- IA Express
- Posts
- IA é destruidora de empregos? Estudo global da PwC dá a resposta
IA é destruidora de empregos? Estudo global da PwC dá a resposta
Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você descobrirá se a IA é destruidora de empregos ou catalisadora de oportunidades no mercado de trabalho. Também verá como os cintos de segurança estão se tornando mais inteligentes. 🧑💼 🎽
Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Adobe lançou versão beta do Photoshop para Android com ferramentas de IA
- Dispositivo guiado por IA replica a função do olhos com alta precisão
- OpenAI quer que conversas com chatbots sejam tratadas como confidenciais
- Ferramenta de IA edita podcasts na pós-produção
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
MERCADO DE TRABALHO
IA é destruidora de empregos? Estudo global da PwC dá a resposta
Novo relatório The Fearless Future: 2025 Global AI Jobs Barometer elaborado pela consultoria PwC revelou que a IA não tem sido uma destruidora de empregos que muitos temiam. Em vez disso, está gerando importantes ganhos em produtividade e crescimento salarial, além de transformar a força de trabalho com novas oportunidades para aqueles que dispõem das habilidades certas.
O estudo se baseou na análise de quase um bilhão de anúncios de emprego e milhares de relatórios financeiros da PwC em seis continentes e pintou um quadro surpreendentemente otimista sobre os impactos da IA no mercado de trabalho. O que você precisa saber:
Uma das descobertas mais impressionantes foi o aumento significativo da produtividade em setores altamente expostos à IA - aqueles cujo modelo de negócios, processos ou força de trabalho são afetados significativamente pelo uso da IA. Esses segmentos tiveram crescimento três vezes maior na receita por funcionário comparado com os menos expostos.
O relatório também descobriu que os salários estão crescendo duas vezes mais rápido nos setores mais expostos à IA. Além disso, profissionais com competências específicas em IA tiveram um aumento salarial médio de 56%, salto importante em relação a 25% no ano anterior.
Ao contrário dos temores de desemprego em massa, o relatório mostra que o número de vagas está crescendo em quase todas as ocupações com exposição à IA, inclusive as consideradas altamente automatizadas.
No entanto, a natureza do trabalho está mudando rapidamente - habilidades exigidas em funções expostas à IA estão evoluindo 66% mais rápido do que em outros empregos.

Crédito: PwC
Esse "terremoto de habilidades" destaca a necessidade de adaptação e aprendizagem contínuas. Curiosamente, com a maior demanda por novas habilidades, a ênfase em graduação formal parece estar diminuindo, particularmente em campos relacionados à IA. Isso sugere um reconhecimento crescente de que competências práticas e adaptabilidade têm sido mais importantes do que qualificações tradicionais.
Em tempo: O estudo traz uma análise específica sobre o mercado de trabalho no Brasil. Vale a pena conferir aqui.
AI_TRENDS
Google começou a testar publicamente o recurso Search Live no AI Mode que permite manter conversas por voz em tempo real durante as pesquisas.
OpenAI liberou novos recursos no ChatGPT para elevar a produtividade das empresas, entre eles conectores para Google Drive, Dropbox, OneDrive, MCP e mais, além de transcrição e resumo de reuniões.
Adobe lançou uma versão beta do Photoshop para Android seguindo o lançamento para iOS. O app oferece muitos recursos de edição presentes na versão para desktop, inclusive ferramentas de IA Generativa.
Hugging Face apresentou o modelo SmolVLA (Vision-Language-Action) para robótica, tão eficiente e compacto que pode ser executado em hardware simples, como uma única GPU de consumo.
Você já pode testar a versão preview mais recente do Gemini 2.5 Pro, antes da disponibilidade geral da versão estável em algumas semanas. Esse é o modelo mais inteligente do Google.
Eleven v3 é o modelo mais avançado da ElevenLabs que transforma texto em fala, com melhorias em profundidade emocional e capacidade multilíngue.
As GPUs Blackwell da NVIDIA bateram novo recorde no benchmarking MLPerf Training v5.0, destacando-se em todas as tarefas, como treinamento de LLMs, sistemas de recomendação e detecção de objetos.
Anthropic agora tem um conjunto de modelos de IA projetados exclusivamente para agências de defesa e inteligência dos Estados Unidos, o Claude Gov. 🏛 🪖
AI_VENTURES
AUTOMÓVEIS
Cintos de segurança também estão mais inteligentes
A Volvo, montadora sinônimo de segurança desde a introdução do cinto de três pontas, está mais uma vez revolucionando com um modelo multiadaptável. Com estreia prevista no SUV elétrico Volvo EX60 em 2026, esse cinto de segurança inteligente usa IA e dados de sensores em tempo real para personalizar o sistema de proteção para cada ocupante.
Como funciona? Diferentemente dos modelos tradicionais com três perfis de limitação de carga, o cinto de segurança multiadaptável da Volvo possui onze perfis, permitindo ajustes finos com base em características como altura, peso, forma do corpo e posição do banco do ocupante.
| ![]() |
Por exemplo, em um acidente grave, um ocupante maior pode receber uma carga mais elevada para minimizar os riscos de lesões na cabeça, enquanto um ocupante menor em uma colisão mais suave experimentaria uma carga mais leve para reduzir a chance de fraturas de costelas.
Um porta-voz confirmou ao site CarandDriver que, embora a Volvo tenha liderado o desenvolvimento do novo cinto, a patente da tecnologia é de propriedade conjunta com a ZF Lifetec.
AI_GOVERNANCE & ETHICS
😠IA para o mal
Um relatório recente da OpenAI detalha esforços para combater o uso indevido das tecnologias de IA, em particular, o ChatGPT, em 10 campanhas mal-intencionadas originadas em seis países: China, Rússia, Coreia do Norte, Irã, Camboja e Filipinas. Essas campanhas envolveram atividades como desenvolvimento de malware, elaboração de currículos falsos para aplicação em golpes e disseminação de propaganda pró-China em plataformas de mídia social.
📝 Dados proprietários
A plataforma X atualizou o contrato com desenvolvedores para explicitamente proibir terceiros de usar seu conteúdo para treinar modelos de IA. A atualização aparece na seção "Engenharia Reversa e outras Restrições" e informa que desenvolvedores "não devem tentar usar a X API ou o X Content para ajustar ou treinar modelos. A mudança vem na esteira da aquisição do X pela xAI, ambas empresas de Elon Musk. É natural que xAI, desenvolvedora do modelo Grok, não queira dar de bandeja aos concorrentes acesso aos ricos volumes de dados gerados na plataforma X.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
Olhos guiados por IA Um novo dispositivo guiado por IA replica a função do olhos humanos com 82% de precisão, imitando a forma como as sinapses biológicas reagem a estímulos visuais. E tem mais, funciona completamente com luz solar, ao contrário de sistemas convencionais de visão de máquina que exigem energia e capacidade de processamento significativa. Entre as possíveis aplicações dessa inovação estão sensores ópticos para veículos autônomos e sensores biométricos para uso médico, para citar apenas algumas. 👀 ♻️
Previsão mais apurada A FDA, equivalente à ANS brasileira, concedeu a primeira autorização para uso de uma ferramenta de IA que prevê o risco de mulheres desenvolverem câncer de mama em cinco anos usando apenas mamografias de rotina. Modelos tradicionais costumam depender de fatores como idade e história familiar, enquanto a Clairity Breast analisa características sutis em imagens de mamografias não são visíveis a olho nu, mas que estão relacionados com risco futuro. 🩺
🌍 IA Global
🇬🇧 Julgando advogados Uma juíza da Suprema Corte Britânica alertou que apresentar material falso como se fosse genuíno poderia ser considerado desacato ao tribunal ou, em casos mais notórios, perversão do curso da justiça, o que acarretaria até uma sentença máxima de prisão perpétua. A juíza Victoria Sharp citou alguns casos recentes - em um processo de US$ 120 milhões envolvendo o Banco Nacional do Qatar, um advogado citou 18 casos inexistentes. O cliente assumiu a responsabilidade pelo uso de ferramentas de IA sem verificação; outra advogada negou o uso de IA, mas não conseguiu explicar citações falsas. Ambos foram encaminhados aos órgãos reguladores, mas não enfrentaram sanções.
🇺🇸 Conversas particulares com chatbots Sam Altman, CEO da OpenAI, está pedindo a criação de privilégios na área de IA, conceito legal que trataria conversas com sistemas de IA como confidenciais, semelhantes às dos advogados com clientes ou dos médicos com pacientes. A solicitação foi motivada por uma disputa legal envolvendo The New York Times e OpenAI, na qual o jornal alega que os modelos da OpenAI foram treinados usando artigos protegidos por direitos autorais. A publicação solicita a manutenção de todas as conversas do ChatGPT, inclusive aquelas excluídas por pedido do usuário, como parte das evidências do processo.
🔢 IA em números
![]() |
|
AI_TOOLKIT
🛠️Ferramentas
Cleanvoice edita podcasts na pós-produção, eliminado ruídos de fundo, pausas longas e sons indesejados provocados pela fala.
Watchdog usa IA para moderar conteúdo automaticamente, responder perguntas frequentes e gerenciar comunidades.
Onda é uma ferramenta de IA que transforma podcasts, músicas e audiolivros em notas e resumos que podem ser pesquisados. Apenas para dispositivos da Apple.
📚 Miscelânea
The Common Pile v0.1, da EleutherAI, é uma coleção de texto licenciado e de domínio público para treinar modelos de IA. Tem cerca de 8 terabytes e foi desenvolvido ao longo de dois anos em colaboração com startups de IA, entre elas Hugging Face, e instituições acadêmicas.
AI_FLASH_NEWS
IBM e Inclusive Brains estão trabalhando em colaboração para aprimorar a interface cérebro-máquina (BMI) usando IA, neurotecnologias e aprendizado de máquina quântico.
Colaboração entre Phonely, Maitai e Groq resultou em agentes de IA para suporte telefônico que são indistinguíveis da comunicação humana.
Anthropic está atraindo os principais engenheiros da OpenAI e do Google DeepMind, segundo dados do LinkedIn compilados pela SignalFire.
Christian Szegedy, cofundador da xAI, se juntou à Morph como cientista-chefe. A startup busca melhorar a qualidade de códigos gerados por IA.
OpenAI atingiu a marca de 3 milhões de usuários empresariais pagantes, acima dos 2 milhões relatados em fevereiro.
Foi lançado um teaser trailer para Beyond The Loop, a primeira série antológica gerada por IA do mundo com lançamento previsto para julho no YouTube e Vimeo. Entre os temas explorados, estão consciência e simulação.
Itaú Unibanco lançou seu primeiro agente de investimentos baseado em Inteligência Artificial Generativa inicialmente para 10 mil clientes. O alcance deverá ser expandido gradualmente ao longo dos próximos meses.
Perplexity integrou dados da Securities and Exchange Commission (SEC) em sua plataforma de pesquisa, tornando dados financeiros acessíveis sem a necessidade de assinaturas caras ou conhecimento especializado. 💰🧾
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊

