- IA Express
- Posts
- Modelo de IA óptico trabalha com quase zero consumo de energia
Modelo de IA óptico trabalha com quase zero consumo de energia
Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você saberá como pesquisadores estão “treinando a luz” para se tornar um modelo sustentável para geração de imagens. ⚡♻️🔋
Porém isso não é tudo na IA Express de hoje:
- Modelo de IA combina qualquer tema com qualquer estilo em qualquer cenário
- Ferramenta de IA serve como firewall para artigos científicos
- Supercomputador chinês pode ser trampolim para AGI
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
IA SUSTENTÁVEL
Modelo de IA óptico trabalha com quase zero consumo de energia
Já pensou usar um modelo de IA que não apenas “pensa”, mas cria imagens na velocidade da luz - literalmente? É exatamente isso que pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) está propondo com um modelo generativo óptico que usa a física da luz em vez computação eletrônica convencional para gerar imagens – instantaneamente e com quase nenhum consumo de energia.
Como funciona? Em vez de elétrons famintos por energia, esse novo tipo de modelo de IA funciona em ondas de luz. Usa um codificador digital e um decodificador óptico difrativo, treinados em conjunto como um sistema para trabalhar da seguinte forma:
Tudo começa com ruído digital aleatório (como uma imagem estática em uma TV antiga), que é codificado em "sementes ópticas generativas".
Essas sementes são projetadas em uma superfície e impactadas por luz laser. A luz, então, atravessa o decodificador óptico difrativo - basicamente uma camada que molda as ondas de luz seguindo a distribuição desejada.
Em único passo (sem necessidade de loop), a luz emerge do outro lado como uma nova imagem. É como lançar uma lanterna na direção de um prisma para gerar arte. 🔺🌈💎

Crédito: UCLA
Os pesquisadores desenvolveram duas versões: um modelo “snapshot” para geração rápida de imagens e um “iterativo” que refina as imagens ao longo de alguns passos. Fizeram vários testes, desde manuscritos a obras-primas inspiradas em Van Gogh. Os resultados? Qualidade que se equipara à dos principais modelos de geração de imagens, sem quase consumir energia!
Por que isso importa? Além de gerar imagens, a potencial economia de energia dos modelos ópticos de IA oferece outros benefícios em várias aplicações do mundo real, com uso em sistemas portáteis, imagens biomédicas, diagnósticos e computação de borda em que IA distribuída de baixa potência é crucial.
AI_TRENDS
Anthropic está desenvolvendo uma versão Web do Claude Code, seu assistente de codificação movido por IA, como rival do Codex da OpenAI.
USO é um modelo da ByteDance que combina qualquer tema com qualquer estilo em qualquer cenário, com consistência e resultados naturais.
Chatterbox, da Resemble AI, é um modelo de voz de código aberto que pode desafiar ElevenLabs pela qualidade dos resultados e ser completamente gratuito.
PixVerse V5 é um modelo de geração de vídeos com um recurso Agente que simplifica a criação de conteúdo para usuários iniciantes.
Enquanto isso, Krea abriu uma lista de espera para seu RealTime Video que vai gerar vídeos a partir desenhos em ação, transmissões da webcam ou na tela.
Modelo Command A Translate, da Cohere, faz tradução de forma segura para empresas e promete superar Google Translate e a solução Pro da DeepL.
Meta está revisando as políticas para seu chatbot de IA após investigação da Reuters expor diretrizes que permitiam conversas inadequadas.
Apple lançou um chatbot de IA, calma, apenas para ajudar funcionários a vender iPhones. 🍎📱🛒
AI_GOVERNANCE & ETHICS
🔥 Firewall para a ciência
Uma nova ferramenta de IA identificou revistas científicas “questionáveis”, muitas vezes chamadas de predatórias, que publicam estudos sem revisão adequada por pares para obter lucro. Um estudo da Universidade do Colorado Boulder analisou mais de 15 mil periódicos de acesso aberto e apontou mais de mil como suspeitos, com alto volume de artigos, falta de detalhes sobre o conselho editorial e autocitação excessiva. O objetivo é proteger a integridade das pesquisas, ajudando cientistas a evitar publicações duvidosas. Apelidando a solução de "firewall para a ciência", os pesquisadores tem planos de disponibilizá-la para universidades e editoras.
🏛️ Grok de volta
A Casa Branca orientou a Administração de Serviços Gerais (GSA) a restabelecer a aprovação do chatbot Grok da xAI para uso federal. A decisão reverte uma suspensão anterior em decorrência de um incidente controverso em julho, quando a Grok gerou conteúdo antissemita e foi removido temporariamente da lista de fornecedores da GSA. A medida de restabelecimento está alinhada com o orientação do governo Trump para a rápida adoção da IA, apesar das preocupações de órgãos de ética e segurança.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
IA antigripal Todos os anos, autoridades de saúde pública enfrentam o desafio de prever quais cepas dominarão a próxima temporada da gripe. Agora, pesquisadores do MIT e da Clínica Abdul Latif Jameel desenvolveram uma ferramenta de IA que pode ajudar a acabar com esse jogo de adivinhação. A VaxSeer usa aprendizado profundo e modelos de linguagem proteica para prever tanto as cepas da gripe emergentes dominantes quanto a eficácia antigênica de potenciais candidatos a vacinas. Ao contrário dos modelos tradicionais que avaliam mutações isoladamente, o VaxSeer aborda os efeitos complexos e combinatórios da mutação viral, ou seja, não apenas como o vírus muda, mas como as variantes competem e se espalham ao longo do tempo. 🤧🦠💉
Menos recall A Ford está usando Inteligência Artificial para melhorar o controle de qualidade na fábrica de caminhões em Dearborn (EUA). Dois sistemas guiados por IA detectam defeitos de fabricação precocemente e ajudam assim a reduzir caros processos de recall. O AiTriz usa aprendizado de máquina para analisar vídeos em tempo real e detectar desalinhamentos minuciosos nos componentes dos veículos, enquanto o MAIVS analisa imagens estáticas de smartphones para verificar o posicionamento adequado das peças. Ao aprimorar seus processos de produção, a Ford pretende minimizar custos com garantia e também estabelecer um novo padrão de precisão para fabricação orientada pela IA. 🚚👷♂️🦾
🌍 IA Global
🇨🇳 Pequena NVIDIA A Cambricon Technologies, designer chinesa de chips de IA, registrou um lucro recorde de US$ 144 milhões no primeiro semestre de 2025, impulsionado por um aumento de 44 vezes na receita. O crescimento é resultado da maior demanda por chips domésticos gerada pelas restrições de exportação dos Estados Unidos. O processador Siyuan 690 da Cambricon, projetado para competir com o chip H100 da NVIDIA, se beneficia de parcerias com outras empresas chinesas de IA como a DeepSeek, que otimizam seus modelos para uso com chips domésticos.
🇮🇳 Hub de IA na Índia O bilionário indiano Mukesh Ambani fundou a Reliance Intelligence para criar uma infraestrutura nacional e posicionar a Índia como hub global de IA. A nova empresa vai construir datacenters para IA movidos à energia limpa e redes 5G de alta velocidade. Esses centros servirão de base para aplicações de IA nos setores de energia, varejo, telecomunicações e finanças. Uma parceria com Google Cloud criará uma nuvem dedicada à IA na índia para amplia o acesso ao poder computacional escalável. Já uma joint-venture com Meta vai manter uma plataforma-como-serviço para personalização e implementação dos modelos Llama.
🔢 IA em números
![]() |
|
AI_TOOLKIT
🛠️Ferramentas
A01 é um agente de notícias pessoal que rastreia interesses de nicho em milhares de fontes.
Alivemoment transforma fotos em histórias vivas para guardar momentos que mais importam.
📚 Miscelânea
Estudo da DatologyAI enfatiza o potencial de sua estrutura de geração de dados sintéticos BeyondWeb em situações em que apenas aumentar o volume de dados no treinamento de grandes modelos de linguagem (LLMs) não produz mais bons resultados. A DatologyAI destaca que a BeyondWeb supera conjuntos de dados de última geração como Cosmopedia e Nemotron-Synth.
AI_FLASH_NEWS
OpenAI abrirá seu primeiro escritório na América Latina em São Paulo até o final de 2025.
Apenas dois clientes misteriosos responderam por impressionantes 39% da receita no segundo trimestre fiscal da NVIDIA.
Meta está se apressando para lançar seu modelo Llama 4.X até o final de 2025, como grande projeto do Meta Superintelligence Labs (MSL).
Alibaba está desenvolvendo um chip para tarefas de inferência de IA que será compatível com a plataforma de software da NVIDIA.
Um grupo de 60 parlamentares do Reino Unido acusou Google DeepMind de lançar o Gemini 2.5 Pro sem detalhes sobre testes de segurança.
A startup SerpApi coleta resultados de pesquisa do Google e os fornece como dados estruturados a gigantes da IA como OpenAI e Perplexity.
Chatbots imitando as celebridades Taylor Swift, Scarlett Johansson, Anne Hathaway e Selena Gomez foram criados pela Meta sem permissão.
Accenture adquire NeuraFlash, consultoria especializada em soluções de agentes de IA para vendas, serviços e operações em campo.
Darwin Monkey é um supercomputador chinês que reproduz o cérebro de macaco com 2 bilhões de neurônios artificiais e 100 bilhões de sinapses. Os pesquisadores esperam que sirva como trampolim para AGI. 🐵🧠
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊
