• IA Express
  • Posts
  • Mastercard e Visa lançam meio de pagamento via agentes de IA

Mastercard e Visa lançam meio de pagamento via agentes de IA

Bem-vindos, humanos: Seu download diário com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, vai ficar sabendo que assistentes de IA já podem comprar de forma mais inteligente com as novas soluções de pagamento de Mastercard e Visa. Também conheça a nova família Qwen 3 AI da Alibaba com modelos de IA de diferentes tamanhos e capacidade de raciocínio. 🛒💳 🐉⛩️

Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Agora você pode usar o Perplexity AI diretamente no WhatsApp
- Startup vai desenvolver modelo AGI para Engenharia
- Campanha usa IA para promover adoção de pets
- Ferramenta de IA auxilia na criação de planos de negócios.

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

 AI_NEWS_CIRCUIT

PAGAMENTOS

Mastercard e Visa lançam meio de pagamento via chatbots e agentes de IA

Lembra-se do famoso slogan da Mastercard "Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras, existe Mastercard"? Pois a operadora de cartões existe agora para mais uma coisa: transformar a experiência de compra usando Inteligência Artificial com o novo programa Agent Pay.

Como funciona? O Mastercard Agent Pay vai aprimorar as conversas com chatbots de IA Generativa, tanto para pessoas quanto para empresas, integrando processos de pagamentos confiáveis.

Isso significa que você poderá usar o Copilot da Microsoft, por exemplo, para procurar um par de tênis em um tamanho específico. O chatbot, então, fará a pesquisa, oferecerá opções e, depois do seu ok, realizará a compra não antes de recomendar a melhor maneira de pagar.

No centro do programa estão os Mastercard Agentic Tokens que permitem aos agentes de IA executar transações de forma autônoma e segura. Tokenização não é algo novo para a Mastercard, que há anos usa tokens, por exemplo, em soluções pagamento móvel sem contato. No entanto, os Agentic Tokens elevam a tecnologia a um novo patamar para trabalhar dentro de ecossistemas orientados por IA.

E a Visa?

Bem, a nova solução Visa Intelligent Commerce também permite que agentes de IA encontrem, comparem e comprem produtos de forma autônoma com base nas preferências e limite de gastos definidos pelos usuários.

Cartões para usar com IA terão seus detalhes substituídos por credenciais digitais tokenizadas para garantir segurança para consumidores e simplificar os processos de pagamento para desenvolvedores.

A principal diferença entre o Visa Intelligent Commerce e o Mastercard Agent Pay é que a plataforma da Visa abre sua rede de pagamentos para desenvolvedores de IA via API, permitindo que agentes de IA façam compras em nome dos consumidores. Já o Agent Pay da Mastercard se concentra em incorporar opções de pagamento em chatbots.

Por que isso importa? Para o consumidor médio, meios de pagamento via chatbots ou agentes de IA significam conveniência e segurança, por exemplo, ao delegar tarefas tediosas, como comparar preços ou gerenciar assinaturas, usando credenciais tokenizadas que protegem seus dados financeiros.

Para empresas, os benefícios são igualmente convincentes por reduzir problemas no processo de checkout das compras e abrir portas para modelos de comércio mais inovadores, como descontos em massa negociados pela IA ou transações B2B automatizadas.

FAMÍLIA CHINESA

Alibaba lança modelos de IA de vários tamanhos e capacidade de raciocínio

A Alibaba lançou a nova família Qwen 3 com modelos de IA de licença aberta e desenvolvidos para ultrapassar os limites da velocidade e do raciocínio, segundo a desenvolvedora chinesa.

O Qwen3 não é apenas mais um modelo de linguagem, é como um canivete suíço inteligente que vem em vários tamanhos - desde 0,6 bilhão até 235 bilhões de parâmetros. Outro ponto interessante é que o Qwen3 equilibra cérebro e velocidade - trabalha em dois modos:

  • Modo pensante: Perfeito para tarefas complexas, como solução de problemas matemáticos ou geração de código, usando raciocínio passo a passo.

  • Modo sem pensar: Ideal para resposta ou bate-papo rápidos.

Já ouviu falar de Mixture-of-Experts (MoE)? Pode ser visto como uma equipe de especialistas em um apenas um lugar. A nova série Qwen3 também conta com esse tipo de modelos que ativa apenas os especialistas necessários para a tarefa, economizando poder computacional e, mesmo assim, gerando ótimos resultados. E o melhor ainda: o minúsculo Qwen3-30B-A3B supera seu antecessor, o QwQ-32B, com 10 vezes menos parâmetros ativos. E o compacto Qwen3-4B pode enfrentar o irmão mais velho muito maior Qwen2.5-72B.

NOVA FAMÍLIA QWEN3

MODELOS MoE
Qwen3-235B-A22B, com 235 bilhões de parâmetros totais e 22 bilhões de parâmetros ativados
Qwen3-30B-A3B, 30 bilhões de parâmetros totais e 3 bilhões de parâmetros ativados.

SEIS MODELOS DENSOS
Qwen3-32B, Qwen3-14B, Qwen3-8B, Qwen3-4B, Qwen3-1.7B e Qwen3-0.6B

Crédito: Alibaba

Os modelos Qwen3 trabalham com 119 idiomas e dialetos.

A Alibaba libera os integrantes da família Qwen3 sob a licença Apache 2.0, o que significa que desenvolvedores e pesquisadores podem utilizá-los gratuitamente. Quer implementá-los? Ferramentas como SGLang e vLLM facilitam o processo. Para uso local, experimente Ollama ou LMStudio.

AI_TRENDS

  • Agora você pode usar o Perplexity AI diretamente no WhatsApp para fazer pesquisas, consultar fontes e gerar imagens (+1 (833)436-3285).

  • A Meta Platforms lançou um app de IA independente, chamado Meta AI, para competir com ChatGPT da OpenAI. Usa o modelo Llama 4 AI e inclui um feed de "descoberta" para acompanhar como outros usuários estão interagindo com IA.

  • Feito durante a primeira edição do LlamaCon, outro anúncio da Meta foi a versão limitada da API para acessar modelos Llama.

  • O recurso Audio Overview do Google para geração de podcasts está disponível em mais de 50 idiomas.

  • A IBM desenvolveu o Autonomous Threat Operations Machine (ATOM), sistema de agentes de IA que lida de forma autônoma com processos de triagem, investigação e remediação de ameaças com mínima intervenção humana.

  • CryptoLab e UClone se associaram para integrar criptografia totalmente homomórfica a agentes de IA e assegurar privacidade e segurança dos dados.

  • A Freepik, em parceria com a Fal.ai, liberou o modelo de código aberto F Lite para geração de imagens. Foi treinado exclusivamente com imagens de alta qualidade, protegidas por direitos autorais, presentes na biblioteca da Freepik.

  • Novas ferramentas do Google usando Gemini personalizam a experiência de aprendizado de idiomas.

  • A OpenAI reverteu uma atualização recente do GPT-4o no ChatGPT depois de críticas por ser excessivamente agradável e bajuladora e, às vezes, validando declarações questionáveis. 👎

AI_VENTURES

AGI

Startup vai desenvolver modelo de Inteligência Artificial Geral para Engenharia

Fundada por Paul Eremenko, ex-CTO da Airbus, e Aleksa Gordić, pesquisador que já trabalhou na DeepMind, a startup P-1 AI anunciou que vai desenvolver um modelo de Inteligência Artificial Geral (AGI) para Engenharia. Seu principal agente de IA, apelidado de Archie, quer revolucionar a forma como projetamos sistemas físicos para o mundo ao nosso redor.

Archie é um assistente de engenheiro guiado por IA capaz de realizar raciocínio quantitativo e espacial para projetar produtos físicos. Ao contrário dos modelos tradicionais de IA que se destacam em domínios específicos, o Archie é um generalista em desafios complexos de engenharia.

O que o Archie faz? Executa tarefas como identificar os principais elementos de cada projeto de engenharia, desenvolver conceitos e variantes de produtos; selecionar e utilizar as ferramentas adequadas. Como funciona? Como dados de engenharia do mundo real são escassos, a startup P-1 AI começou gerando dados sintéticos para treinamento adaptados a domínios específicos, entre eles Física e cadeia de suprimentos. Com isso, ensinou o Archie a pensar sobre problemas de engenharia com profunda compreensão do mundo físico.

Crédito: P-1 AI

Por que isso importa? A AGI para engenharia pode acelerar a inovação em setores que moldam nosso cotidiano, desde edifícios mais sustentáveis a veículos mais eficientes. Ao automatizar tarefas cognitivas, o Archie ajudará, quem sabe, a liberar engenheiros para se concentrarem em trabalho mais criativos.

A P-1 AI estará inicialmente concentrada na área de resfriamento de data centers, mas planeja expandir a atuação para outros setores, como aeroespacial e de defesa. A propósito, o nome da startup é referência ao romance de ficção científica de 1977, The Adolescence of P-1.

Quer ver o Archie em ação? Clique na imagem acima.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

🗣️ IA persuasiva

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, realizou secretamente um experimento usando Inteligência Artificial. O alvo foi o Reddit, plataforma de discussão no estilo fórum, mais especificamente a comunidade ChangeMyView com quase 4 milhões de membros que se dedica a debates que resultem em troca de opinião. De novembro de 2024 a março de 2025, foram usados bots de IA que publicaram mais de 1.700 comentários. Uma versão preliminar do estudo sugere que a IA foi de três e seis vezes mais persuasiva para mudança de pontos de vista do que os usuários humanos. A Reddit ameaça processar pesquisadores por experimento “altamente antiético”.

🚶‍♀️‍➡️ Estático X Dinâmico

Um estudo recente da Universidade Johns Hopkins confirma que sistemas de IA ainda têm dificuldade para interpretar interações sociais e compreender a dinâmica social em cenas com movimento. A pesquisa sugere que isso ocorre porque as redes neurais de IA, inspiradas na região de processamento de imagens estáticas do cérebro, não têm a capacidade de processar cenas sociais dinâmicas de forma eficaz, ao contrário da área especializada do cérebro humano para tais tarefas.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Tratamento para Alzheimer Um estudo usando IA descobriu que um gene reconhecido como biomarcador ((PHGDH) da doença de Alzheimer é, na verdade, uma causa devido a uma função secundária anteriormente desconhecida. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego usaram IA para ajudar a desvendar esse mistério. Segundo eles, a IA foi essencial para identificação da causa quanto para propor um possível tratamento.⚕️

  • Caminho encurtado para semicondutores A IA pode reduzir significativamente o tempo necessário para identificar fases quânticas complexas em materiais, de meses para minutos. Quem sabe, esse avanço ajudará a acelerar a pesquisa em materiais quânticos, especialmente supercondutores. ⚛️

🌍 IA Global

🇺🇸 Impacto da IA nos noticiários Grande parte dos norte-americanos está pessimista e relação aos impactos da IA ​​nas notícias, de acordo com pesquisa do Pew Research Center. Metade afirma que a IA terá um impacto muito (24%) ou um pouco (26%) negativo sobre as notícias que as pessoas receberão nos Estados Unidos nos próximos 20 anos. Apenas 10% dizem que terá um efeito muito (2%) ou um pouco (8%) positivo. Para 59%, a IA responderá por menos empregos para jornalistas nas próximas duas décadas.

🇬🇧 IA em favor da adoção de pets Battersea Dogs & Cats Home, centro de resgate de animais no Reino Unido, organizou uma “invasão virtual de campo de futebol” por cães gerados por IA para promover a adoção de pets. A campanha usou IA para criar 15 cães digitais que apareceram durante uma partida de futebol transmitida ao vivo na plataforma Twitch. Cada cão virtual reproduziu um verdadeiro hospedado no Battersea, com nome, história e link para adoção. A campanha foi feita em parceria com a Pedigree e teve como objetivo divulgar a ideia da adoção entre o público jovem.

📢 IA em uma frase

“Talvez 20%, 30% do código dentro dos nossos repositórios e alguns de nossos projetos provavelmente são escritos por software”.


A afirmação é de Satya Nadella, CEO da Microsoft, durante um bate-papo com Mark Zuckerberg, CEO da Meta, na primeira edição da LlamaCon. Por software, ele quis dizer sistemas de Inteligência Artificial. Nadella especificou que a parcela de código escrito por IA depende da linguagem de programação, com Python mostrando mais avanços do que C++.

AI_TOOLKIT

🛠 Ferramentas

  • Venturekit é uma ferramenta de IA que auxilia na criação de planos de negócios.

  • CreateWise AI ajuda podcasters a agilizar os processos de produção.

  • Athina é uma plataforma colaborativa com ferramentas para monitorar aplicativos de IA em tempo real.

📚 Mais recursos

  • O relatório Anthropic Economic Index, baseado em 500.000 interações de desenvolvedores com Claude e Claude Code, destacou o impacto da IA no desenvolvimento de software. Confira as principais conclusões aqui.

  • A OpenAI detalha os problemas que ocorreram uma atualização recente do GPT-4o que levou a um comportamento excessivamente bajulador do ChatGPT.

 AI_FLASH_NEWS

  • A NVIDIA está projetando novos chips de IA adaptados para as principais empresas chinesas de tecnologia em resposta às restrições de exportação dos Estados Unidos para os chips NVIDIA H20.

  • Durante o evento LlamaCon, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, estimou que “talvez metade do desenvolvimento seja feito por IA e não por pessoas” em um ano, sugerindo mudanças na forma como a Meta desenvolve produtos.

  • A Anthropic defende ajustes nos controles de exportação de chips de IA propostos pelo governo dos Estados Unidos, ainda que apoie iniciativas para manter a competitividade do país no setor de IA.

  • A Huawei está desenvolvendo o chip Ascend 910D AI para competir com a GPU H100 da NVIDIA. A expectativa é que as primeiras amostras estejam disponíveis até o final de maio.

  • A Cisco anunciou a Foundation AI, organização com foco na criação de modelos de IA para aplicações de cibersegurança. A fundação é composta por pesquisadores e engenheiros da recém-adquirida Robust Intelligence.

  • A Duolingo, plataforma de aprendizado de idiomas, vai se tornar uma empresa “AI-first”para agilizar a criação de conteúdo e ganhar eficiência. Mais do que dobrou a oferta de cursos usando IA Generativa.

  • A startup Grouphug usa IA Generativa para transformar bate-papos privados em grupos do WhatsApp em memes personalizados.

  • O FBI alerta que China está usando IA para incrementar ataques cibernéticos contra infraestrutura dos Estados Unidos,

  • Claro, FAPESP e USP vão investir mais de R$ 40 milhões em centro de pesquisa sobre IA Generativa e 5G.

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊