA para aprimorar o processo de reparo de carros.
Lockheed Martin, multinacional da área de defesa e segurança da informação, lançou o AI Fight Club, campo de batalha virtual para testar sistemas de IA voltados para aplicações militares.
O blog Claude Explains, da Anthropic, gerado por IA teve morte prematura. Foi descontinuado cerca de uma semana após ser lançado para demonstrar a capacidade de escrita dos modelos Claude AI.
Meta deve revelar uma unidade de pesquisa com foco em superinteligência, IA hipotética que supera nossas habilidades cognitivas. Quem deve se juntar ao laboratório é Alexandr Wang, fundador e CEO da Scale AI, empresa que está na mira de investimentos bilionários da Meta. 👨🏫🔎💰
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊