- IA Express
- Posts
- IBM leva mainframe do cartão perfurado à era da IA
IBM leva mainframe do cartão perfurado à era da IA
Bem-vindos, humanos: Seu download diário com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você vai conhecer um mainframe da IBM que migrou para o cenário da IA e também segredos de uma ex-executiva da Meta que conectam a tecnologia dos EUA aos avanços militares da China - histórias que unem inovação e intrigas nas próximas linhas. 🗣️
Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Google anuncia série de novidades sobre IA no evento Cloud Next
- Parceria leva IA Física para sala de diagnósticos
- Novo modelo da NVIDIA tem ótimos resultados com muito menos parâmetros
- OpenAI apresenta plano estratégico para ajudar União Europeia
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
COMPUTAÇÃO
IBM leva mainframe do cartão perfurado à era da IA
Quando pensamos em mainframes, imaginamos relíquias de uma era passada que trabalhavam com cartões perfurados e telas monocromáticas de terminais, mas não se deixe enganar. Esses equipamentos ainda são a espinha dorsal de negócios ao redor do mundo e, longe de desaparecer, agora estão prontos para encarar a revolução da IA.
Estamos falando da mais nova oferta da IBM, o mainframe z17, que não é apenas uma atualização nem uma reinvenção. Foi projetado do zero para trabalhar com cargas de trabalho de IA. Com disponibilidade prevista para junho, vem equipado com o processador IBM Telum® II e o IBM Spyre™ Accelerator, que juntos criam um sistema versátil e robusto, capaz de lidar com muitos tipos de tarefas, desde sistemas de detecção de fraudes até assistentes de IA Generativa.

Crédito: IBM
Vamos aos números:
O z17 pode realizar 450 bilhões de operações de inferência diariamente com um tempo de resposta de um milissegundo, cortesia do Telum II que conta com um acelerador de IA integrado.
Com um cache 40% maior do que a geração anterior, pode lidar com o trabalho pesado de inferência exatamente onde os dados estão armazenados, perfeito para tarefas de missão crítica.
E a placa PCIe Spyre Accelerator garante mais potência, começando com 48 chips no lançamento que totalizarão 96 em um ano.
Para desenvolver o z17, a IBM investiu mais de 2.000 horas em pesquisa, coletando insights de mais de 100 clientes em 16 setores. Há mais de 300 pedidos de patentes protocolados nos Estados Unidos.
E, por fim, a IBM conseguiu 7,5 vezes mais aceleração de IA, com 5,5 vezes menos de consumo de energia em comparação com plataformas tradicionais.
O z17 não surgiu da noite para o dia. Está em desenvolvimento há cinco anos, bem antes do ChatGPT desencadear a febre da IA no final de 2022. O resultado? Um mainframe que não apenas reage às tendências atuais, mas também antecipa as necessidades do futuro.
CHINA
Suposto papel da Meta nas ambições chinesas para IA
Uma ex-executiva da Meta depôs perante o Congresso dos Estados Unidos afirmando que a China foi ajudada pela empresa para avançar na área de IA, comprometendo a segurança nacional do país. Sarah Wynn-Williams foi diretora de políticas públicas Globais da Meta até 2017.
O que você precisa saber:
Wynn-Williams afirma que a Meta começou a informar o Partido Comunista Chinês já em 2015 sobre tecnologias emergentes críticas, entre elas Inteligência Artificial. Afirma que essas informações tinham o claro objetivo de ajudar a China a superar empresas norte-americanas no setor de IA.
A executiva afirma que essas interações contribuíram para o avanço da China em aplicações de IA na área militar.
Ela argumenta que é possível traçar uma “conexão direta" entre essas relações e a implantação de ferramentas de IA na China supostamente desenvolvidas com base na tecnologia da Meta, especificamente a tecnologia Llama da Meta usada no modelo DeepSeek.
Wynn-Williams lançou recentemente seu livro de memórias “Careless People" que conta sua passagem pela Facebook, hoje Meta. O livro se tornou um best-seller depois que a Meta conseguiu um tipo de tutela de urgência para impedi-la de fazer mais comentários depreciativos sobre a empresa.
Por meio do porta-voz, a Meta negou qualquer irregularidade e classificou as alegações de Wynn-Williams como "distantes da realidade e repletas de falsas alegações". Um grupo de senadores está analisando as declarações.
AI_TRENDS
O Google anunciou uma série de novidades sobre IA em seu evento Cloud Next: Ironwood (sétima geração de chips de IA), Gemini 2.5 Flash (modelo de raciocínio de baixa latência), Firebase Studio para vibe coding, atualizações nos modelos de vídeo, áudio e imagem, e muito mais.
Assinantes do Gemini Advanced agora podem usar o Deep Research com o Gemini 2.5 Pro Experimental, o modelo mais capaz do mundo, de acordo com ferramentas de benchmarking de raciocínio e o Chatbot Arena.
O Google também aprimorou seu Modo IA integrando recursos de pesquisa de imagens. Além disso, ampliou o acesso ao Modo IA para "milhões de usuários do Labs nos EUA".
A Amazon atualizou o modelo Nova Reel, lançado em dezembro de 2024, para agora gerar vídeos de até dois minutos de duração, posicionando-o como um concorrente dos modelos da OpenAI e do Google.
O novo Llama-3.1-Nemotron-Ultra-253B-v1 da NVIDIA, de código aberto, alcançou resultados competitivos com menos da metade dos parâmetros do concorrente DeepSeek R1. Trabalha com vários idiomas, inclusive português.
O NotebookLM deve ganhar um aplicativo móvel nativo em breve.
O Snapchat lançou o recurso Lentes de IA Patrocinadas que dão o poder de criar experiências personalizadas para os usuários, transformando-os em elementos interativos dentro da narrativa da marca usando IA.
AI_VENTURES
MEDICINA
Parceria NVIDIA-GE leva IA Física para sala de diagnósticos
NVIDIA e a GE HealthCare juntaram forças para expandir os limites da tecnologia de imagem médica, explorando o poder da IA Física para desenvolver sistemas autônomos de diagnóstico com foco em raios-X e ultrassom. Estão usando a plataforma NVIDIA Isaac for Healthcare para acelerar o desenvolvimento de sistemas médicos autônomos. O objetivo? Tornar as ferramentas de diagnóstico mais inteligentes, rápidas e independentes.
Raio-X da solução:
A plataforma usa modelos de IA pré-treinados e simulações baseadas em física de sensores, anatomia e ambientes clínicos. Nesse campo de testes virtual, pesquisadores podem refinar sistemas autônomos de imagem antes de implementá-los em cenários reais.
Esses sistemas de imagem autônomos poderão realizar tarefas como posicionamento de pacientes, escaneamento de imagens e verificação de qualidade com intervenção humana mínima. Tudo isso com tecnologia de IA que compreende tanto o mundo físico quanto os requisitos médicos.
A colaboração entre NVIDIA e GE HealthCare não é nova. Por quase duas décadas, as empresas parceiras têm trabalhado juntas na reconstrução de imagens para tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas, bem como em terapias guiadas por imagem e mamografia.

Crédito: NVIDIA
Por que isso é importante? A automatização de tarefas rotineiras pode liberar radiologistas e técnicos para se concentrarem em casos mais complexos, além de acelerar os fluxos de trabalho e reduzir o tempo de espera dos pacientes. Também pode ajudar a abordar desafios como a escassez de mão de obra e a crescente demanda por procedimentos diagnósticos.
AI_GOVERNANCE & ETHICS
🤦♂️ IA reflete falhas humanas
Embora exiba capacidades notáveis em lógica e matemática, a IA também reflete muitos dos preconceitos característicos no comportamento humano, relata um estudo da Universidade de Chalmers, na Suécia, que teve como objetivo investigar os padrões de tomada de decisão de sistemas de IA. Especificamente, a pesquisa descobriu que o ChatGPT exibe vários vieses cognitivos semelhantes aos observados em humanos, como excesso de confiança e aversão ao risco.
🔎 Benchmarking manipulado
A Meta está sendo acusada de manipular sistemas de benchmarking para o Llama 4. A empresa supostamente treinou o modelo usando conjuntos de teste (coleções de dados usados para avaliar o desempenho de um modelo após ele ter sido treinado), ocultando possíveis pontos fracos. O vice-presidente de IA Generativa da Meta, Ahmad Al-Dahle, negou as acusações.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
Estrela inteligente Pesquisadores da Universidade do Missouri apresentaram um dispositivo vestível inspirado nas estrelas do mar, com cinco braços flexíveis que se adaptam ao corpo humano para garantir monitoramento preciso da atividade cardíaca mesmo durante o movimento. A inovação usa algoritmos de IA para analisar sinais fisiológicos em tempo real e detectar problemas cardíacos com mais de 90% de precisão. 𓇼𓇼
Armazéns robóticos A GXO Logistics está expandindo seus testes com robôs humanoides dotados de tecnologias de IA para explorar a automação de armazéns. Os robôs são das empresas Agility Robotics, Reflex Robotics e Apptronik e estão sendo usados em situações de levantamento e transporte de caixas contêineres. 🤖
🌍 IA Global
🇺🇸 Expansão da IA A Casa Branca ordenou que agências federais desenvolvam estratégias de IA e nomeiem líderes para supervisionar as abordagens e gerenciar os riscos associados. A expectativa é garantir o uso responsável dentro das respectivas agências, substituindo as regras da era Biden com foco em salvaguardas para IA.
🇪🇺 Fundo bilionário A OpenAI apresentou um plano estratégico para ajudar a União Europeia a explorar o potencial da IA. Entre as propostas está a criação de um fundo de € 1 bilhão para financiar projetos com valor social ou econômico.
🇦🇪 IA nas areias Acontece entre os dias 21 e 25 de abril a primeira edição da Dubai AI Week, com a presença líderes do setor, especialistas e autoridades de mais de 100 países, segundo os organizadores. O evento terá palestras, exposições, hackathons e competições e é uma demonstração do compromisso com o avanço de estratégias nacionais com foco na inovação.
🔢 IA em números
![]() |
|
AI_TOOLKIT
🛠 Ferramentas
Beacon monitora a presença das marcas no ChatGPT e Perplexity.
Superpodcast.ai cria podcasts com IA ou permite conversar com apresentadores de outros podcasts de maneira interativa.
Fabi.ai combina SQL, Python e automação de IA em uma plataforma para ajudar em análises complexas.
📚 Mais recursos
Sugestão de leitura: “The Worlds I See”, da Dra. Fei-Fei Li, é um livro de memórias que narra a jornada de uma jovem imigrante, hoje figura proeminente no campo da IA. A obra destaca o papel de Fei-Fei Li no desenvolvimento de tecnologias de IA, entre elas aprendizado de máquina.
AI_FLASH_NEWS
O recuo na imposição de obstáculos às exportações dos chips de IA H20 da NVIDIA para a China durou pouco. Dias depois, novas restrições entraram em vigor por tempo indeterminado. Como resultado, a NVIDIA deve amargar US$ 5 bilhões em prejuízos.
A OpenAI está em negociações para adquirir a Windsurf, desenvolvedora de assistente de programação guiada por IA, por cerca de US$ 3 bilhões.
Em resposta a rumores, a Waymo afirmou não ter planos de usar filmagens das câmeras internas de seus robotaxis para treinar modelos de IA para publicidade direcionada.
Tobi Lütke, CEO da Shopify, declarou em um memorando para funcionários que nenhuma nova contratação será feita a menos que se prove provar que a IA não pode atender aos requisitos do trabalho em questão.
A Context.ai, startup que desenvolve ferramentas de avaliação e análise de modelos de IA, anunciou que seus cofundadores se juntarão à OpenAI.
A IBM adquiriu a Hakkoda, consultoria de dados e IA. Os termos do acordo não foram divulgados.
O Google foi acusado de adotar uma estratégia controversa na divisão DeepMind de IA, supostamente pagando funcionários por uma quarentena de um ano e assim sufocar a migração de talentos para rivais. 📅🏖️
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊
