• IA Express
  • Posts
  • IA no Brasil: prioridade em alta, maturidade ainda incipiente

IA no Brasil: prioridade em alta, maturidade ainda incipiente

Bem-vindos, humanos: Seu download diário com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. No Brasil, grande parte das empresas já deu boas-vindas à IA, com os setores de tech e varejo puxando a fila. Lá fora, a NVIDIA dá um spoiler: a IA física vem aí, turbinando carros, robôs e muito mais. 🤖 

Porém isso não é tudo na IA Express de hoje:
- Microscopia holográfica e IA tornam diagnósticos mais rápidos e precisos
- Influência da IA nos mecanismos de busca
- Google Sheets mais inteligente com Gemini
- Ferramenta para encontrar passagens aéreas, considerando a variação dos preços

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

 AI_NEWS_CIRCUIT

RELATÓRIO

IA nas empresas do Brasil: prioridade em alta, maturidade ainda incipiente 

Produzido em parceria pela comunidade Data Hackers e a consultoria Bain & Company, o relatório State of Data 2024-2025 apresentou um panorama do mercado de profissionais de dados no Brasil entre outubro e dezembro de 2024.

O que os números mostraram quando o assunto é IA Generativa: 

  • 82,5% dos respondentes indicaram que suas empresas já estão trabalhando com IA, aumento em relação ao patamar de 70% registrado em 2023.

  • 24% consideram a IA Generativa uma prioridade corporativa, contra 13,5% no ano anterior, com destaque para os setores de tecnologia/digital (63,5%), serviços financeiros (55,8%) e varejo (54,9%).

  • A abordagem mais comum é o uso independente e descentralizado por colaboradores (63,6%), embora haja uma tendência de centralização da governança - esse percentual caiu em relação à parcela de 72,4% em 2023.

  • Os casos de uso priorizam melhorar produtos externos para clientes (34,9%) e internos para colaboradores (33,7%).

E por que algumas empresas ainda não adotaram a IA Generativa? Os principais entraves são a falta de compreensão dos casos de uso (31,7%), escassez de expertise ou recursos (30,5%), preocupações com segurança e privacidade (30,3%) e dados corporativos não adaptados (28%).

IA FÍSICA

O que veremos depois da era dos agentes de IA?

Ainda estamos vivendo a grande onda dos agentes de IA, com oportunidades na casa dos trilhões de dólares, porém, durante a recente conferência dos resultados financeiros da NVIDIA, Jensen Huang, CEO da empresa, deu dicas do que vem por aí.

A próxima fase da Inteligência será física. Depois dos agentes de IA, autônomos, capazes de raciocinar e agir por conta própria para atingir metas, a IA física estará mais integrada ao nosso mundo por meio de robótica, veículos autônomos, sistemas embarcadas e hardware avançado. Em poucas palavras, é a fusão da IA com sistemas físicos. 

A NVIDIA já colocou a mão na massa. Em janeiro passado durante a CES 2025, Huang apresentou o Cosmos, plataforma de “modelos de mundo” que simulam ambientes reais para treinar justamente sistemas de IA física. O Cosmos já está sendo adotado por empresas de robótica e fabricantes de veículos autônomos e também pelo Uber para explorar robotáxis.

E o que pode vir por aí: Durante o evento, Huang comparou os potenciais impactos da IA física aos gerados pelos grandes modelos de linguagem de IA Generativa. “O momento ChatGPT para a robótica geral está logo ali na esquina”, destacou ele, sugerindo que a IA física tem potencial para democratizar o acesso aos recursos sofisticado de IA da mesma forma como fizeram os LLMs.

 TREND_GPT

  • IA para pesquisa de mercado: O novo ARI da You.com é um agente de pesquisa alimentado por IA para uso profissional, gera relatórios em minutos, analisando mais de 400 fontes simultaneamente. Entre as ferramentas usadas pelo ARI estão raciocínio de cadeia de pensamento, verificação em tempo real, visualizações interativas e integração de dados empresariais. Será que o ARI vai pode transformar a maneira como as empresas realizam pesquisas de mercado?

  • Desabastecimento: Sam Altman, CEO da OpenAI, compartilhou recentemente nas redes sociais que a empresa está atualmente sem GPUs, o que pode se tornar um problema sério no cenário tecnológico de 2025. 🪫

  • Influência da IA nos mecanismos de busca: Um estudo da xfunnel.ai analisou padrões de citação em mecanismos de busca guiados, revelando diferenças na frequência de citação e tipos de fonte. Sites de terceiros são a fonte mais citada em todas as plataformas, seguidos por conteúdo gerado por usuários. Embora a IA prefira fontes de alta qualidade, conteúdo de nível médio também é citado regularmente, e cada plataforma mostra preferências distintas por fontes específicas geradas por usuários.

AI_VENTURES

SAÚDE

Combinação entre IA e holografia ajuda acelerar diagnósticos

Uma tecnologia desenvolvida pela Honeywell explora o poder da IA para tornar os diagnósticos mais rápidos e mais precisos usando microscopia holográfica .

O novo Digital Holographic Microscopy (DHM) permite detectar infecções no ponto de atendimento em tempo recorde e, com a integração de recursos inteligentes, pode classificar pequenas amostras biológicas de modo mais preciso. E qual é a mágica por trás dessa tecnologia?

  • A microscopia holográfica digital do DHM usa luz para criar imagens detalhadas de amostras microscópicas.

  • O componente de IA analisa essas imagens, identificando e categorizando vários elementos dentro das amostras.

  • Por exemplo, o DHM pode ler imagens do fluido de diálise de pacientes no local de atendimento usando um dispositivo portátil com laser, sensor de imagem e lâmina de microscópio descartável para gerar os resultados rapidamente.

Imagem: Honeywell

Por que isso importa: A nova tecnologia oferece vantagens sobre a microscopia convencional, pois tem design simples, portátil e fácil de usar em qualquer ambiente. Além disso, dispensa o envio das amostras aos laboratórios.

Ao usar algoritmos de aprendizado de máquina para diferenciar os tipos de células, elimina a necessidade de uso de coloração.

 AI_GOVERNANCE & ETHICS

Microsoft contra a IA criminosa

A Microsoft está lidando com uma rede global de cibercriminosos chamada Storm-2139 que explora IA Generativa para propósitos maliciosos. A Unidade de Crimes Digitais da abrindo processos judiciais e derrubando sites para interromper as operações. Membros do Storm-2139 exploravam credenciais de clientes para acessar ilegalmente contas com determinados serviços de IA. Em seguida, revendiam o acesso a outros agentes maliciosos para gerar conteúdo ilícito.

👨‍🔬 IA cientista no lugar de agente de IA

O pesquisador da área de deep learning Yoshua Bengio está defendendo a adoção de sistemas de 'IA cientista' para lidar com os potenciais riscos associados a sistemas autônomos como os agentes de IA avançados. Além das possíveis metas desalinhadas e uso por maus atores, uma das características mais preocupantes dos agentes de IA é a capacidade de autopreservação, diz Bengio. A IA cientista, por outro lado, tem design mais confiável e se concentraria em entender o mundo por meio de observações em vez de agir diretamente para perseguir objetivos.

 AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Ensinando ciência para sistemas de IA: Mais do que interpretar dados, compreender os princípios básicos da ciência. Isso é o que IA deveria fazer, na visão do físico Miles Cranmer. Então, como tornar isso realidade? Concentrando-se no treinamento de modelos de aprendizado de máquina com exemplos de ciência básica a conceitos avançados, alimentando os sistemas de IA com literatura científica, experimentos e materiais educacionais. 👨‍🏫

  • Engenharia reversa de código: Uma publicação recente do Reddit mostrou um feito incrível: transformar um arquivo EXE do Visual Basic de 27 anos em código Python 👩‍💻 em apenas alguns minutos usando o modelo Claude 3.7 e alguma engenharia reversa.

🌍 Global_AI

Geopolítica: Na visão de Jared Dunnmon, ex-diretor técnico de IA da unidade de inovação em defesa do Pentágono, a crescente influência da inteligência artificial chinesa é um grande risco para o Ocidente e principalmente para os Estados Unidos. Para ele, a ameaça não tem a ver apenas com competição tecnológica, mas com objetivos geopolíticos . Ao contrário dos EUA, onde o desenvolvimento da IA ​​é amplamente impulsionado por empresas privadas, o ecossistema de IA da China é controlado pelo estado.

📰 How-to

Todos os usuários empresariais do Workspace agora têm acesso aos novos recursos do Gemini no Google Sheets para gerar insights a partir dos dados, como correlações e visualizações avançadas.

Quer usar o Google Sheets com Gemini? Então siga os seguintes passos:

  1. Abra uma planilha no Google Sheets na sua conta do Workspace;

  2. Clique no botão "Ask Gemini" no canto superior direito para abrir o painel lateral;

  3. Tente fazer perguntas como “faça uma previsão da minha renda líquida no próximo trimestre com base em dados históricos” ou “crie um heatmap de casos de suporte por categoria e dispositivo”.

 AI_TOOLKIT

🛠 Ferramentas

  • Airtrackbot usa IA para encontrar passagens aéreas, levando em conta a variação dos preços.

  • Interview Question Generator gera perguntas de entrevista a partir da descrição dos cargos.

  • Trend Finder vasculha a Web em busca de tendências usando IA para identificar padrões em notícias, mídias sociais e fóruns.

📚 Mais recursos

AI_FLASH_NEWS

A família de SMLs (Small Language Models) da Microsoft ganhou dois novos integrantes: Phi-4-multimodal (primeiro da categoria) e Phi-4-mini que, apesar do tamanho compacto, pode superar modelos maiores em tarefas baseadas em texto.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, acredita que o melhor parâmetro para medir o sucesso da IA ​​deveria ser a capacidade de impulsionar o PIB de um país.

A chinesa Baidu deve lançar a nova geração do modelo Ernie em meados de março com recursos aprimorados em áreas como raciocínio, segundo a Reuters.

A OpenAI pretende integrar a Sora, ferramenta de IA para geração de vídeos, diretamente no ChatGPT.

Cisco e NVIDIA pretendem criar uma arquitetura unificada explorando o portfólio das duas empresas para simplificar o desenvolvimento de redes de data centers prontas para IA.

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊