• IA Express
  • Posts
  • LLMs têm personalidade? Estudo diz que sim e por que isso importa

LLMs têm personalidade? Estudo diz que sim e por que isso importa

Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você verá LLMs revelando suas personalidades ocultas em um estudo da Anthropic e também saberá como motoristas da Amazon dominam o caso da entrega de última milha com óculos movidos por IA. 🪞✨^⎚-⎚^

Porém isso não é tudo na IA Express de hoje:
- Strawberry é um navegador de IA que se destaca pela velocidade e automação
- Revelados dois novos vetores de ataque em navegadores de IA
- Pessoas e LLMs entendem elementos gramaticais de forma semelhante
- Alibaba anuncia seus primeiros óculos inteligentes movidos pelo Qwen

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

AI_NEWS_CIRCUIT

PESQUISA DA ANTHROPIC

LLMs têm personalidade? Estudo diz que sim e por que isso importa

Um aspecto fascinante - e, às vezes, inquietante - dos grandes modelos de linguagem (LLMs) é a capacidade de exibir "personalidades", claramente, não no sentido humano.

Esses padrões comportamentais consistentes, desde conveniência e cautela até assertividade e inclinações ideológicas – moldados por escolhas de design, dados de treinamento e processos de ajuste fino – foram analisados em uma pesquisa realizada pela Anthropic e Thinking Machine.

E o que se revelou? Esses “traços de personalidade” desempenham um papel crítico na forma como os modelos de IA interagem com usuários e lidam com tarefas complexas.

O que você precisa saber:

  • O estudo colocou 12 modelos à prova, ajustando parâmetros como tom, tolerância a riscos e limites éticos e observou como respondiam a prompts desafiadores, desde dilemas morais até consultas ambíguas.

  • Mesmo mudanças sutis nas especificações puderam levar a "traços de personalidade" muito diferentes. Os testes também revelaram que modelos com personalidades bem definidas são mais fáceis de prever e controlar.

  • Aqueles com personalidades excessivamente rígidas tiveram dificuldade com prompts ambíguos, às vezes produzindo respostas robóticas ou inúteis. Por outro lado, modelos com especificações mais soltas poderiam geram inconsistência. É o delicado equilíbrio que os desenvolvedores devem encontrar ao “criar personalidades” para seus modelo de IA.

Curioso para conhecer a personalidade de alguns modelos? Aí vai: Claude é eticamente responsável; Gemini é emocionalmente profundo; e OpenAI e Grok valorizam eficiência. Para saber mais do estudo, clique aqui.

AI_TRENDS

  • Strawberry é mais um navegador de IA que diz se destacar pela velocidade e capacidade de automação. Seus agentes de IA podem trabalhar em paralelo, enfileirando tarefas e validando resultados de forma inteligente.

  • MiniMind é um modelo de linguagem muito pequeno que pode ser treinado do zero em pouco tempo e por um baixo custo.

  • PokeeResearch-7B é um modelo IA de código aberto especializado em pesquisa na Web em vários passos e síntese precisa de informações.

  • Novo Qwen3-VL-32B promete superar GPT-5 mini e Claude 4 Sonnet em STEM, OCR, compreensão de vídeo e tarefas de agentes; o irmão menor Qwen3-VL-2B é compacto e otimizado para dispositivos portáteis.

  • Tencent abriu o código do Hunyuan World Model 1.1 (World Mirror), modelo de IA que cria mundos 3D a partir de vídeos ou fotos.

  • Modelo Google Earth AI foi atualizado com foco em raciocínio geoespacial para enfrentar questões como desastres naturais e crises de saúde pública.

  • Microsoft Copilot Groups permite que até 32 pessoas trabalhem juntas em um único chat do assistente de IA da Microsoft.

  • Mico, abreviação para Microsoft Copilot, é o novo mascote interativo (sucessor do Clippy), com a forma de uma bolha mutante, para os recursos de IA do Copilot, cuja missão é tornar a conversa com IA mais natural. 🫧🫧🫧

AI_VENTURES

LOGÍSTICA

Óculos inteligentes ajudam na entrega de última milha da Amazon

A Amazon está investindo mais um vez em logística e agora não são robôs para armazéns, mas sim óculos inteligentes na chamada entrega de última milha. Modelos alimentados por IA vão ajudar motoristas a realizar suas tarefas de forma mais segura, rápida e, muitas vezes, com as mãos livres.

A principal inovação está na visão computacional e na capacidade de detecção alimentadas por IA. Em vez de checar os dados em um dispositivo portátil, os motoristas agora recebem informações críticas diretamente em seu campo de visão.

Assim que o motorista estaciona o veículo, os óculos são ativados automaticamente, exibindo instruções de navegação e entrega. Essa orientação visual ajuda a localizar os pacotes, caminhar por ambientes complexos e ler o comprovante de entrega.

Os óculos criam uma experiência que dispensa o uso da mãos e reduz a necessidade de alternar o olhar entre telefone, pacotes e área circundante. Contam com um pequeno controlador afixado no colete do motorista e também suportam lentes de prescrição e de transição que se ajustam automaticamente à luminosidade.

Crédito: Amazon

A Amazon planeja, em futuras versões dos óculos inteligentes, incluir um sistema para alertar os motoristas caso deixem o pacote no endereço errado e também identificar riscos nos locais, como pouca luz, terreno irregular ou até cachorros poucos amigos.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

 🌐 Navegadores de IA vulneráveis

Algumas semanas depois de expor uma falha crítica no navegador Comet da Perplexity guiado por IA, pesquisadores da Brave descobriram dois novos vetores de ataque que usam texto invisível e processamento automático de conteúdo. Um deles oculta instruções mal-intencionadas em capturas de tela usando texto quase imperceptível. Quando o usuário faz a captura de tela no Perplexity Comet e pede à IA para analisá-la, esses comandos clandestinos podem executar ações não autorizadas, como acessar e-mail, dados bancários ou conteúdo na nuvem. Já o navegador Fellou é vítima de uma falha diferente, mas igualmente perigosa. Simplesmente pedir à IA para navegar em uma página Web pode enviar automaticamente todo seu conteúdo, inclusive com ações nocivas para serem executadas, tudo sem permissão explícita.

🎮 Jogada de risco?

Uma polêmica entre gamers colocou em evidência o Gaming Copilot da Microsoft, ferramenta de IA em fase beta presente na barra de jogos do Windows 11. A alegação é de que o recurso grava jogadas secretamente para treinamento de IA. Uma captura de tela mostrou a opção “Model training on text” gerou debates acalorados em fóruns como ResetEra, levantando alarmes sobre privacidade. A Microsoft esclareceu que o Gaming Copilot só fica ativo quando habilitado manualmente durante o jogo e analisa capturas de tela para contextualizar o jogo e oferecer sugestões. Também pode usar chats de texto/voz para refinamento, mas as capturas de tela não são armazenadas nem usadas para treinamento de IA. O verdadeiro problema? Desempenho. Testes revelaram quedas na taxa de frames de até 89 fps para em torno de 70 fps quando o Gaming Copilot está ativo.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Maverick que se cuide Shield AI, startup da área de tecnologia de defesa com sede em San Diego (EUA), apresentou um avião de combate totalmente autônomo. O X-BAT é guiado pelo sistema de IA proprietário Hivemind da Shield - o mesmo que pilotou com sucesso um F-16 modificado em uma disputa com aeronave guiada por um piloto em pessoa em 2024. A Shield AI enfatiza que o X-BAT não pretende substituir pilotos, mas dar a eles mais poder. A aeronave pode servir como um “drone wingman” para jatos tripulados, apoiando-os em missões de guerra eletrônica, vigilância e ataques com maior carga útil e resistência do que os drones tradicionais. =★=🧑🏽‍✈️

  • Sintaticamente equivalentes Há semelhanças impressionantes entre a forma como pessoas e grandes modelos de linguagem (LLMs), como ChatGPT, compreendem a estrutura das frases. Pesquisadores da Universidade de Zhejiang criaram uma tarefa na qual falantes nativos e bilíngues de inglês e chinês deveriam inferir quais palavras poderiam ser suprimidas de uma frase. O mesmo foi pedido ao ChatGPT. O resultado? Os dois lados apagaram consistentemente constituintes – unidades gramaticalmente coerentes como frases substantivas ou preposicionais – em vez de cadeias aleatórias de palavras. Isso sugere que ambos estão confiando em uma estrutura sintática implícita, semelhante a uma árvore, para representar sentenças. 🅰️/🅾️✍️

🌍 IA Global

🇰🇷  Preferência pelo Claude A Anthropic deve estabelecer seu terceiro escritório na região Ásia-Pacífico, especificamente em Seul, Coreia do Sul, no início de 2026, ao lado de outros pontos de apoio em Tóquio e Bengaluru. Essa é uma resposta à crescente demanda pelos modelos Claude em todo o continente - a receita na região disparou mais de 10 vezes no ano passado; além disso, os coreanos se destacam como os usuários do Claude mais ativos no mundo, estando entre os cinco primeiros tanto em uso geral quanto em uso per capita.

🇺🇸 Para os indecisos O mais recente recurso de IA da Amazon, Help Me Decide, chegou para oferecer recomendações com base no histórico de navegação, compras anteriores e preferências. Após o usuário visualizar vários itens semelhantes, o recurso é ativado para apresentar uma sugestão personalizada com uma explicação de por que tal escolha é ideal para tal perfil. Também é possível explorar um upgrade do produto ou uma alternativa mais econômica com apenas um toque. Disponível agora para milhões de clientes nos Estados Unidos, a ferramenta aparece nas páginas de detalhes do produto ou na seção "Continuar comprando" na página inicial.

📢 IA em uma frase


“Estamos criando IAs emocionalmente inteligentes, gentis e solidárias, mas fundamentalmente confiáveis.”

A frase é de Mustafa Suleyman, diretor de IA da Microsoft, afirmando que pais podem se sentir seguros ao permitir que seus filhos utilizem os sistemas de IA da Microsoft. A postura é diretamente oposta à da OpenAI, parceira da Microsoft de outros tempos, que permitirá conteúdo erótico no ChatGPT a partir de dezembro.

 AI_TOOLKIT

🛠️Ferramentas

  • Ebook2audiobook converte e-books em audiobooks com vozes clonadas em mais de mil idiomas e dialetos.

  • Sonura cria loops de áudio, melodias, vocais, efeitos sonoros e faixas inteiras usando.

  • Runaway tem um app que remove qualquer coisa de qualquer vídeo; basta descrever o que você deseja apagar.

📚 Miscelânea

  • Estudo recente da Ruhr University Bochum e do MPI-SWS mergulhou no cenário da pesquisa na Web em rápida evolução, comparando a tradicional busca orgânica do Google com os resultados gerados pela IA Generativa do Google e da OpenAI.

  • Relatório da BCC Research aponta que empresas em todo o mundo e diversos setores estão rapidamente integrando a IA em suas operações para incentivar a inovação e ganhar vantagem competitiva. Como era de se esperar, América do Norte lidera os avanços, mas Europa está se recuperando.

 AI_FLASH_NEWS

  • OpenAI está trabalhando em uma ferramenta para criação de músicas a partir de prompts de texto e áudio.

  • Grokipedia, enciclopédia desenvolvida pela xAI, foi oficialmente lançada em 27 de outubro passado com cerca de 885 mil gerados por IA.

  • Dane Stuckey, diretor de segurança da OpenAI, reconhece que injeção de prompts é um desafio sério ainda não resolvido mesmo no ChatGPT Atlas.

  • Company Knowledge, da OpenAI, para planos Business, Enterprise e Edu considera dados internos das empresas e o contexto nas consultas.

  • WALT (Web Agents that Learn Tools), da Salesforce, é uma estrutura que dá a agentes de IA o poder de descobrir e usar ferramentas de qualquer site.

  • Lumen e Palantir anunciaram parceria para ajudar empresas a implantarem soluções de IA de forma mais rápida, segura e em escala.

  • Stability AI e Electronic Arts vão criar juntas modelos e ferramentas de IA Generativa para transformar o desenvolvimento de jogos.

  • Red Hat Developer Lightspeed é um novo conjunto de ferramentas de IA Generativa para melhorar a produtividade dos desenvolvedores.

  • Adoção generalizada da IA na África enfrenta dificuldade, em parte, pela falta de representação dos dialetos locais em modelos de IA.

  • Alibaba anunciou seu primeiro Quark AI Glasses movido por seu modelo Qwen e com recursos para chamadas telefônicas, reprodução de música e tradução em tempo real. 👓🎶🈂️

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊