• IA Express
  • Posts
  • Gemini 2.5 Pro: candidato a rei da programação

Gemini 2.5 Pro: candidato a rei da programação

Bem-vindos, humanos: Seu download diário com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, conheça o Google Gemini 2.5 Pro, que entra na corrida para se tornar o rei da programação guiada por IA, com habilidades em desenvolvimento Web e compreensão de vídeo. Já a OpenAI surpreende com uma reviravolta estratégica, buscando um equilíbrio entre missão e mercado. 👑👑👑

Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Startup supera concorrentes na geração de imagens
- CONMEBOL anuncia parceria com projeto que oferece ‘prova de humanidade’
- Escritório de advocacia guiado apenas por IA começa a funcionar
- IA revela se Madonna della Rosa foi pintada inteiramente por Rafael

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

 AI_NEWS_CIRCUIT

GOOGLE

Gemini 2.5 Pro: candidato a rei da programação

O Google acabou de liberar uma versão atualizada do modelo Gemini 2.5 Pro, o Gemini 2.5 Pro Preview (I/O Edition), antes do planejado por conta do feedback positivo dos desenvolvedores, segundo a própria empresa. Parece, então, que o Gemini 2.5 Pro vai se candidatar a rei dos assistentes de programação, especialmente quando se trata de aplicações Web.

O que você precisa saber:

  • A versão atualizada traz melhorias na transformação e edição de código e na criação de fluxos de trabalho para agentes complexos. Já ocupa o primeiro lugar no WebDev Arena Leaderboard, superando seu antecessor em mais de 147 pontos Elo. Isso demonstra a capacidade de criar aplicativos Web com estética agradável e altamente funcionais.

  • Além do desenvolvimento Web, o Gemini 2.5 Pro Preview demonstrou ótimo desempenho na compreensão de vídeo, pontuando 84,8% no benchmarking VideoMME, segundo o Google.

  • O Google também afirma ter recebido feedback extremamente positivo para os recursos de programação e raciocínio multimodal do Gemini 2.5 Pro.

  • Uma demonstração do poder do novo modelo transforma a imagem de uma folha em código que representa seu comportamento natural. Veja aqui.

Crédito: Google

O Google vai liberar a atualização no evento Google I/O em algumas semanas, mas já está colocando a novidade nas mãos dos interessados com antecedência para saciar a curiosidade.

Como fazer? Basta usar a Gemini API disponível no Google AI Studio ou Vertex AI ou então testar o Gemini 2.5 Pro Preview pelo aplicativo Gemini, com recursos como o Canvas que ajuda a desenvolver aplicativos Web interativos usando prompts.

MUDANÇA DE IDEIA

Novo projeto da OpenAI: equilibrar missão e mercado

De forma inesperada, a OpenAI decidiu manter sua estrutura como organização sem fins lucrativos, revertendo os planos de transição completa para uma entidade com fins lucrativos. A decisão veio na sequência de discussões com procuradores-gerais da Califórnia e Delaware e depois de ouvir líderes da sociedade.

Como será daqui para frente:

  • O braço sem fins lucrativos da OpenAI seguirá supervisionando e controlando toda a organização.

  • A subsidiária com fins lucrativos será convertida em uma estrutura que equilibra os interesses dos acionistas com a missão da organização (Public Benefit Corporation - PBC em inglês).

  • A organização sem fins lucrativos terá participação acionária significativa na PBC.

  • A missão de desenvolver uma Inteligência Artificial Geral segura e benéfica permanece inalterada, com a PBC adotando a mesma missão.

Com esse recuo, a OpenAI está aparentemente buscando encontrar um equilíbrio entre suas ambições de lucro e a missão de desenvolver uma Inteligência Artificial Geral responsável e benéfica para todos.

Em tempo: A OpenAI planeja reduzir a participação da Microsoft na receita de 20% para, pelo menos, 10% até o final da década, de acordo com matéria do site The Information. A mudança também deve revisar os principais termos financeiros da parceria multibilionária da Microsoft com a OpenAI.

Em tempo II: O advogado de Elon Musk argumenta que a nova reestruturação da OpenAI é uma esquiva e não aborda as questões sobre ativos de caridade que beneficiam indivíduos privados. 💰💰💰

AI_TRENDS

  • A Microsoft liberou uma atualização para Windows 11 com maior integração do Copilot, um agente de IA para ajudar na configuração e mais aplicativos explorando IA, entre eles Bloco de Notas, Paint, Fotos, entre outros.

  • Relatório técnico do Google indica que a versão preview do Gemini 2.5 Flash teve pior pontuação em testes de segurança em relação ao Gemini 2.0 Flash.

  • A Meta criou o kit de código aberto Llama Prompt Ops para facilitar a migração de outros LLMs para Llama e para otimizar e adaptar prompts especificamente para seu modelo.

  • O Parakeet-TDT-0.6B-V2 da NVIDIA é um modelo de reconhecimento de fala totalmente aberto, voltado para transcrever fala em inglês.

  • O recurso Omni-Reference da Midjourney insere personagem ou objeto de uma imagem de referência em outra cena. Disponível apenas para versão 7.

  • E, por falar em Midjourney, a startup Recraft levantou US$ 30 milhões em financiamento depois que demonstrar um modelo que supera concorrentes em benchmarking para geração de imagens.

  • A israelense Lightricks apresentou o modelo LTXV-13B de código aberto, prometendo acelerar a criação de vídeo, sem perder qualidade, tudo no hardware que você tem atualmente.

  • A Suno lançou a versão 4.5 da sua ferramenta de criação de música usando IA. No entanto, está enfrentando questões legais por parte de grandes gravadoras, que alegam violação de direitos autorais durante a fase de treinamento. 🎶👎

AI_VENTURES

FUTEBOL

Tecnologia e privacidade em jogo

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) anunciou uma parceria com o projeto World, que se tornará patrocinador oficial em 2025 e 2026. O objetivo é transformar a experiência dos torcedores em mais de 50 partidas do torneio.

O projeto World foi concebido por Sam Altman, da OpenAI, pensando em criar uma infraestrutura de identidade anônima e uma economia digital inclusiva para a era da Inteligência Artificial. No centro dessa ideia está o World ID, credencial digital que verifica a identidade de pessoas de forma privada.

Essa tecnologia será usada nas partidas da CONMEBOL para proporcionar experiências especiais aos torcedores, como sorteios de ingressos, encontros com jogadores e momentos com o troféu da competição. A marca World se fará presente nos estádios em telas de LED e nos canais digitais da CONMEBOL para reforçar sua visibilidade durante o torneio.

“Em sua essência, o futebol é humano: uma experiência que une pessoas além das fronteiras, culturas e gerações. O projeto World acredita que a tecnologia deve servir
às pessoas, e não o contrário. Esse patrocínio com a CONMEBOL traz a ‘prova de humanidade’ para um palco onde identidade, confiança e senso de pertencimento
já são profundamente valorizados.”

Martin Mazza, gerente regional da Tools for Humanity, empresa por trás do projeto World

Além disso, o World será o único patrocinador com direitos exclusivos sobre decisões do VAR/VOR, com sua tecnologia participando em momentos cruciais das partidas.

Como o World ID funciona? Utiliza autenticação facial para criar uma prova única de humanidade, protegida por criptografia de ponta, sem compartilhar nenhuma informação com terceiros. Isso permite verificar anonimamente e com segurança que você é um humano real e único (e não um robô), por exemplo, em aplicativos de mídias sociais ou para fazer compras e votar.

A questão é: Posso não estar compartilhando meus dados biométricos com terceiros, mas estaria compartilhando com a World? Com que garantias? 👀

AI_GOVERNANCE & ETHICS

⚖️Justiça mais acessível

Garfield AI, primeiro escritório de advocacia guiado apenas por Inteligência Artificial do Reino Unido, passou a oferecer serviços por apenas £2. O trabalho inclui, por exemplo, a elaboração de cartas de cobrança e a abertura de reivindicações em tribunal de pequenas causas por € 50. O processo não é totalmente autônomo. A cada etapa é necessária a aprovação do cliente, que permanece responsável pelo processo jurídico - é uma combinação de tecnologia com supervisão humana. Com esse assistente de litígios, Garfield AI quer ajudar a democratizar o acesso à justiça.

🏫Educação mais acessível

Mais de 250 CEOs, desde integrantes da lista Fortune 500 até executivos de startups em ascensão, assinaram uma carta aberta defendendo a exigência do ensino da ciência da computação e IA nas escolas K-12 dos Estados Unidos, que cobrem do jardim da infância à 12ª série. A carta foi endereçada a líderes estaduais da área de educação e formuladores de políticas. A iniciativa também deu início à campanha nacional Unlock8, promovida por Code.org e CSforALL para estimular políticas que garantam que essas competências a todos os alunos.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • IA alimentícia A indústria de alimentos tem enfrentado inúmeros desafios nos últimos tempos, desde guerra tarifária até problemas na cadeia de suprimentos. Para a startup chilena NotCo, isso não é problema. Há uma década, usa uma plataforma proprietária de desenvolvimento de produtos orientada por IA batizada de Giuseppe, treinada para tratar desde processos industriais de produção de alimentos, composição molecular de mais de 8.000 ingredientes até avaliações de produtos e comentários em mídias sociais. A IA permite definir possíveis restrições já no início do processo de formulação para que a NotCo não tenha surpresas pelo caminho.🍱

  • IA desafia artistas Usando Inteligência Artificial, pesquisadores descobriram que a obra-prima de Rafael, Madonna della Rosa, não foi pintada inteiramente pelo famoso artista renascentista. Ferramentas de IA foram treinadas para reconhecer o estilo de Raphael, analisando pinturas autênticas e observando aspectos como pinceladas, paleta de cores e sombreamento. O método, que tem um nível de precisão de 98%, identificou com sucesso três dos rostos na pintura, mas não conseguiu determinar quem pintou São José. 🎨🖌️

🌍 IA Global

🇧🇷🇦🇷🇲🇽🇨🇴🇵🇪 Soy latino-americano A rede de talentos Revelo, com sede em países na América Latina, registrou um aumento de 70% na demanda de talentos da região por parte de empresas dos Estados Unidos no ano passado. O crescimento é decorrência da maior integração dos profissionais latino-americanos em equipes globais de tecnologia, alimentada pela impacto da IA.

🇺🇸 Preocupação com energia O Google publicou um documento discutindo políticas para enfrentar desafios relacionados à infraestrutura energética nos Estados Unidos. Também anunciou uma iniciativa para treinar 130 mil eletricistas para apoiar a inovação no campo da IA, abordando lacunas tecnológicas e de capacitação que possam dificultar a transição do país para uma infraestrutura digital avançada.

🇦🇪 IA para crianças Os Emirados Árabes Unidos vão introduzir IA no currículo dos alunos das escolas públicas, do jardim de infância ao 12º ano, a partir do ano letivo 2025-2026. Os Estados Unidos tomaram medida semelhante por meio de uma ordem executiva recente assinada pelo presidente Trump em abril de 2025.

🔢 IA em números


Nikolay Savinov, cientista do Google DeepMind, vislumbra um futuro próximo em que a sistemas de programação apoiados por IA se tornarão sobre-humanos com a ajuda de janelas de contexto muito maiores, na casa dos milhões de tokens. Janela de contexto é o tamanho da entrada que um modelo de IA é capaz de processar de uma só vez.

AI_TOOLKIT

🛠 Ferramentas

  • Ithy é um assistente de pesquisa que resume informações de vários chatbots.

  • Conveo conduz pesquisas qualitativas e analisa entrevistas por voz e vídeo moderadas por IA.

  • Napkin transforma texto em elementos visuais.

  • Twelvelabs busca, analisa, remixa trechos de vídeo usando IA que pode “raciocinar” sobre o conteúdo.

📚 Mais recursos

  • A pesquisa mundial EY AI Sentiment Index 2025 mediu como as pessoas se sentem em relação à IA com base em quatro critérios: conforto para usar a tecnologia, impacto percebido na vida pessoal, impacto percebido no país e entusiasmo com o futuro da IA. Foram entrevistadas 15.000 pessoas de 15 países. Veja os principais resultados aqui.

  • David Sacks, o czar da IA e cripto na Casa Branca, prevê que o desempenho da Inteligência Artificial pode aumentar cerca de um milhão de vezes até 2029. Atribui esse crescimento exponencial ao progresso simultâneo nas áreas de algoritmos, hardware de chips e infraestrutura computacional.

 AI_FLASH_NEWS

  • A China está usando o modelo da DeepSeek em atividades de P&D para criar aviões de guerra mais avançados.

  • O Google, sob a holding Alphabet, lançou uma iniciativa para produção de filmes e TV chamada 100 Zeros que vai promover as tecnologias da empresa, entre elas Inteligência Artificial.

  • O programa AI for Science da Anthropic vai apoiar pesquisadores, em especial, nas áreas de biologia e ciências da vida, com até US$ 20.000 em créditos para uso da API ao longo de seis meses.

  • A DigAí venceu a competição PITCH do Web Summit Rio 2025 com uma plataforma de IA conversacional para empresas. A startup superou milhares de concorrentes de várias partes do mundo.

  • O Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos já garantiu proteção a mais de mil obras com algum nível de material gerado por IA. No entanto, obras só têm esses direitos autorais garantidos em circunstâncias específicas.

  • Palantir Technologies, xAI e TWG Global se uniram levar Inteligência Artificial para o setor financeiro. Serão oferecidas soluções ​e fáceis de implantar, entre elas estruturas de governança e agentes de IA ajustados e modulares.

  • O novo IBM LinuxONE Emperor 5 é um servidor voltado para aplicações Linux com foco em aceleração de IA para cargas de trabalho críticas, segurança e eficiência de custo.

  • A Anthropic está oferecendo a funcionários a recompra de até 20% de suas ações, limitada a US$ 2 milhões cada. 💰💰💰

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊