• IA Express
  • Posts
  • Napster renasce com experiências digitais guiadas por IA

Napster renasce com experiências digitais guiadas por IA

Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você vai se lembrar (ou conhecer, dependendo da idade) do Naspter, um rebelde que compartilhava músicas e agora orquestra uma sinfonia de experiências digitais alimentadas por IA. De outro lado, métodos de treinamento inovadores ensinam modelos de IA a dominar a arte de aprender com erros raros. 🎧🎵🔄

Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Contas ChatGPT poderão fazer login em aplicativos de terceiros
- Ferramenta dá a qualquer LLM recursos de voz para ouvir e falar naturalmente
- Cientista-chefe da Meta propõe modelo de ambientes para entender o mundo físico
- Modelo de IA usa dados de satélites para mapear cursos d'água

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

 AI_NEWS_CIRCUIT

REBORN

Napster renasce com experiências digitais guiadas por IA

Outrora um nome familiar para compartilhamento peer-to-peer de músicas, Napster está fazendo um retorno surpreendente como uma empresa de IA. A startup Infinite Reality, com sede na Flórida (EUA), que adquiriu o Napster por US$ 207 milhões em março de 2025, agora foi rebatizada como Napster Corporation e terá uma divisão que abrigará todos os produtos e serviços de IA.

Qual será o primeiro serviço? Napster Spaces, disponível em versão beta, pretende dar a empresas de todos os tamanhos a capacidade de implantar agentes de IA realistas, com capacidade de conversação, que proporcionem aos visitantes dos sites experiências digitais personalizadas e envolventes em vídeo e em tempo real.

Como funciona? Com apenas um clique e sem exigir nenhuma experiência de programação, o Napster Spaces verifica páginas, produtos e lista de perguntas frequentes dos sites e, em seguida, converte-os em um destino imersivo que canaliza o espírito da marca. Depois de publicado, o espaço receberá visitantes contando com um agente de IA com marca personalizada, multimodal e multilíngue que atua como um concierge digital, vendedor ou assistente de suporte, pronto para manter conversas naturais em vídeo.

Com Napster Corp, como nova identidade, e a unidade Napster AI como central de soluções, o objetivo é se posicionar para ajudar a moldar a próxima geração de experiências digitais baseada em tecnologias de IA nas áreas de comércio, mídia e entretenimento. Em outras palavras, o novo Napster quer, com a ajuda da IA, redefinir a forma como marcas se relacionam com o público no mundo digital.

AI_TRENDS

  • OpenAI está explorando maneiras de permitir o uso das contas ChatGPT para fazer login em aplicativos de terceiros, a exemplo do que fazem Google e Apple como provedores confiáveis de identidade on-line.

  • Unmute é uma ferramenta de IA do laboratório de IA Kyutai que dá a qualquer LLM baseado apenas em texto recursos de voz para que ouça e fale naturalmente.

  • De outro lado, a Anthropic liberou um modo de voz para que o chatbot Claude em aplicativos móveis possa manter conversas faladas naturais.

  • Mistral AI está oferecendo uma nova API que ajuda a criar agentes de IA para aplicações corporativas, como automação de processos de negócios.

  • Matthias Niessner, cofundador da empresa de mídia sintética Synthesia, abriu a startup SpAItial voltada para desenvolvimento de modelos de IA que geram ambientes 3D interativos e fotorrealistas a partir de prompts texto e imagens.

  • WordPress criou uma equipe para orientar o desenvolvimento de ferramentas e recursos de IA dentro de sua comunidade de código aberto.

  • Uma falha no servidor Model Context Protocol (MCP) do GitHub permite induzir agentes de IA a vazar dados de repositórios privados usando uma técnica chamada "injeção de prompts”. 👾👾👾 

AI_VENTURES

TREINAMENTO

Aprendendo com poucos erros

Sistemas autônomos, como carros e dispositivos robóticos, enfrentam um grande desafio: aprender com falhas críticas e raras, mas que podem gerar graves consequências. Ao contrário das operações normais, que produzem muitos dados, erros que não acontecem com frequência fornecem apenas um pequeno volume de informações. Qual é o problema? Fica difícil desenvolver modelos de IA confiáveis que entendam esses eventos.

É aí que entra o CalNF (Calibrated Normalizing Flows), estrutura que ajuda sistemas de IA a aprender com dados limitados, particularmente em casos de falhas raras.

Como funciona? O método, desenvolvido por pesquisadores do MIT, aborda o desafio do desequilíbrio de disponibilidade de dados em cenários de eventos raros, primeiro treinando um modelo de IA com dados normais para estabelecer uma distribuição de linha de base. O modelo é então ajustado usando dados limitados sobre eventos raros.

E qual é a principal inovação? Um mecanismo de autorregularização que impede o modelo de ser tornar muito confiante com base em dados limitados. Em outra palavras, é evitar orientar sobre riscos quando os viu acontecer apenas uma vez. Em vez de autoconfiança exagerada, a nova abordagem ajuda a identificar características mais amplas com potencial para desencadear a situação arriscada.

Os pesquisadores testaram o novo método em várias aplicações, entre elas a detecção de anomalias em aeronaves, e os resultados superaram consistentemente as abordagens existentes – mesmo quando que se trabalhava com apenas um exemplo de falha.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

🏙️ Modelo de ambientes para entender o mundo físico

O cientista-chefe de IA da Meta, Yann LeCun, destacou que os modelos de IA atuais não possuem quatro traços humanos essenciais: entender o mundo físico, memória persistente, raciocínio e planejamento de ações complexas, inclusive em modo hierárquico. Essas características, presentes em pessoas e alguns animais, são fundamentais para que sistemas de IA alcancem a verdadeira inteligência. LeCun vislumbra uma classe de modelos capaz de entender melhor os ambientes físicos. A ideia é, a partir de um estado atual do ambiente e de uma determinada ação a ser tomada, o modelo prevê como será o estado seguinte. A Meta já está experimentando isso com seu modelo V-JEPA, que aprende prevendo partes ausentes ou mascaradas de vídeos.

©️Permissão implausível

Nick Clegg, ex-vice-primeiro-ministro do Reino Unido e ex-executivo da Meta, alertou que exigir a permissão de artistas ou detentores de direitos autorais antes de usar seus materiais para treinar modelos de IA “basicamente mataria” a indústria de IA no Reino Unido. Argumentou que os sistemas de IA treinam usando grandes volumes de dados extraídos da Internet, tornando praticamente impossível buscar o consentimento prévio de cada detentor dos direitos. Clegg descreveu a ideia de permissão obrigatória como “implausível”, dada a tecnologia atual e a escala de dados envolvidos.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Encontro de rios A Bridges to Prosperity, organização dedicada à construção de passarelas em comunidades remotas, tem como principal tarefa mapear córregos e cursos d'água menores que isolam aldeias durante a estação chuvosa e são, muitas vezes, completamente desconhecidos. Em parceria com o Better Planet Laboratory, a WaterNet desenvolveu um modelo de IA que usa dados de satélites para ajudar nesse trabalho. Os resultados? Impressionantes 124 milhões de quilômetros de cursos d'água adicionados ao número previamente mapeado de 54 milhões de quilômetros em nível mundial. 🏞️🗺️

  • Outro tipo de tradução O novo modelo SignGemma desenvolvido pelo Google DeepMind traduz a Linguagem de Sinais dos Estados Unidos (ASL) para texto falado. Isso significa que pessoas que usam a ASL podem se comunicar de forma mais fácil com aqueles que não conhecem a linguagem. É de código aberto e funciona sem conexão com a Internet. Quer dar uma olhadinha como funciona na prática, clique aqui. 🧏

🌍 IA Global

🇦🇪 Não é bem assim A parceria entre Emirados Árabes Unidos e OpenAI gerou recentemente entusiasmo - e alguma confusão. As manchetes afirmavam que todos os residentes do país teriam acesso gratuito ao ChatGPT Plus, versão premium do chatbot da OpenAI, mas não é bem assim, segundo a mídia local. O acordo prevê que os Emirados Árabes Unidos serão o primeiro país a habilitar o ChatGPT em todo seu território, integrando-o em setores como educação, saúde, energia e serviços governamentais, mas isso significa a gratuidade do ChatGPT Plus - o anúncio oficial menciona acesso nacional, não assinaturas pessoais gratuitas.

🇰🇪 🇳🇬 🇿🇦 Descompasso africano A economia digital da África está em rápida ascensão, com projeções que indicam maior contribuição para o PIB nos próximos anos. No entanto, um novo relatório da SAP destacou um desafio crítico: a necessidade urgente de desenvolvimento e treinamento de habilidades em IA em todo o continente. O impacto negativo da falta de competências nessa área já está sendo sentido. Quase a totalidade das empresas de médio e grande porte pesquisadas no Quênia, Nigéria e África do Sul (90%) relataou consequências como atrasos em projetos, iniciativas de inovação fracassadas e incapacidade de assumir novos trabalhos.

📢 IA em uma frase


“É empolgante. Há muita inovação pela frente,
e acho que as pessoas
estão subestimando
esse momento.”

A frase é de Sundar Pichai, CEO do Google, sobre o acordo entre OpenAI e Jony Ive, ex-designer do iPhone, expressando entusiasmo sobre como a IA pode revolucionar a área de hardware e também prevendo inovações que ainda nem imaginamos.

 AI_TOOLKIT

🛠 Ferramentas

  • Encord gerencia, organiza e rotula dados multimodais em uma única plataforma.

  • Wan2.1 FAST transforma imagens estáticas em vídeos com movimentos.

  • Koah é uma ferramenta de monetização que permite inserir anúncios contextuais em aplicativos de IA com mínima configuração. 🤑🤑🤑

📚 Mais recursos 

  • A Anthropic lançou um guia de programação orientada por IA intitulado "The Way of Code" em colaboração com o produtor musical Rick Rubin. É descrito como um livro digital interativo inspirado no Tao Te Ching e apresenta 81 meditações inspiradas no Tao combinadas com arte interativa gerada por IA. Traz trechos de código que podem ser modificado usando o modelo Claude AI da Anthropic. O livro quer ajudar a promover o conceito vibe coding, que incentiva a programação intuitiva e criativa sem a necessidade de habilidades tradicionais de programação.

 AI_FLASH_NEWS

  • xAI fechou um acordo de um ano para integrar o chatbot Grok ao serviço de mensagens do Telegram. Pela parceria, Telegram vai receber US$300 milhões em dinheiro e ações da xAI, além de 50% da receita de assinaturas da xAI vendidas via Telegram.

  • Salesforce adquiriu a empresa de gestão de dados Informatica por cerca de US$ 8 bilhões. A transação é uma das maiores aquisições da Salesforce e deve ajudar impulsionar sua estratégica para agentes de IA.

  • Meta vai dividir sua equipe de IA em duas unidades: uma para produtos e outra para AG. A intenção é ter melhores condições de competir melhor com OpenAI e Google.

  • A chinesa Xpeng, fabricante de veículos elétricos, lançou um modelo que integrando recursos avançados de condução baseados em IA.

  • New York Times vai permitir que Amazon use seus arquivos de notícias para treinar modelos de IA. Detalhes financeiros não foram divulgados.

  • Elon Musk tentou bloquear um acordo para construir um grande data center de IA em Abu Dhabi envolvendo a rival OpenAI, a menos que a xAI fosse incluída no projeto, segundo The Wall Street Journal. 🤜🤛🥊

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊