- IA Express
- Posts
- Fintech vai desenvolver primeira instituição financeira nativa em AI
Fintech vai desenvolver primeira instituição financeira nativa em AI
Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você conhecerá um projeto que não está apenas otimizando sistemas bancários, mas reformulando por completo o futuro dos bancos com a criação de uma instituição financeira nativa em IA. 💰🏦
Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Meta lança AGI Lab e intensifica guerra por talentos
- MAI-DxO simula um painel virtual de médicos com diversas abordagens diagnósticas
- Modelo de IA da Anthropic é colocado à prova no mundo dos pequenos negócios
- Cloudflare cria marketplace para Web crawling feito por bots de IA
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
FINANÇAS
Fintech vai desenvolver primeira instituição financeira nativa em AI
Sean Neville, fundador da Circle – fintech conhecida por emitir a stablecoin USDC atrelada ao dólar americano –, planeja criar a primeira instituição financeira nativa em IA por meio de seu novo empreendimento Catena Labs. A ideia é desenvolver um sistema financeiro fundamentalmente operado e governado por Inteligência Artificial e projetado especificamente para a emergente economia baseada em IA.
O que você precisa saber:
Esse conceito antecipa um futuro em que agentes de IA vão realizar a maioria das transações financeiras, exigindo uma infraestrutura compatível com suas características específicas.
O Catena Labis está desenvolvendo uma infraestrutura na qual agentes de IA vão realizar transações seguras, usando stablecoins para pagamentos digitais.
A pedra angular dos primeiros esforços do Catena Labs é o Agent Commerce Kit (ACK), conjunto de ferramentas de código aberto que dará aos agentes de IA recursos avançados de identidade e pagamento e garantirá uma plataforma padronizada e segura para transações orientadas por IA.
“A atual infraestrutura financeira cria obstáculos para agentes de IA, com
sistemas de pagamento lentos, frágeis e caros que limitam o potencial do
comércio guiado por IA.”
O Catena Labs já está em busca das principais licenças para operar como um banco totalmente regulamentado, garantindo confiança e conformidade para a crescente economia movida pela Inteligência Artificial.
AGI
Meta lança AGI Labs e intensifica guerra por talentos em IA
Agora é oficial! Mark Zuckerberg anunciou o lançamento do Meta Superintelligence Labs (MSL), nova divisão da Meta com foco no desenvolvimento da Inteligência Artificial Geral (AGI) ou sistemas superinteligentes capazes de realizar tarefas tão bem ou melhor do que nós humanos.
O MSL será liderado por Alexandr Wang, ex-CEO da Scale AI, e por Nat Friedman, ex-CEO do GitHub. A Meta investiu US$ 14,3 bilhões para adquirir uma participação significativa na Scale AI, trazendo Wang e seus principais engenheiros para dentro de casa. Também recrutou agressivamente 11 profissionais de destaque da OpenAI, Google DeepMind e Anthropic, com ofertas multimilionárias.
Algumas das contratações mais recentes da Meta, além dos líderes do novo MSL são:
Daniel Gross, ex-CEO da Safe Superintelligence
Trapit Bansal, cocriador dos modelos da série o da OpenAI
Shuchao Bi, cocriador do Modo Voz do GPT 4o da OpenAI
Huiwen Chang, cocriador dos recursos de geração de imagem do GPT 4o
Jiahui Yu, ex-líder da equipe de percepção da OpenAI e líder dos esforços multimodais do Gemini
Jack Rae e Pei Sun, ex-Google DeepMind
Joel Pobar, que retorna à Meta depois da passagem pela Anthropic
Além de seguir trabalhando com Llama 4.1 e 4.2, o novo laboratório vai realizar pesquisas para desenvolver uma nova geração de modelos e estabelecer uma nova fronteira para Inteligência Artificial já no próximo ano.
AI_TRENDS
Elon Musk revelou que a xAI vai pular o lançamento do Grok 3.5 e avançar diretamente para Grok 4, que deverá estar pronto logo após 4 de julho.
Amazon apresentou o DeepFleet, modelo de IA Generativa que elevou a velocidade de sua frota robótica em 10%, coordenando rotas nos armazéns.
Os modelos o3, o3-pro e o4-mini da OpenAI agora têm recursos de pesquisa que lhes permitem acessar e utilizar informações da Web em tempo real durante os processos de raciocínio.
Novo Alibaba Ovis-U1 é um modelo que tem compreensão multimodal (texto, imagens, áudio e vídeo), edita e gera imagens a partir de prompt de texto.
Chinesa Baidu abriu o código de 10 versões da nova família de modelos multimodais ERNIE 4.5.
Cursor Agent, para Web ou dispositivos portáteis, escreve código, responde perguntas complexas e estrutura seu trabalho.
Modelo Chai-2, da Chai Discovery, é voltado para design de anticorpos inteiramente novos e tem taxa de acerto 100 vezes melhor do que a de métodos tradicionais.
Gemini in Classroom é um conjunto de ferramentas de IA do Google que ajuda educadores com planejamento de aulas, criação de conteúdo e análise de desempenho dos alunos.👩🏫📚🖍️
AI_VENTURES
MEDICINA
A nova era do raciocínio clínico
Caminhando em direção ao que chama de superinteligência médica, a Microsoft AI apresentou um sistema que promete transformar o cenário dos diagnósticos complexos, alcançando desempenho bem superior ao de médicos experientes.
O responsável pelo feito é o novo Microsoft AI Diagnostic Orchestrator (MAI-DxO), que obteve até 85,5% de precisão em 304 casos desafiadores do New England Journal of Medicine (NEJM), em comparação a médicos gabaritados que tiveram uma média de apenas 20% na mesma avaliação.
Como funciona? O MAI-DxO simula um painel virtual de médicos com diversas abordagens diagnósticas que colaboram para chegar a alguma conclusão, refinando hipóteses a cada passo. Esse processo reflete o raciocínio colaborativo de uma equipe médica.
| ![]() Crédito: Microsoft |
A Microsoft destaca que o MAI-DxO é configurável, podendo operar mesmo dentro de restrições orçamentárias. Mais importante ainda, enfatiza que o MAI-DxO proporcionou maior precisão diagnóstica e menores custos gerais de teste do que médicos ou qualquer modelo de IA testado individualmente.
AI_GOVERNANCE & ETHICS
🔋 Em busca de eficiência energética
O consumo de eletricidade dos datacenters do Google dobrou de 14,4 milhões de megawatts-hora em 2020 para 30,8 milhões em 2024, de acordo com seu mais recente relatório de sustentabilidade. Os data centers representaram 95,8% do uso total de energia da empresa no mesmo ano. Apesar dos ganhos de eficiência, o índice PUE do Google caiu para 1,09, ficando muito próximo do ideal teórico de 1.0. Para cumprir sua promessa de ter operações livres de carbono, o Google está investindo fortemente em fontes de energia renováveis como geotérmica e nuclear.
⚔️ Férias como arma na batalha por talentos
A OpenAI deu férias obrigatórias de uma semana para os funcionários em meio a uma batalha de recrutamento de talentos de IA travada com grandes rivais - algumas reportagens afirmam que a jornada de trabalho na OpenAI pode chegar a até 80 horas semanais. Um memorando interno da OpenAI comparou a roubo as ações agressivas da Meta para conquistar mentes brilhantes e garantiu que a empresa está trabalhando ativamente para reter talentos, recalibrando remunerações e explorando o uso criativo de recompensas.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
Mau negociante O Vend Project da Anthropic colocou o modelo Claude 3.7 Sonnet à prova, fazendo com que ele administrasse uma pequena máquina de venda automática no escritório da empresa em San Francisco (EUA) por um mês. O objetivo era avaliar a capacidade do Claude de gerenciar um negócio do mundo real, lidando com tarefas como estoque, preços e interações com clientes via Slack. Embora o modelo tenha demonstrado competência para encontrar fornecedores e responder solicitações dos clientes, não conseguiu gerar lucro, perdendo US$ 200. Foi facilmente manipulado para oferecer altos descontos e ignorou oportunidades lucrativas. Também alucinou, inventando funcionário e endereço fictício para Os Simpsons. 📉❌🤕
Diagnósticos de demência mais precisos StateViewer, da Mayo Clinic, é uma ferramenta de IA que analisa exames cerebrais para ajudar identificar nove tipos diferentes de demência, entre elas a doença de Alzheimer, quase duas vezes mais rápido e com até três vezes maior precisão em comparação com métodos tradicionais. A solução foi treinada usando mais de 3.600 exame para analisar padrões de metabolismo da glicose no cérebro e gerar como resultado mapas codificados por cores para destacar regiões afetadas. ⚕️🔬
🌍 IA Global
🇺🇸 Sem moratória O Senado dos Estados Unidos votou esmagadoramente para remover uma disposição controversa do “Big Beautiful Bill” do presidente Trump, que pretendia impor uma moratória à regulamentação da IA em nível estadual. Inicialmente proposta com uma proibição total de uma década, a restrição foi reduzida para cinco anos, mas ainda enfrentava oposição bipartidária por minar os direitos dos estados e favorecer as Big Techs. A rejeição decisiva, que teve uma votação de 99 a 1, preserva a autoridade dos estados para promulgar suas próprias leis de IA.
📢 IA em uma frase
| A frase é de Julia Lie,uson, presidente da divisão de desenvolvedores da Microsoft, em um e-mail instruindo gerentes a incluir o tempo de uso de ferramentas de IA, tanto internas quanto dos concorrentes, nas avaliações de desempenho dos funcionários. |
AI_TOOLKIT
🛠️Ferramentas
Pay per Crawl é o novo marketplace da Cloudflare que permite proprietários de sites cobrarem bots de IA pelo acesso e raspagem de conteúdo.
Songscription transcreve arquivos de áudio com um único instrumento ou link do YouTube em partituras profissionais e MIDI.
📚 Miscelânea
O segundo episódio do podcast da OpenAI aborda por que a empresa ficou surpresa com o sucesso do ChatGPT, o que realmente significa “raciocinar” no contexto de sistemas de IA e o que vem por aí na área de criação de agentes e assistentes multimodais.
AI_FLASH_NEWS
OpenAI está estabelecendo um braço de consultoria que cobra a partir de US$ 10 milhões para personalizar modelos de IA. A iniciativa posiciona a OpenAI em concorrência direta com consultorias já estabelecidas.
Mais de 40% dos projetos envolvendo sistemas de agentes de IA serão cancelados até o final de 2027, de acordo com o Gartner.
Novo agente de IA ajuda companhias de seguros a garantir conformidade com regulamentos de publicidade para seus produtos.
Ex-engenheiros da Meta, Google e Waymo apresentaram a Airial Travel, ferramenta de IA que automatiza cada etapa do planejamento de viagens, desde a inspiração até as reservas, gratuitamente.
Genesis AI afirmou que está desenvolvendo um modelo de fundação universal, capaz de alimentar todos os tipos de robôs.
Baidu lançou uma ferramenta de geração de vídeos de até 10 segundos usando IA especificamente para empresas. A MuseSteamer mira setores como comércio eletrônico, marketing digital, jogos e criação de conteúdo.
Apple pode estar considerando usar não um, mas dois modelos (ChatGPT da OpenAI e Claude da Anthropic) para alimentar a Siri.
Grammarly adquiriu a Superhuman, empresa por trás de um sistema de e-mail guiado por IA, para oferecer soluções inteligentes de produtividade.
A OpenAI afirmou que não tem planos de implantar chips de IA do Google em escala para alimentar seus produtos e que está apenas fazendo testes com algumas TPUs do Google.
Mais uma empresa entrou na disputa por talentos de IA. A Thinking Machines Lab (TML), startup de IA fundada por Mira Murati, ex-diretora da OpenAI, está oferecendo salários de até US$ 500 mil, mesmo sem produtos lançados. 🤑💰
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊
