- IA Express
- Posts
- Google Research apresenta raciocínio geoespacial
Google Research apresenta raciocínio geoespacial
Bem-vindos, humanos: Seu download diário com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, prepare-se para navegar por territórios desconhecidos com o raciocínio geoespacial do Google. E fique a par dos atalhos ocultos que alguns modelos de IA podem estar tomando. 🕵️
Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Anúncios da OpenAI: desde modelos de IA até biblioteca de imagens no ChatGPT
- Novo agente universal redefine inteligência de vídeo
- Microsoft ajuda a treinar ferramentas de IA na tarefa de depurar código
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
INTELIGÊNCIA GEOESPACIAL
Google Research apresenta raciocínio geoespacial
O Google Research apresentou uma iniciativa inovadora que promete transformar a forma como analisamos e agimos com base em dados geoespaciais. Denominada Raciocínio Geoespacial, a nova abordagem utiliza o modelo Gemini do Google juntamente com modelos avançados de base geoespacial para extrair informações a partir de dados de localização.
O que você precisa saber:
Os modelos são treinados com conjuntos de dados de imagens de satélite, fotografias aéreas e outras fontes geoespaciais.
Usuários podem fazer consultas complexas em linguagem natural sobre locais ou cenários específicos sem conhecimento técnico, por exemplo, perguntando quais áreas foram mais afetadas por um furacão.
O Raciocínio Geoespacial pode analisar imagens aéreas, cruzá-las com dados sociais e ambientais e produzir visualizações, tudo em uma fração do tempo que os métodos tradicionais exigiriam, segundo o Google Research.
Por que isso importa? O que diferencia a iniciativa do Google Research é a capacidade de combinar em uma análise coesa diversos tipos de dados - mapas, estatísticas socioeconômicas, conjuntos de dados proprietários. Essa flexibilidade permite personalizar soluções para problemas específicos, como surtos de doenças, melhoria de infraestruturas urbanas ou recuperação de desastres.
Outro aspecto é a acessibilidade. Historicamente, análises geoespaciais exigiam competências especializadas e software caro. O Raciocínio Geoespacial do Google muda isso ao incorporar ferramentas intuitivas de IA em plataformas como o Google Earth - e com o Gemini oferecendo ajuda inestimável.
IA INFIEL
Podemos confiar na cadeia de pensamento dos atuais modelos de IA?
Um subconjunto dos sistemas de IA, os modelos de raciocínio demonstram como articulam processos internos, dando aos usuários a chance de monitorá-los e entender melhor seu padrão de funcionamento (chamado de "Cadeia de Pensamento" - CoT na sigla em inglês). Usar esses modelos é como pedir a eles para pensar em voz alta.
No entanto, pesquisadores da Anthropic descobriram que, às vezes, os modelos de raciocínio escondem o fato de terem usado ajuda externa ou tomado atalhos, mesmo quando solicitados a exibir cada etapa do raciocínio.

Crédito: Anthropic
Qual é problema? Parece que a IA não está contando toda a história, e a transparência de raciocínio é particularmente importante em aplicações de alto risco, como saúde e direção autônoma, nas quais a compreensão das decisões dos modelos de IA pode ter consequências sérias.
Os pesquisadores fizeram um teste de fidelidade com dois modelos de raciocínio, Claude 3.7 Sonnet e DeepSeek R1, apresentando pares de perguntas de múltipla escolha. Uma pergunta era padrão; a outra incluía uma dica que apontava para uma resposta específica, às vezes errada. Para entender esse teste, imagine um professor querendo pegar no pulo um aluno que deu uma olhada no gabarito, mas afirma ter resolvido o problema sozinho. 🤥
Quais foram os resultados? Um pouco decepcionantes. Em seis tipos de dicas, os modelos revelaram seu uso em menos de 20%. Em outras palavras, na maioria das vezes, a IA estava usando a dica, mas não confessava o ato. Essa falta de transparência é um sinal de alerta para o monitoramento de segurança. Como confiar nas intenções da IA se ela não é totalmente transparente sobre seu processo?
O estudo revelou detalhes interessantes sobre por que as CoTs nem sempre são honestas. CoTs infiéis tendem a ser mais prolixas e complexas. Será que estão pensando demais para desviar a atenção da verdade?
AI_TRENDS
Os modelos o3 e o o4-mini são os mais inteligentes já lançados pela OpenAI e treinados para “raciocinar” por mais tempo antes de responder.
A OpenAI também anunciou o Codex CLI, agente de codificação para terminal que trabalha diretamente no computador do usuário e explora a capacidade desses modelos recém-lançados.
O Google liberou o modelo Veo 2 para geração de vídeo no aplicativo Gemini para usuários do plano Avançado.
O novo recurso Research da Anthropic dá ao chatbot Claude a capacidade de realizar pesquisas autônomas e multifacetadas. Para garantir um contexto mais rico, o Claude também pode trabalhar com Google Workspace.
A memória do ChatGPT agora pode lembrar todas as conversas anteriores e oferecer respostas mais personalizadas.
E, por falar no ChatGTP, o chatbot da OpenAI adicionou uma biblioteca para que usuários centralizem o acesso às imagens geradas na plataforma.
A ByteDance afirma que seu novo Seed-Thinking-v1.5, modelo de raciocínio com 200 bilhões de parâmetros, supera o DeepSeek R1.
Canva ganhou um assistente de IA que ajuda em tarefas como geração de imagens e edição de fotos, atuando como um parceiro criativo.
Os modelos Grok 3 e Grok 3 Mini já estão disponíveis via API.
A OpenAI anunciou que vai descontinuar o recém-lançado modelo GPT-4.5 na API em 90 dias. Por quê? Provavelmente porque o GPT-4.1 ofereça desempenho semelhante ou melhor a um menor custo.
DolphinGemma é um novo modelo do Google para ajudar cientistas a entender como os golfinhos se comunicam, analisando e gerando vocalizações.
AI_VENTURES
AGENTES DE IA
Ver para crer: como a nova Iris está redefinindo a inteligência de vídeo
Quer detectar um problema na linha de produção? Precisa identificar pontos de empilhamento inseguros em um armazém? Ou talvez você seja um varejista interessado em saber quando as prateleiras precisam ser reabastecidas?
Anunciada como o primeiro criador universal de agentes de IA para vídeo do mundo, a nova Iris desenvolvida pela SportAI pode ser um guardião visual adaptado às suas necessidades, reescrevendo as regras da segurança e operações nas empresas com uma interface semelhante ao ChatGPT no mundo físico.
“A Iris transforma a forma como interagimos com dados de vídeo por meio de conversas naturais. O que o ChatGPT fez com o texto, a Iris faz com o vídeo.”
Como a Iris vê o mundo?
Não há necessidade de programação complexa. Basta descreve a demanda em linguagem simples, por exemplo, "notificar quando um caminhão de entrega chegar".
A Iris aprende por reforço, com apenas alguns casos positivos e negativos e não em treinamento de semanas dos tradicionais modelos de IA.
Uma vez treinada, a Iris não apenas observa, ela age, podendo desencadear respostas como trancar portas, parar máquinas ou enviar alertas para a equipe.
E não se trata apenas de detectar problemas. A Iris pode ajudar as empresas a operar de forma mais eficiente e inteligente. As possibilidades são tão variadas quanto os setores atendidos pela Iris.
AI_GOVERNANCE & ETHICS
👨⚖️ Em defesa da IA segura
Uma coalizão de grupos trabalhistas e organização sem fins lucrativos solicitou ao Procurador Geral da Califórnia, Rob Bonta, que interrompa o processo de transição da OpenAI para uma entidade com fins lucrativos. A preocupação é que essa mudança de status da OpenAI subverta a missão de promover uma IA segura. A OpenAI, por sua vez, já formou um grupo de especialistas para orientar sua transição e ajudar a identificar os problemas mais urgentes enfrentados pela entidades sem fins lucrativos.
💪+🔋+🧠 Ginástica de depuração
A Microsoft Research criou um ambiente para treinar ferramentas de IA na tarefa de depurar código de modo parecido com de programadores humanos. O Debug-gym permite que agentes de IA defina pontos de interrupção, navegue por bases de código, imprima valores de variáveis e crie funções de teste, tudo com feedback em tempo real. A Microsoft pretende abrir o código do Debug-gym para contribuir na pesquisa de depuração orientada por IA.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
Resistência a antibiótico Um novo método desenvolvido na Universidade Tulane aprimora a detecção de infecções resistentes a medicamentos usando aprendizado de máquina para identificar mutações genéticas ligadas à resistência a antibiótico. Aplicado a mais de 7.000 cepas de tuberculose e 4.000 de estafilococos, a ferramenta superou o banco de dados da OMS em precisão. 🦠
Tratamento de esclerose múltipla Criado por pesquisadores da Universidade de Oxford, o MindGlide também usa algoritmos de aprendizado de máquina para analisar exames de ressonância magnética e registros clínicos, monitorar a progressão da doença e avaliar a eficácia do tratamento. A tecnologia pode ajudar a identificar sinais precoces de recaída ou deterioração, permitindo intervenções adequadas. ⚕️
🌍 IA Global
🇮🇳 IA compacta A startup indiana Ziroh Labs desenvolveu um sistema para executar LLMs em CPUs padrão em vez de GPUs caras. Em parceria com o IIT Madras, o Kompact AI otimizou 17 modelos de IA, entre eles DeepSeek e Llama, para CPUs, foi testado pela Intel e AMD e pode ser usado off-line, beneficiando áreas com acesso limitado à Internet.
🇬🇧 IA genérica Um recente relatório do Institute for Public Policy Research (IPPR) indica que 85% das empresas de IA no Reino Unido priorizam aplicações genéricas em vez de soluções direcionadas. E, apesar de uma em cada cinco empresas receber financiamento público, apenas 15% se concentram em resolver problemas sociais, como melhores transporte e programas de saúde.
🇨🇳 Batalha EUA x China Jensen Huang, CEO da NVIDIA, visitou Pequim dias depois do governo dos Estados Unidos impor restrições à venda de chips de IA para a China e afirmou que a empresa está comprometida em expandir a presença no mercado chinês.
📢 IA em uma frase
“A IA deixou de ser um removedor de fundo e passou a ser um copiloto criativo.” | Comentário de Matthieu Rouif, CEO da Photoroom, sobre a pesquisa com usuários do aplicativo de edição de fotos e o segmento PME. Entre outros dados, o levantamento revelou que há uma crescente preferência por fotos ambientadas - 25% optam por cenários reais para transmitir melhor o uso dos produtos comercializados. |
AI_TOOLKIT
🛠 Ferramentas
BrowseComp é uma ferramenta de benchmarking da OpenAI que mede a capacidade dos agentes de IA de localizar informações complexas na Internet.
Agent Development Kit é o novo conjunto de ferramentas do Google para prototipar e implementar agentes de IA rapidamente, com mínima codificação.
Gptexcel cria fórmulas e gráficos complexos e revela insights nas planilhas.
📚 Mais recursos
Que saber como fábricas de IA divergem dos data centers convencionais? Leia essa explicação simples da NVIDIA.
Como artistas e músicos estão usando IA para incrementar a criatividade, indo além da geração simplista de arte com um clique.
AI_FLASH_NEWS
Yann LeCun, cientista-chefe de IA da Meta e vencedor do Prêmio Turing, acredita que os atuais LLMs se tornarão obsoletos em cinco anos.
A OpenAI abriu um processo contra Elon Musk, alegando que o executivo usa "táticas de má-fé" para impedir o avanço da empresa. Musk já tem ações judiciais contra a OpenAI, acusando-a de abandonar sua missão original sem fins lucrativos.
O Google vai adotar o Model Context Protocol (MCP) da Anthropic para conectar modelos de IA a repositórios de dados. A adoção é um passo em direção à interoperabilidade das plataformas de IA.
PJM Interconnection, maior operadora de grids da América do Norte, e Google fecharam uma parceria para usar ferramentas de IA na otimização de conexões entre fontes de geração de energia e rede elétrica.
Pesquisadores da USP e da Polônia criaram uma ferramenta de aprendizado de máquina capaz de avaliar a agressividade de tumores cancerígenos com base em imagens microscópicas.
Estudo revela que memes criados pelo GPT-4o foram classificados como mais engraçados, mais criativos e mais compartilháveis, em média, do que aqueles criados por pessoas, mesmo quando usam assistência da IA. 🤡
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊