• IA Express
  • Posts
  • IA pressiona SaaS entre duas forças de mercado

IA pressiona SaaS entre duas forças de mercado

Bem-vindos, humanos: Seu download diário com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você saberá como a IA está remodelando o cenário de software empresarial, espremendo tradicionais modelos SaaS entre startups ágeis e gigantes da tecnologia. E empresas pioneiras dão as boas-vindas a agentes de IA como membros de uma força de trabalho híbrida. 🧑‍💼🤖

Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Novo modelo da NVIDIA descreve qualquer coisa em imagens ou vídeos
- Perplexity está desenvolvendo seu próprio navegador
- Pesquisa da Anthropic mergulha na essência ética da IA
- Plataforma de IA automatiza o processo de pedido de patentes
- Chrome pode valer até US$ 50 bilhões

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

 AI_NEWS_CIRCUIT

SOFTWARE

IA pressiona SaaS entre duas forças de mercado

O mercado de software empresarial, há muito dominado por empresas do setor Software como Serviço (SaaS), está enfrentando uma mudança radical que a consultoria AlixPartners chama de Big Squeeze - ou grande pressão, em tradução livre. De um lado, fornecedores do mercado SaaS estão pressionados por startups ágeis e nativas no mundo da IA e, de outro, por gigantes da tecnologia, como Microsoft, Salesforce e Oracle, que estão investindo bilhões na corrida armamentista da IA.

O que você precisa saber:

  • Startups mais ágeis podem replicar software tradicional por uma fração do custo, superando fornecedores SaaS de médio porte. Titãs tecnológicos estão investindo bilhões em IA e incorporando agentes inteligentes em suas plataformas.

  • Como resultado dessa grande pressão, a AlixPartners acredita que muitas empresas de software de médio porte vão enfrentar ameaças à sobrevivência nos próximos 24 meses.

  • A projeção é que apenas 27% das empresas entrevistadas manterão o status de “alto crescimento” em 2025. A AlixPartners avaliou 122 empresas de software de capital aberto com receita abaixo de US$ 10 bilhões.

Crédito: AlixPartners

Por que isso está acontecendo? No centro dessa mudança estão a IA e o modo como está redefinindo o próprio software. O SaaS tradicional depende de dados estruturados, interfaces de usuário e preços baseados em licenças. Já os agentes de IA, impulsionados pela IA Generativa e modelos de raciocínio, podem lidar com tarefas mais complexas, como programar, sem a necessidade de interface gráfica ou mesmo hierarquias de dados rígidas. Em essência, agentes não estão atuando apenas assistentes; estão se tornando os próprios aplicativos.

E essa mudança reduz a relevância dos modelos SaaS convencionais, levando muitas empresas a optar por desenvolver rapidamente seus próprios agentes de IA.

Então, como as empresas de software estão reagindo? Muitas estão recorrendo a fusões, aquisições ou desinvestimentos para se manterem relevantes. Mas não se trata apenas de acordos. É preciso repensar toda a abordagem. A AlixPartners sugere uma estratégia de "roda de crescimento" (growth flywheel), enfatizando a retenção de clientes, aquisições direcionadas e modelos de precificação inovadores, como taxas baseadas em resultados.

AMBIENTE DE TRABALHO

Empresas de Fronteira: agentes de IA como membros da equipe de trabalho

Um estudo recente da Microsoft sobre tendências no ambiente de trabalho destacou que 2025 poderá ser chamado como o ano em que nasce a Empresa de Fronteira, buscando a reconstrução de estruturas e operações em torno da Inteligência Artificial.

Com base nessa pesquisa com 31.000 funcionários em 31 países, tendências acompanhadas no LinkedIn e indicadores de produtividade do Microsoft 365, o relatório Work Trend Index confirmou que Empresas de Fronteira não estão apenas usando a IA como ferramenta, mas também integrando agentes de IA como membros da força de trabalho, criando equipes híbridas.

Afinal, o que são Empresas de Fronteira? O relatório apresentou esse tipo de empresa como uma organização orientada a resultados que utiliza a IA para crescer e promover inovação. Destaca-se pela capacidade de integrar a IA perfeitamente aos fluxos de trabalho, resultando em ganhos significativos de produtividade e ótimas experiências aos funcionários.

Empresas de Fronteira também se diferenciam por ter a Inteligência Artificial como base das operações, que são guiadas pela supervisão humana. São movidas por equipes híbridas de humanos e agentes de IA.

Crédito: Microsoft

Nesse contexto, surge o chefe de agentes, gerente humano que administra e treina agentes de IA. Essa função exige um novo conjunto de competências que combina conhecimento técnico com supervisão estratégica.

A expectativa é que, nos próximos dois a cinco anos, todas as organizações estejam em sua jornada para se tornarem uma Empresa de Fronteira.

AI_TRENDS

  • Agora o modelo gpt-image-1 da OpenAI para geração de imagens está disponível via API para desenvolvedores.

  • A nova versão do Adobe Firefly traz ferramentas para geração de imagens, vídeos, áudios e conteúdo vetorial, agora mais integradas e com mais qualidade.

  • A Perplexity liberou seu assistente de voz para iOS para que usuários possam, por exemplo, navegar na Web e enviar e-mails via comandos de voz.

  • Um novo modelo de código aberto desenvolvido pela equipe de pesquisa da NVIDIA descreve qualquer coisa em partes específicas de imagem ou vídeo - e chama obviamente Describe Anything Model (DAM).

  • IBM e Agência Espacial Europeia (ESA) apresentaram o TerraMind, modelo de IA Generativa para analisar e interpretar dados de observação da Terra.

  • Agora disponíveis para o público em geral, os microsserviços NeMo da NVIDIA se integram a plataformas parceiras para criação de agentes de IA capazes de realizar mais tarefas.

  • A startup coreana Nari Labs anunciou que seu novo modelo de conversão de texto em fala (TTS) de código aberto chamado Dia supera a qualidade dos concorrentes proprietários ElevenLabs e Sesame. A novidade foi desenvolvida por dois estudantes de graduação sem financiamento.

AI_VENTURES

CONTROVÉRSIA

Perplexity está desenvolvendo seu próprio navegador

A Perplexity está desenvolvendo seu próprio navegador, codinome Comet, e com ele planeja coletar dados de usuários para vender anúncios hiperpersonalizados, segundo mencionou Aravind Srinivas, CEO da empresa, no podcast TBPN.

No entanto, depois da participação no podcast, surgiram reportagens na Internet, afirmando que o futuro navegador da Perplexity rastreará tudo o que os usuários fazem on-line, inclusive atividades fora do seu próprio aplicativo de IA.

Srinivas reagiu a essas publicações no X, chamando-as de caça-cliques que retiram suas declarações do contexto. Explicou que estava respondendo a uma pergunta hipotética sobre como os anúncios funcionariam em produtos de IA, incluindo o Perplexity. Nesse cenário, enfatizou a importância da memória e da personalização para apresentar anúncios relevantes e ter um assistente de IA totalmente funcional. Segundo Srinivas, os usuários terão a opção de desativar a personalização e também os anúncios para que possam escolher entre conveniência e privacidade.

O futuro navegador da Perplexity está previsto para ser lançado em maio.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

👍 IA x Valores humanos

Um pesquisa da Anthropic mergulhou na essência ética da IA ​​ao analisar 700.000 conversas reais com seu chatbot Claude no terreno confuso dos valores humanos, da justiça à segurança. O estudo apresenta uma estrutura para identificar e classificar valores que a IA expressa durante a conversa. As descobertas? Claude prioriza consistentemente considerações éticas, como segurança e honestidade do usuário, mas as respostas mudam sutilmente com base no contexto e nas solicitações. Isso destaca um desafio importante: equilibrar valores conflitantes, como veracidade versus prevenção de danos, em conversas dinâmicas. Embora o estudo se concentre em Claude, a metodologia estabelece pode ser usada na avaliação de outros sistemas de IA.

🪪 Identidades de IA no mundo empresarial

E, por falar em Anthropic, Jason Clinton, diretor de segurança da informação da empresa, prevê que funcionários totalmente equipados com ferramentas de IA, com suas próprias "memórias", funções e acesso corporativo, começarão a trabalhar no mundo empresarial dentro de um ano. Isso exigirá o gerenciamento de identidades de IA e a reavaliação das estratégias de cibersegurança.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Exploração espacial Desenvolvido no Instituto Max Planck, o novo sistema Urania está usando ferramentas de IA que estão transformando a detecção de ondas gravitacionais ao projetar configurações de detectores não convencionais - algumas das quais até desafiam a atual compreensão científica. Esses novos designs prometem maior sensibilidade e precisão na detecção das ondas gravitacionais. 🌌

  • IA ajudando socorristas A Motorola Solutions lançou duas tecnologias para ajudar nas operações de segurança pública. O SVX integra comunicação de rádio bidirecional e câmera corporal. E nova plataforma Assist com tecnologia de IA trabalha em conjunto com o SVX para fornecer informações contextuais ​e em tempo real aos socorristas. 🆘

🌍 IA Global

🇺🇸 Ensino de IA nas escolas O presidente Donald Trump assinou um decreto para integrar matérias de IA ao ensino fundamental e médio com o objetivo de formar uma força de trabalho qualificada. O decreto prioriza bolsas de treinamento para professores e envolve o Departamento do Trabalho para financiar programas de aprendizagem e certificações em IA para alunos do ensino médio.

🇯🇵 Agente japonês A NTT Data do Japão firmou parceria com a OpenAI para oferecer ferramentas de IA Generativa para negócios, com ênfase em segurança de dados. Como parte da colaboração, a NTT Data está desenvolvendo agentes de IA. A dupla planeja desenvolver agentes com foco inicial no mercado japonês e depois expandir a iniciativa para Europa, América do Norte e região da Ásia-Pacífico.

🇩🇪 IA adaptada A Noxtua, antes conhecida como Xayn, garantiu US$ 92,2 milhões em financiamento para avançar com sua plataforma de IA adaptada ao setor jurídico alemão.

🔢 IA em números


Dados apresentados ao tribunal do julgamento antitruste mostraram estimativas do próprio Google afirmando que o Gemini teve esse montante de usuários ativos mensais em março de 2025 (350 milhões). Em comparação, analistas do Google estimam que o ChatGPT tenha 600 milhões de usuários ativos mensais.

AI_TOOLKIT

🛠 Ferramentas

  • Chekable é uma plataforma alimentada por IA que agiliza e automatiza o processo de pedido de patentes.

  • Podera faz podcast sobre qualquer coisa.

  • Genspark é um agente de IA para criação rápida e simples de apresentações.

📚 Mais recursos

  • O documentário OpenAI is Not God aborda a ascensão da empresa DeepSeek fundada por Liang Wenfeng e de seu modelo R1.

  • Geoffrey Hinton, frequentemente chamado de padrinho da IA, sugere que os humanos funcionam mais como “máquinas de analogia" do que como seres puramente lógicos. Essa ideia vem de seu trabalho com redes neurais artificiais e propõe uma mudança significativa na forma como entendemos a cognição humana.

  • Demis Hassabis, CEO do Google DeepMind e ganhador do Prêmio Nobel, foi entrevistado no programa 60 Minutes e falou sobre os rápidos avanços e o potencial da IA, particularmente o progresso e as ambições da DeepMind no campo da Inteligência Artificial Geral (AGI, na sigla em inglês).

 AI_FLASH_NEWS

  • Durante julgamento antitruste contra o Google, Gabriel Weinberg, CEO da DuckDuckGo, afirmou em tribunal que o navegador Chrome pode valer até US$ 50 bilhões. DuckDuckGo tem um mecanismo de busca e um navegador que rivalizam com o Google.

  • Estima-se que a construção de um data center para IA poderá custar US$ 200 bilhões em seis anos.

  • A BMW planeja integrar recursos do DeepSeek AI em novos veículos na China ainda este ano.

  • A Anthropic anunciou um programa de pesquisa para estudar o “welfare” dos modelos de IA. Serão exploradas questões éticas complexas, como possível consciência dos futuros sistemas de IA e questões morais.

  • A Tempus AI, que atua na área de medicina de precisão guiada por IA, anunciou a expansão de acordos com AstraZeneca e Pathos AI para desenvolver um grande modelo multimodal para aplicação em oncologia.

  • A nova plataforma da Adaptive Computer voltada para não-programadores permite criar, compartilhar e monetizar software.

  • Modelos de IA são capazes de superar virologistas com doutorados na resolução de problemas dentro de laboratórios, o que gera preocupações sobre o uso indevido dos modelos por indivíduos sem experiência adequada.

  • No início de 2025, a Microsoft publicou sem alardes um anúncio para o Surface que foi parcialmente criado com IA Generativa. Somente três meses depois, a própria Microsoft divulgou os detalhes. 🤐📢

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊