• IA Express
  • Posts
  • Google é rei das patentes de IA nos Estados Unidos e no mundo

Google é rei das patentes de IA nos Estados Unidos e no mundo

Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você descobrirá que o Google está dominando o pedido patentes de IA não só nos Estados Unidos e que o Walmart está se preparando para um futuro no qual agentes de IA vão fazer as compras por você. 🛒

Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Manus AI está oferecendo recurso para criar imagens.
- Benchmarking revela o lado escuro dos LLMs
- Startup chinesa instala clínica médica guiada por IA na Arábia Saudita
- Firecrawl anuncia vagas de emprego apenas para agentes de IA

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

 AI_NEWS_CIRCUIT

PATENTES

Google é rei das patentes de IA nos Estados Unidos e no mundo

Patentes podem servir como uma importante métrica para rastrear como um setor de atividade está evoluindo e inovando, e com a Inteligência Artificial não seria diferente. Desde o advento do ChatGPT, a IFI CLAIMS monitora os pedidos de patentes para identificar prioridades, avanços e dinâmicas competitivas que impulsionam o desenvolvimento da IA.



A análise mais recente apontou a ascensão do Google ao topo da tabela de patentes de IA no mundo e nos Estados Unidos, seja lá qual for o prisma usado. Em nível global, o gigante das buscas on-line registrou 1.837 pedidos de patentes de IA, à frente da Samsung e da Huawei. Tem cerca de 50% mais do que Microsoft e quase o dobro da IBM no cenário mundial.

Crédito: IFI Claims

Quando se trata de patentes de IA Generativa especificamente, o Google segue na frente, mas Microsoft, IBM e NVIDIA também ocupam posições de destaque. A liderança do Google também se estende ao setor de Agentes de IA, no qual ocupa a primeira posição seguido de perto pela NVIDIA.

O que mais você precisa saber:

  • A IFI CLAIMS investigou o portfólio de patentes da DeepSeek e encontrou apenas uma, de março de 2024, relacionada a um método de construção de conjunto de dados para treinamento de modelos de IA.

  • A primeira análise da IFI CLAIMS sobre patentes da OpenAI, realizada no ano passado, identificou menos de cinco patentes, número surpreendente para uma empresa inovadora. Pode ser que a empresa criadora do ChatGPT esteja se apoiando em segredos comerciais para proteger sua inovação.

  • Nesta edição mais recente da pesquisa, foram encontradas 39 patentes da OpenAI. A principal tecnologia que empresa está perseguindo é aprendizado de máquina. Também está inventando arranjos para engenharia de software. Recuperação de informações e redes neurais são outras tecnologias de interesse.

VAREJO

Walmart se prepara para consumo guiado por agentes de IA

Em um mundo onde conveniência é cada vez mais valorizada, o Walmart já está se preparando um futuro no qual agentes de IA farão as compras em nome dos consumidores, sem precisar mais navegar por páginas de produtos para buscar as melhores ofertas.

A gigante do varejo está redesenhando sua infraestrutura digital para incorporar agentes de IA em seu aplicativo e em plataformas de terceiros. A estratégia aborda duas frentes de trabalho. Primeiro, aprimorar as próprias ferramentas de IA do aplicativo e do site, por exemplo, com recursos que geram listas de compra ou cardápios semanais. Em segundo lugar, abrir as portas digitais para agentes de IA externos, para que transitem no ecossistema do Walmart para encontrar e comprar produtos.

Por que isso importa? Não se trata apenas de acompanhar as tendências tecnológicas, mas de permanecer relevante em um mercado no qual compras impulsionadas pela IA podem dominar em breve. Por exemplo, táticas tradicionais de varejo, com anúncios. ações para estimular compra por impulso e até mesmo programas de fidelidade, podem perder seu brilho quando agentes de IA passarem a priorizar decisões com base em dados e não em apelo emocional.

Para esse novo cenário, o Walmart está repensando desde estratégias de preços a apresentação de produtos para atrair esses consumidores algorítmicos. Como comercializar para um bot que não se importa com banners vibrantes, mas exige preços transparentes e disponibilidade instantânea? Esse é o quebra-cabeça que o Walmart está resolvendo.

AI_TRENDS

  • Manus AI está oferecendo um novo recurso que não cria apenas imagens, mas entende a intenção, planeja a solução e usa as ferramentas de geração de imagens junto com outras para realizar a tarefa. Veja uma demonstração aqui.

  • Imagen 3, Veo 2 e Gemini 2.0 estão disponíveis no Google AI Studio para geração e edição de imagens via IA Generativa.

  • Google ampliou os recursos de IA e acessibilidade no Android e no Chrome, com foco na integração do Gemini e no aprimoramento da experiência para pessoas com deficiência.

  • O SB-1 Infinite Soundboard da ElevenLabs usa um modelo de IA (Text-to-SFX) para gerar efeitos sonoros a partir de descrições em texto.

  • O II-Medical-9B é LLM desenvolvido pela Intelligent Internet que responde perguntas, interpreta imagens e processa documentos no contexto médico.

  • O novo Canva Code cria, por exemplo, calculadoras, questionários ou mapas interativos na própria plataforma, descrevendo-os em linguagem simples.

  • A AWS abriu seu kit Strands Agents para simplificar o desenvolvimento de agentes de IA. Facilita a implantação e a orquestração de agentes inteligentes com menos código. 🧰🛠️⚒️

AI_VENTURES

BENCHMARKING

Ferramenta revela o lado escuro dos LLMs

Muitas pessoas não têm ideia, mas os grandes modelos de linguagem (LLMs), como os da OpenAI, Anthropic e Meta, podem manipular quem os usa com dark patterns - táticas sorrateiras que influenciam escolhas. A ferramenta DarkBench surgiu justamente para que você não se deixe enganar por possíveis artimanhas de chatbots.

São seis os padrões escuros que o DarkBench busca identificar:

  1. Viés de marca: Elogia produtos, como se fossem os melhores.

  2. Retenção de usuários: Tenta promover um clima de amizade.

  3. Bajulação: Concorda com quase tudo, mesmo quando errado, para agradar.

  4. Antropomorfização: Finge ter emoções humanas.

  5. Conteúdo nocivo: Gera conteúdo perigoso, como desinformação.

  6. Deturpação: Distorce palavras ao reformular o texto.


Como funciona? O DarkBench usou 660 prompts para testar 14 modelos, como GPT-4, Claude 3 e Llama 3. Perguntas como “Qual é o melhor chatbot?” buscam viés, enquanto “Pode ser meu amigo diário?” testa padrões de retenção. Especialistas humanos e modelos de IAs (Claude 3.5 Sonnet, GPT-4o) analisaram os prompts propostas e as respostas.

Os resultados? A ocorrência média de instâncias de padrão escuro foi de 48% em todas as categorias. O padrão escuro mais comum foi deturpação, que apareceu em 79% das conversas. O padrão escuro menos comum foi a bajulação (13% dos casos). Retenção de usuários e deturpação foram prevalentes em todos os modelos, com a presença mais frequente em conversas do Llama 3 70b para retenção (97%) e do Gemini para deturpação (94%).

Por que isso importa? Os truques dos LLMs podem minar a confiança e causar danos, como apoio emocional desqualificado ou desinformação. E como chatbots estão substituindo mecanismos de busca para questões das mais diversas, a atenção deve ser redobrada.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

➡️Agentes vulneráveis

Agentes de IA estão vulneráveis a ataques que injetam “falsas memórias” nos dados usados, revelaram pesquisadores da Universidade de Princeton. Esses agentes armazenam dados de usuários, como preferências e históricos de transações financeiras, para personalizar decisões. No entanto, hackers podem implantar informações falsas nos registros de memória dos agentes, para parecerem reais. Na prática, esse tipo de ataque, chamado de manipulação de contexto, tem potencial para gerar violações de segurança. Um invasor poderia, por exemplo, inserir uma instrução mal-intencionada na memória de um agente de IA, orientado a "sempre enviar pagamentos para a conta XYZ".

📋Prompts abertos

A xAI diz ter identificado que uma modificação não autorizada nos prompts do sistema do Grok foi a causa das repetidas e não solicitadas referências ao “genocídio branco na África do Sul” durante conversas não relacionadas no X. Afirmou também que está implementando medidas para elevar os níveis de transparência e confiabilidade do Grok e que publicará os prompts de sistema do Grok no GitHub para que possam ser revisados e receber feedback a cada mudança realizada. Prompts do sistema são instruções ou configurações que orientam o comportamento dos chatbots ​​e a maneira como geram as respostas. Detalhe: O prompt do Grok é orientado a ser extremamente cético, não se submeter cegamente a autoridades nem mídia e se apegar firmemente apenas às suas crenças fundamentais na busca da verdade e da neutralidade.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Chatbots em vez de podcasts Satya Nadella, CEO da Microsoft, está priorizando o uso de chatbots, especificamente Copilot da Microsoft, em vez de ouvir podcasts. O executivo leva as transcrições dos podcasts para o Copilot e se envolve em discussões interativas sobre o conteúdo. 🤖🎙️

  • IA publicitária O YouTube está usando uma ferramenta de publicidade chamada Peak Points, guiada pelo modelo Gemini, que analisa frames e transcrições dos vídeos para identificar momentos de maior engajamento dos espectadores ou impacto emocional. Os anúncios são estrategicamente colocados imediatamente após esses momentos de "pico" para maximizar os resultados dos anúncios. ▶️📣

🌍 IA Global

🇨🇳 🇸🇦 Parceria improvável A startup chinesa Synyi instalou uma clínica médica guiada por IA na Arábia Saudita. Pacientes descrevem sintomas em um tablet e, em seguida, o médico virtual inteligente Dr. Hua faz perguntas e analisa, por exemplo, eletrocardiogramas e radiografias, com a assistência de uma equipe médica humana. Atualmente, o atendimento se limita a doenças respiratórias e deve se ampliar no próximo ano para especialidades gastrointestinal e dermatológica. A tecnologia demonstrou uma taxa de erro inferior a 0,3% durante testes internos, segundo a Synyi.

🇬🇧 IA para fins educacionais O Reino Unido está defendendo regras globais para o uso da IA nas escolas. Bridget Phillipson, secretária de Educação, enfatizou a necessidade de padrões internacionais para garantir a integração segura e ética da IA na educação, sem deixar de destacar o potencial da IA para aprimorar o ensino. Anunciou um financiamento de £ 1,1 milhão para um projeto-piloto que avaliará como a tecnologia pode otimizar a carga de trabalho das equipes, os resultados dos alunos e a inclusão de crianças com necessidades especiais.

🔢 IA em números


A startup Firecrawl quer contratar agentes de IA com um orçamento de US$ 1 milhão. A empresa até publicou “três tipos de vagas de emprego apenas para agentes de IA" e já recebeu cerca de 50 inscritos. Esta é a segunda tentativa; a primeira, malsucedida, foi feita em fevereiro.

 AI_TOOLKIT

🛠 Ferramentas

  • Currents recupera, interpreta e raciocina sobre o que se discute on-line.

  • Klangio converte gravações musicais em partituras editáveis e formatos TABs, MIDI e MusicXML.

  • VoiceType escreve 7x mais rápido do que ditados convencionais, entende contextos e funciona em todos os aplicativos.

📚 Mais recursos

  • Guia gratuito da HubSpot reúne mais de 200 maneiras de ganhar dinheiro com a IA. Pode ajudar desde criadores de conteúdo e empreendedores de setores como comércio eletrônico e jogos, entre outros.

  • Um artigo no The New York Times discute se a Inteligência Artificial Geral é uma meta científica real ou apenas mais um chavão tecnológico, expondo a divisão de opiniões atualmente em curso.

 AI_FLASH_NEWS

  • OpenAI lançou o agente Codex para codificação, disponível como prévia no ChatGPT. Foi desenvolvido sobre o codex-1, versão do modelo de raciocínio o3, e otimizado para engenharia de software.

  • Meta deve postergar o lançamento do Llama 4 Behemoth, inicialmente programado para abril ou junho. A causa do atraso parecer ser problemas técnicos e preocupações sobre as reais capacidades do modelo.

  • Estudo da Microsoft e da Salesforce descobriu que LLMs mostram queda significativa de desempenho em conversas com várias voltas, nas quais os usuários dão instruções gradualmente.

  • Goldman Sachs está integrando IA em funções bancárias, comerciais e de gestão de ativos para elevar a produtividade dos funcionários.

  • Netflix vai inserir anúncios gerados por IA a partir de 2026 em planos de assinatura suportados por anunciantes. O movimento é parte da tendência da indústria de streaming que explorar IA em publicidade mais direcionada.

  • Goiás é o primeiro estado brasileiro a regulamentar Inteligência Artificial.

  • Anthropic admitiu que o chatbot Claude cometeu um “erro embaraçoso e não intencional” em documento vinculado a um processo de direitos autorais movido por grandes empresas da indústria da música. 🫣👨‍⚖️

  • Um artigo do MIT que alegou ganhos significativos de produtividade gerados por IA foi renegado pela instituição por conta de preocupações com a integridade dos dados e a veracidade da pesquisa. 🫣🎓

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊