• IA Express
  • Posts
  • Fara-7B: Pequeno gigante da Microsoft para atuar na Web

Fara-7B: Pequeno gigante da Microsoft para atuar na Web

Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você conhecerá o "pequeno gigante" da Microsoft que automatiza tarefas na Web direto no computador. Também ficará por dentro de uma proposta que quer transformar cada site em um playground perfeito para agentes autônomos. 🗿🛝🎡

Porém isso não é tudo na IA Express de hoje:
- Meta planeja usar IA para apresentar resumos personalizados no Facebook
- Pesquisadores desenvolvem modelo de linguagem genômica
- Ferramenta cria formulários personalizados usando IA
- Meta planeja ingressar no mercado de trading de eletricidade

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

AI_NEWS_CIRCUIT

COMPUTER USE AGENT

Fara-7B: Pequeno gigante da Microsoft para atuar na Web

A Microsoft lançou o Fara-7B, seu primeiro modelo compacto que vai muito além de conversar para também percorrer páginas na Web, clicando em botões, digitando em campos de formulário e realizando tarefas para você.

Em vez de gerar respostas em texto, modelos do tipo Computer Use Agent (CUA) como o Fara-7B interpretam a captura da tela do navegador e decide qual ação tomar em seguida.

O que você precisa saber:

  • FARA-7B pode, por exemplo, comprar produtos on-line, resumir problemas descritos em repositórios do GitHub ou mesmo calcular o tempo de trajetos no Bing Maps, tudo de forma autônoma. Veja ele em ação aqui.

  • Com apenas 7 bilhões de parâmetros, Fara-7B é pequeno o suficiente para ser executado diretamente no dispositivo, o que significa respostas mais rápidas e menos dores de cabeça com privacidade.

  • Apesar de pequeno, Fara-7B supera modelos de maior tamanho em vários sistemas de benchmarking. Por exemplo, alcançou 73,5% de precisão no WebVoyager, superando o modelo da OpenAI (70,9%) e outros modelos de código aberto. Fara-7B também é econômico por realizar o trabalho em menos etapas (16 etapas em média versos mais de 40 dos concorrentes).

O novo pequeno gigante da Microsoft é uma versão experimental para ser explorada pela comunidade, mas já mostra que modelos compactos usados localmente são capazes de automatizar de tarefas na Web com eficiência.

AI_TRENDS

  • Claude Opus 4.5 é o mais avançado modelo de IA da Anthropic, que promete transformar desde a depuração de código até a orquestração de agentes. É o primeiro a superar 80% no benchmarking SWE-Bench de programação.

  • ChatGPT tem um novo recurso para facilitar as compras, criando um guia de recomendações com base na descrição das demandas e preferências.

  • Navegador ChatGPT Atlas ganhou abas verticais e barra lateral redimensionável, além do Google como mecanismo de busca padrão.

  • Nano Banana Pro agora está integrado a Slides, Vids, Gemini e NotebookLM para gerar imagens e infográficos mais elaborados nessas ferramentas.

  • Meta planeja usar IA para apresentar resumos matinais personalizados no Facebook usando como base a atividade do usuário e fontes externas.

  • Google está trabalhando para importar conteúdo do NotebookLM nas conversas com o chatbot do Gemini e assim simplificar os fluxos de trabalho.

  • Style Creator (versão prévia) da Midjourney criarestilos visuais sem usar prompts de texto, apenas grades de imagens para selecionar a preferência estética.

  • Edison Analysis é um agente de IA para análise de dados científicos que reproduz trabalho exploratório dos cientistas. Trabalha de forma auditável para facilitar a colaboração entre pesquisadores e IA. 🧑‍🔬

AI_VENTURES

PONTE ENTRE HTML E IA

VOIX: proposta para adaptar Web aos agentes de IA

Agentes de IA autônomos parecem promissores para navegar pela Web e realizar tarefas por nós, mas certamente têm dificuldade para analisar páginas, interpretar layouts e adivinhar o que cada botão faz. O resultado? Interações lentas e arriscadas. Tudo isso porque a Web não foi desenhada para IA, mas para pessoas.

Diante desse desafio, pesquisadores alemães propuseram a estrutura VOIX para uma Web que fale a mesma língua dos agentes de IA. Como? Com a inclusão de apenas dois elementos HTML simples e declarativos: <tool> para definir explicitamente quais ações o agente de IA pode executar no site; e <context> para indicar quais dados relevantes o agente precisa conhecer para agir.

Com essa abordagem, desenvolvedores de sites poderim criar um contrato direto e legível entre as páginas Web e qualquer agente de IA que as acesse.

Os pesquisadores validaram com sucesso a nova estrutura em um hackathon de três dias no qual 16 desenvolvedores com diferentes níveis de habilidade criaram aplicativos com agentes de IA para Web. Os resultados mostraram que VOIX é fácil de aprender e capaz de lidar com vários tipos de interações.

Por que isso importa? Ao se basear no padrão familiar do HTML, o VOIX propõe um modelo simples de adotar para futuros protocolos de Web com foco em agentes de IA.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

🤥 Mau comportamento, só quando permitido

Um estudo da Anthropic revelou um fenômeno preocupante: quando aprendem a trapacear durante a fase de treinamento, os modelos de IA podem desenvolver comportamentos desalinhados mais amplos como consequência não intencional. A pesquisa mostrou que, depois de ludibriar em tarefas de programação, os modelos exibem outros comportamentos ainda mais desalinhados como consequência sem que tenham sido explicitamente treinados para isso. A boa notícia é que os pesquisadores encontraram uma solução elegante. Ao dizer aos modelos que trapacear é aceitável em alguns contextos específicos, é possível impedir a generalização do “mau comportamento”.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Treinamento com bactérias Pesquisadores da Universidade de Stanford desenvolveram um modelo de linguagem genômica usando uma enorme coleção de genomas bacterianos. Batizado de Evo, ele é Generativo, como ChatGPT ou Gemini, ou seja, ao receber um prompt com uma sequência de genes, pode devolver novas sequências com uma pitada de aleatoriedade, respeitando as regras dos genes para ajustar apenas os pontos variáveis onde a natureza permite espaço de manobra. Por que isso importa? Usar genomas bacterianos para treinamento pode ajudar a desenvolver um modelo capaz de prever proteínas, inclusive nada parecido com que já vimos antes e que ajudaria a criar novas terapias do zero, por exemplo. 🦠🧬

  • Para virar o jogo, literalmente A Ubisoft está trabalhando em um experimento de IA para transformar aliados em partidas de jogos, que deixariam de ser autômatos previsíveis para se tornarem parceiros dinâmicos. Chamados Teammates, esses novos companheiros contam com modelos de IA para aprender com o comportamento do jogador, se adaptar aos estilos de jogo e se comunicar de forma mais natural durante a partida. Em vez de usar roteiros, avaliam situações em tempo real para tomar decisões táticas e até mesmo estabelecer diálogos contextuais. Com isso, a Ubisoft pretende resolver um problema antigo nos jogos: a desconexão entre jogadores humanos e seus aliados digitais. 🎮👥

🌍 IA Global

🇦🇺 IA declarada culpada O presidente do Supremo Tribunal australiano, Stephen Gageler, declarou que os tribunais do país estão caminhando para uma "fase insustentável" de integração da IA. Em discurso na Ordem dos Advogados da Austrália, Gageler desenhou um quadro distópico: juízes e magistrados reduzidos a meros "filtros humanos", peneirando inundações de argumentos, provas e alegações gerados por IA que ameaçam sobrecarregar os recursos judiciais. A culpada? A rápida adoção da IA por litigantes autorrepresentados e até profissionais experientes que usam ferramentas de IA para produzir trabalhos jurídicos muitas vezes propensos a erros.

🔢 IA em números

O chefe de infraestrutura de IA do Google, Amin Vahdat, disse aos funcionários que a empresa deve dobrar a cada seis meses sua capacidade para atender à demanda da IA. Essa acelerada taxa de crescimento resultaria em um aumento de 1.000 vezes nos recursos computacionais nos próximos 4 a 5 anos.

 AI_TOOLKIT

🛠️Ferramentas

  • Gemini agora aponta se uma imagem foi criada ou editada com IA do Google.

  • Bigjpg amplia imagens sem perda de qualidade usando redes neurais.

  • Voicv clona vozes em minutos para transcrever textos usando fala natural.

  • Weavely cria formulários personalizados usando IA.

📚 Miscelânea

  • Como Google deu sua resposta estratégica ao desafio colocado pela OpenAI e seu ChatGPT, que pegaram a gigante da busca desprevenida no final de 2022? Passou por uma grande transformação, integrando o Gemini em seus principais produtos, como Busca , YouTube e Android.

  • OpenAI divulgou um relatório reunindo casos de pesquisa em matemática, física, biologia, ciência da computação, astronomia e ciência dos materiais, nos quais GPT-5 auxiliou pesquisadores de maneiras inovadoras.

 AI_FLASH_NEWS

  • Alphabet, controladora do Google, viu suas ações subirem 77% em seis meses. Com o Gemini 3, ultrapassou a Microsoft e se tornou a terceira empresa mais valiosa dos Estados Unidos em valor de mercado.

  • Primeiro hardware de IA desenhado pela OpenAI será um gadget do tamanho de um smartphone para oferecer interações sofisticadas, mas não intimidantes.

  • Curiosity Stream, streaming de documentários de ciência, terá sua receita não mais vinda de assinaturas, mas de IA famintas por vídeos de alta qualidade.

  • Google nega alegações em mídias sociais e reportagens sugerindo que Gmail está sendo usado dados de usuários para treinar modelos de IA.

  • Casa Branca suspendeu a proposta de ordem executiva que ameaçava barrar regulamentos estaduais de IA por meio de litígios e corte de verba.

  • Amazon abriu o código do Agent SOPs (Standard Operating Procedures), formato para fluxos de trabalho de agentes de IA em linguagem natural.

  • Meta planeja ingressar no mercado de trading de eletricidade para sustentar a expansão dos seus datacenters de IA. ⚡📈💰

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊