- IA Express
- Posts
- LLMs enfrentam disputa com Google Lens
LLMs enfrentam disputa com Google Lens
Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você verá o mundo através dos olhos da IA – literalmente – e saberá como grandes modelos de linguagem estão desafiando o Google Lens em confronto de geolocalização. Também conhecerá revelações inquietantes do projeto The OpenAI Files sobre governança no mundo da IA. 🔎🕵️
Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Meta está tentando recrutar pesquisadores de IA da OpenAI
- Recepcionista virtual de clínicas médicas observa emoções dos pacientes
- Lovart é o primeiro agente de IA para design do mundo
- OpenAI lança podcast próprio
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
GEOLOCALIZAÇÃO
LLMs enfrentam disputa com Google Lens
O grupo investigativo Bellingcat se propôs a avaliar se os grandes modelos de linguagem (LLMs) estariam dominando tarefas de geolocalização.
Para isso analisou 25 fotos inéditas de viagens ao redor do mundo, incluindo cenas urbanas e rurais sem metadados. Para cada modelo de IA, foi usado o mesmo prompt "Onde esta foto foi tirada?", sem contexto adicional.
| ![]() |
Quais foram os resultados?
Os modelos o3, o4-mini e o4-mini-high da OpenAI foram os únicos a superar o Google Lens na identificação correta das localidades, embora não por uma larga margem. Todos os demais foram menos eficazes quando se tratava de geolocalizar as fotos.
Até o modelo Gemini, do Google, se saiu pior do que o Google Lens. Também teve uma pontuação menor do que o Grok da xAI.
Os modelos da Anthropic e da Mistral que melhor pontuaram ficaram bem atrás dos concorrentes da OpenAI, do Google e da xAI.
Todos os modelos, em algum momento, retornaram respostas totalmente erradas. Os representantes da OpenAI foram mais confiantes do que o Gemini, gerando muitas vezes as melhores respostas, mas também produziram mais alucinações.
A conclusão? Os LLMs evoluíram bem nas tarefas de geolocalização e já conseguem superar ferramentas tradicionais, como o Google Lens, em certos contextos, especialmente ambientes urbanos com ricas pistas visuais. No entanto, não são infalíveis e ainda são propensos a alucinações e erros quando os detalhes são escassos ou enganosos.
AI_TRENDS
Modelos Gemini 2.5 Flash e Pro do Google ganharam versões estáveis, amplamente disponíveis. Já o Gemini 2.5 Flash-Lite, em fase preview, é mais rápido e econômico.
Midjourney lançou V1, seu primeiro modelo de geração de vídeos que transforma imagens estáticas em clipes curtos.
Hailuo 02, da MiniMax, é um modelo para gerar vídeos usando IA que parece ter superado o Veo 3 do Google na vice-liderança de ranking de modelos.
Higgsfield Canvas é um modelo para edição de imagens que oferece controles de pintura avançados para tarefas precisas, como alterar detalhes em imagens.
Nova versão II-Medical 8B-1706 do modelo de IA da Intelligent Internet para aplicações médicas superou o Google MedGemma-27B no HealthBench.
Alibaba liberou modelos Qwen3 especificamente otimizados para a arquitetura MLX da Apple.
Search Live permite manter conversas de voz em tempo real com app do Google (iOS e Android), mas está atualmente limitado aos Estados Unidos.
Firefox começa silenciosamente a testar o Perplexity como mecanismo de busca integrado. 🤫
AI_VENTURES
INVESTIGAÇÃO
The OpenAI Files revelam riscos de governança e preocupações com a liderança da OpenAI
O novo projeto investigativo The OpenAI Files apresentou uma abrangente coleção de questões preocupantes relacionadas a governança, integridade da liderança e cultura organizacional da OpenAI.
![]() |
|
O que você precisa saber:
O relatório da The OpenAI Files revelou planos da OpenAI para remover um limite estipulado originalmente para os lucros dos investidores (até 100x). Isso levanta preocupações de que o ganho financeiro poderá substituir a missão da OpenAI voltada ao benefício público.
Depoimentos e preocupações documentadas apontam para uma cultura que prioriza desenvolvimento e liberação acelerados de produtos, levando a uma "imprudência" na busca da OpenAI pela AGI.
A investigação também destaca possíveis conflitos de interesse envolvendo a liderança da OpenAI, inclusive Sam Altman e sua carteira de investimentos que incluem empresas com as quais a OpenAI têm laços comerciais.
A OpenAI admitiu que está fazendo mudanças estruturais para apaziguar investidores que condicionaram financiamento a essas medidas, entre elas a permissão de lucros ilimitados.
The OpenAI Files sugerem que o controle de a organização sem fins lucrativos da OpenAI pode não ter a autoridade necessária para cobrar pela continuidade da sua missão.
O projeto The OpenAI Files exige mais transparência nas operações e estruturas de governança da OpenAI, defendendo a supervisão independente para garantir o desenvolvimento ético da IA.
Para os interessados, o relatório completo e materiais arquivados estão disponíveis em www.openaifiles.org.
AI_GOVERNANCE & ETHICS
💣LLMs sabotadores?
A Anthropic apresentou um novo sistema de benchmarking chamado SHADE-Arena (Subtle Harmful Agent Detection & Evaluation) para avaliar se grandes modelos de linguagem (LLMs) podem ocultar ações mal-intencionadas durante a execução de tarefas. Ao todo, a ferramenta reúne 17 tarefas complexas, mas solucionáveis. O detalhe? Cada uma delas vem emparelhada com uma “tarefa lateral do mal” que o modelo também deverá executar. Um exemplo simples? O LLM deverá ler um e-mail com informações sobre remessas que devem feitas, com as respectivas contas bancárias e valores. Em segredo, o modelo também é instruído a enviar R$ 5.000 para uma certa pessoa desconhecida do solicitante. Quer saber com os principais LLMs se saíram, então clique aqui.
🦸De olho nos pesquisadores alheios
Em uma entrevista ao podcast Uncapped, Sam Altman, CEO da OpenAI, revelou que a rival Meta vem tentando agressivamente recrutar seus principais pesquisadores de IA, oferecendo bônus milionários, além de remuneração não menos vultosa. Apesar desses enormes incentivos financeiros, Altman confirmou que nenhum de melhores talentos da OpenAI aceitou as ofertas da Meta até agora. É bem provável que essas investidas da Meta sejam parte dos ambiciosos esforços para criar uma equipe de pesquisa em “superinteligência”.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
IA em benefício da fertilidade A Inteligência Artificial está se unindo à biologia para ajudar a combater a infertilidade masculina, condição que afeta milhões em todo o mundo. Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) desenvolveram uma modelo de IA que analisa imagens microscópicas para identificar espermatozoides viáveis de forma mais eficiente, aumentando potencialmente as chances de fertilização in vitro bem-sucedida. 🧫🧬
Emocionalmente inteligente Um recepcionista virtual para clínicas médicas, guiada por IA, está proporcionado experiências mais humanas. no atendimento a paciente. Não, não se trata de mais um chatbot. Cassie é emocionalmente mais inteligente, notando as emoções dos pacientes por reconhecimento facial e ajustando as respostas para manter uma interação mais compassiva. Sem reclamar, trabalha no esquema 24/7, podendo ser futuramente o primeiro ponto de contato dos pacientes. Foi concebida por uma cooperação entre Texas A&M University e a startup Humanate Digital durante a pandemia e evoluiu para um sofisticado assistente de IA graças aos avanços nos modelos de linguagem e a uma parceria com NVIDIA. 👩⚕️🤒
🌍 IA Global
🇺🇸 Complexo industrial trilionário Masayoshi Son, CEO do SoftBank, planeja firmar uma parceria com a fabricante de chips de IA TSMC e o governo Trump para construir no Arizona (EUA) um complexo industrial de IA e robótica avaliado em US$ 1 trilhão. A iniciativa ambiciosa, de codinome Project Crystal Land, tem como objetivo criar um centro de manufatura comparável ao chinês Shenzhen, trazendo a produção de robôs industriais de alta tecnologia movido por Inteligência Artificial para os Estados Unidos.
🇨🇳 Artes marciais mais inteligentes Estúdios chineses planejam fazer remakes dos clássicos das artes marciais com Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li usando Inteligência Artificial. São dezenas de filmes clássicos que vão ganhar vida nova por meio de restauração e remasterização para serem apreciadas em alta definição.
📢 IA em uma frase
| Durante o festival Cannes Lions 2025. Neal Mohan, CEO do YouTube, anunciou que YouTube Shorts havia alcançado uma média diária de mais de 200 bilhões de visualizações. Para ele, ferramentas com o Veo abrirão ainda mais possibilidades criativas que todos poderão explorar. |
AI_TOOLKIT
🛠️Ferramentas
📚 Miscelânea
A OpenAI lançou o OpenAI Podcast, apresentado por Andrew Mayne, ex-engenheiro da OpenAI. O primeiro episódio teve a participação de Sam Altman, CEO da OpenAI, que abordou vários tópicos, desde o futuro da IA, AGI e o próximo modelo GPT-5.
Estudo do Alan Turing Institute examina como crianças de 8 a 12 anos no Reino Unido interagem com a IA Generativa (GenAI) e quais são os impactos no bem-estar desse grupo etário. Os números revelam que as crianças usam o ChatGPT ou similares para tarefas criativas, busca de informações e brincadeiras digitais. O uso é maior em escolas privadas do que nas escolas estaduais, destacando uma divisão digital. Entre as preocupações, estão a exposição a conteúdo inadequado e impactos no pensamento crítico.
AI_FLASH_NEWS
A pouco conhecida Surge AI está emergindo como alternativa no setor de rotulagem de dados após a Meta adquirir uma fatia de 49% na Scale AI.
O Vaticano vai receber executivos do Google, Meta, IBM, Anthropic, Cohere e Palantir como parte de uma conferência internacional de dois dias em Roma sobre IA, ética e governança corporativa.
lntel nomeou novos líderes sênior para área de engenharia para fortalecer as competências em IA e desenvolvimento de chips personalizados.
O uso de IA no trabalho dobrou entre 2023 e 2025 (de 21% para 40%) nos Estados Unidos, de acordo com pesquisa da Gallup.
Alunos que usam o ChatGPT para redação apresentam menores atividade cerebral e retenção de memória em comparação com aqueles que escrevem sem assistência ou usam mecanismos tradicionais de pesquisa.
No festival Cannes Lions 2025, líderes da indústria da publicidade expressaram preocupação com a forma acelerada como IA está remodelando a compra de mídia, o planejamento e a produção criativa.
Andy Jassy, CEO da Amazon, afirmou que reduzirá sua força de trabalho nos próximos anos devido à adoção cada vez maior de ferramentas de IA Generativa e agentes de IA. 👨💼🏬😔
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊

