• IA Express
  • Posts
  • Modelo AlphaGenome do Google ajuda a quebrar o código do DNA

Modelo AlphaGenome do Google ajuda a quebrar o código do DNA

Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você saberá como o novo AlphaGenome do Google está ajudando a desvendar segredos do DNA. Também ficará por dentro da proposta da Creative Commons para manter o equilíbrio harmonioso entre dados abertos e desenvolvimento ético da IA. 🧬⚖️

Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Modelo avançado do Google para geração de imagens está disponível sem custo
- Caçador de bugs autônomo supera concorrentes humanos
- Arquitetura de rede para IA alcança velocidade seis vezes maior
- Disney negocia com OpenAI uso de historias em experiências de IA

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

 AI_NEWS_CIRCUIT

GENOMA

Modelo AlphaGenome do Google ajuda a quebrar o código do DNA

Entender o complexo do DNA, especialmente como pequenas mutações afetam tudo, desde nossa saúde até a cor do cabelo, tem sido um grande desafio para os cientistas. Pode ser que agora esse cenário mude com a ajuda do novo AlphaGenome desenvolvido pelo Google DeepMind.

A principal missão do AlphaGenome é prever, com alta precisão, como mesmo as menores mudanças em nosso código genético podem influenciar os intrincados processos que controlam nossos genes.

Como funciona? O AlphaGenome utiliza o mecanismo de aprendizado profundo para analisar longas sequências de DNA e prever elementos reguladores que controlam sua expressão gênica. Treinado com enormes conjuntos de dados genômicos, é capaz de identificar padrões que pesquisadores e os métodos tradicionais podem deixar passar despercebidos.

Por que isso importa? Apenas de 1% a 2% do nosso DNA são responsáveis pela produção de proteínas, mas as demais regiões “não codificantes” estão longe de ser inúteis. Essas áreas atuam como interruptores, controlando quando e onde os genes são ativados ou desativados. Erros nessas regiões podem causar doenças como o câncer ou distúrbios do desenvolvimento.

O AlphaGenome utiliza a Inteligência Artificial para prever o modo de funcionamento dessas regiões não codificantes, oferecendo uma imagem mais clara da regulação genética e seu impacto na saúde.

A inovação promete ser um divisor de águas. ajudando a entender melhor as doenças, abrindo caminho para novas possibilidades na criação de sistemas biológicos sintéticos e simplesmente aprofundando nosso conhecimento sobre o funcionamento fundamental da vida.

Para avançar na pesquisa científica, o Google DeepMind está tornando o AlphaGenome disponível em versão preview por meio da API AlphaGenome para uso não comercial.

GOVERNANÇA

CC Signals: novo contrato social na era da IA

A Creative Commons (CC) apresentou uma estrutura inovadora chamada CC Signals que pretende revolucionar a forma como dados são usados no treinamento de modelos e estabelecer um novo contrato social que equilibre os princípios do acesso aberto e a proteção aos detentores de direitos sobre os dados.

Crédito: Creative Commons

O que você precisa saber:

  • Ao contrário das licenças Creative Commons tradicionais, que se concentram na

    criatividade e no uso humanos, o CC Signals foi especificamente adaptado para

    interagir com máquinas e conjuntos de dados.

  • Permite que administradores de conteúdo especifiquem termos de uso para seus dados no desenvolvimento de modelos de IA, considerando reciprocidade, reconhecimento e sustentabilidade na reutilização por máquinas.

  • A estrutura foi projetada para ser legível tanto por pessoas quanto por máquinas, visando garantir a interoperabilidade.

  • Embora nem sempre seja juridicamente vinculativo, o CC Signals tem peso ético ao incentivar uma abordagem de “dar e receber” dentro do ecossistema de IA.

A Creative Commons buscará feedback e informações públicas nos próximos meses e pretende lançar uma versão alfa do CC Signals em novembro de 2025.

AI_TRENDS

  • Manus lançou seu Cloud Browser, navegador que realiza tarefas em seu nome e salva o status de login para uso em sessões futuras.

  • Imagen 4 Ultra, modelo topo de linha do Google para geração de imagens, está disponível sem custo no AI Studio.

  • Daydream lançou agente para compras relacionadas à moda. Usuários descrevem seus desejos em linguagem natural e recebem recomendações personalizadas de um catálogo de milhões de produtos de 8.000 marcas.

  • Novos recursos, em fase beta, na plataforma Claude AI permitem criar, hospedar e compartilhar apps interativos de IA usando comandos de linguagem natural.

  • Veena é o primeiro modelo que transforma texto em fala (TTS) de código aberto especificamente para idiomas indianos.

  • Gemini CLI integra modelos Gemini do Google diretamente aos ambientes terminais dos desenvolvedores.

  • Message Summaries é a nova opção do WhatsApp que usa Meta AI para resumir mensagens não lidas de forma privada e rápida em um bate-papo.

  • Perplexity tem um novo recurso que permite agendar tarefas diretamente no WhatsApp usando linguagem natural, por exemplo, enviar notícias sobre algum tema. Anote o número: +1 (833) 436-3285 para começar. 🎗️🗓️

AI_VENTURES

SEGURANÇA

Caçador de bugs autônomo supera concorrentes humanos

Pela primeira vez na história dos programas de recompensa para identificação de bugs, um sistema autônomo de testes de invasão alcançou o primeiro lugar na tabela de classificação HackerOne dos Estados Unidos, superando todos os concorrentes humanos.

O campeão se chama XBOW e encontrou mais de 1.000 bugs de software em sistemas utilizados por grandes empresas. Para isso, contou com a Inteligência Artificial não apenas pensando na detecção de vulnerabilidades, mas também na precisão dos resultados.

O que você precisa saber:

  • Ferramentas tradicionais de varredura automatizada frequentemente geram inúmeros falsos positivos, o que pode ser mais trabalhoso do que benéfico.

  • Quando a IA é introduzida na varredura de vulnerabilidades, esse desafio se intensifica porque, embora os modelos de IA sejam bons em generalizar, a verificação de casos técnicos específicos exige uma abordagem diferente.

  • Para superar esse obstáculo, o XBOW desenvolveu validadores, que são revisores automatizados para confirmar rigorosamente cada vulnerabilidade descoberta. Esses validadores podem utilizar LLMs ou verificações programáticas personalizadas.

rédito: XBOW

Quais foram os resultados? Ao utilizar o XBOW em vários programas públicos e privados, os resultados superaram as expectativas, não apenas em volume, mas também em consistência e qualidade. O mais emblemático no cenário público foi justamente o primeiro lugar no HackerOne, competindo com milhares de pesquisadores. Veja mais resultados numéricos da performance do XBOW na tabela acima.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

♻️ Impacto ambiental dos modelos de raciocínio

Um estudo publicado na Frontiers in Communication revelou que modelos de raciocínio avançados podem produzir até 50 vezes mais emissões de CO2 do que outros modelos com precisão comparável ao responderem as mesmas perguntas. Os pesquisadores observaram que a pegada ambiental é fortemente influenciada pela abordagem de raciocínio dos modelos. Por exemplo, consultas que exigem um longo raciocínio, como as que envolvem álgebra abstrata, podem gerar emissões seis vezes maiores do que assuntos mais diretos, como a história do ensino médio. Portanto, pode-se dizer que há um claro compromisso entre a capacidade de raciocínio/precisão da IA e a sustentabilidade ambiental. E isso exige uma postura consciente tanto de desenvolvedores quanto de usuários para usar a ferramenta mais adequada para cada situação.

💪Queda de braço entre OpenAI e Microsoft

Executivos da Microsoft e da OpenAI estão envolvidos atualmente em uma disputa acirrada em relação à definição e às implicações da Inteligência Artificial Geral (AGI). As duas empresas estão travando negociações difíceis em relação a uma cláusula contratual que pode limitar o acesso da Microsoft aos modelos avançados de IA da OpenAI, caso a tão sonhada AGI seja alcançada. A Microsoft quer que essa cláusula seja removida, argumentando que perder o acesso a uma tecnologia tão essencial colocaria em risco sua vantagem competitiva em IA. A OpenAI, no entanto, insiste em mantê-la, citando considerações éticas e de controle sobre a tecnologia AGI. Quem vencerá essa queda de braço?

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Salvando abelhas Inteligência Artificial e colmeias robóticas da empresa Beewise estão ajudando a combater o aumento alarmante do colapso das colônias de abelhas nos Estados Unidos. Essas colmeias avançadas, equipadas com câmeras, sensores e braços robóticos guiados por IA, monitoram a saúde das colônias em tempo real, analisando milhares de células de colmeia e administrando o tratamento quando alguma colônia começa a vacilar. Cerca de 300 mil dessas unidades estão em uso nos Estados Unidos para ajudar a automatizar cerca de 90% das tarefas de campo dos apicultores. ⋆˚🐝˖°🌷🌻

  • Redes mais rápidas para IA Uma nova arquitetura de rede promete revolucionar as áreas de Inteligências Artificial e computação de alto desempenho (HPC) ao oferecer meio de comunicação seis vezes mais rápido do que a tradicional InfiniBand e Ethernet. A solução CN500, da Cornelis Networks, é otimizada para treinamento de modelos de IA em larga escala e se destaca por coordenar 500 mil servidores ou processadores que trabalham modelos de IA. Fisicamente, é apenas uma placa de rede com um chip personalizado instalada em cada servidor. 🖥️🖥️

🌍 IA Global

🇮🇳 Falando indiano Veena é o primeiro modelo de código aberto que transforma texto em fala (TTS) projetado especificamente para idiomas indianos, principalmente hindi e hiinglish (hidi-inglês misto). Foi desenvolvido pela Maya Research sobre a arquitetura Llama e treinado com mais de 15 mil enunciados de qualidade de estúdio por orador, gerando resultados expressivos com latência ultrabaixa.

🇨🇳 Ganhando terreno OpenAI alertou que a startup chinesa Zhipu AI está assinando contratos com governos da Malásia, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Quênia. Apoiada por mais de US$ 1,4 bilhão em investimentos estatais e mantendo fortes laços com o governo chinês, a Zhipu AI oferece soluções de IA, entre elas LLMs e hardware em parceria com a Huawei, com o objetivo de se estabelecer em mercados emergentes antes dos concorrentes norte-americanos, segundo a empresa de Sam Altman.

🔢 IA em números

Ryan Roslansky, CEO do LinkedIn, apresentou números associados à mudança no mercado de trabalho gerado pela IA: houve um aumento de seis vezes nas postagens de emprego relacionadas à IA no LinkedIn no ano passado, enquanto perfis listando habilidades de IA aumentaram 20 vezes.

 AI_TOOLKIT

🛠️Ferramentas

  • Openmemory é um add-on para Chrome que sincroniza memórias do ChatGPT, Claude, Perplexity.

  • Adaline é uma plataforma para interagir, avaliar, implantar e monitorar LLMs.

  • 2wai cria avatares seus, usando IA e um smartphone, que falam vários idiomas.

📚 Miscelânea 

  • A chapa esquentou! Sam Altman e Brad Lightcap, ambos executivos da Open AI, participaram do podcast Hard Fork do The New York Times (NYT). Em menos de dois minutos de entrevista ao vivo, a conversa ficou tensa. Isso porque há processo judicial em andamento envolvendo direitos autorais movido pelo jornal contra a OpenAI e a Microsoft. A acusação é de que houve uso indevido de artigos do NYT durante o treinamento de modelos de IA.

 AI_FLASH_NEWS

  • Sam Altman, CEO da OpenAI, criticou a ação movida pela Iyo por violação de marca registrada. Comentou que o fundador da Iyo foi "bem persistente em seus esforços" para que a OpenAI investisse ou adquirisse sua empresa.

  • Disney está em negociações com OpenAI para estabelecer parcerias que permitam o uso de histórias do estúdio em ferramentas e experiências com IA.

  • Linux Foundation anunciou a criação do projeto Agent2Agent ao lado de AWS, Cisco, Google, Microsoft, Salesforce, SAP e ServiceNow para promover um ecossistema aberto e interoperável para agentes de IA.

  • Um grupo de autores está processando a Microsoft por usar cópias digitais não autorizadas de quase 200 mil livros para treinar seu modelo Megatron.

  • Enquanto isso, a Meta ganhou um processo no qual o juiz decidiu que não houve violação de direitos autorais no treinamento do modelo Llama AI usando livros de 13 autores sem permissão. A decisão não abrirá precedentes.

  • A versão R2 do modelo da DeepSeek está enfrentado atrasos devido à escassez de chips NVIDIA H20 na China. ⏳⚠️

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊

1  a