• IA Express
  • Posts
  • Nova abordagem para agentes de IA: serem recursivos

Nova abordagem para agentes de IA: serem recursivos

Bem-vindos, humanos: Seu download diário com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, veja como a IA está redefinindo seus próprios limites com agentes que se autoaperfeiçoam. Também já pode assumir o papel de diretor cinematográfico e comandar o movimento das câmeras. 🎥

Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- MoCha, da Meta, cria personagens que atuam quase como atores reais.
- Artigo do Google DeepMind alerta para os riscos da AGI.
- IA do Tinder simula situações românticas inesperadas.
- Nova tecnologia fotônica melhora desempenho de chips para IA.

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

 AI_NEWS_CIRCUIT

IA RECURSIVA

Nova abordagem para agentes de IA: serem recursivos

Uma nova visão está ganhando forma no cenário dos agentes de IA, no qual eles não vão apenas auxiliar os humanos, mas também criar e aprimora suas próprias capacidades. Esse conceito de IA recursiva pode ser encontrado na plataforma Agents da Emergence AI, projetada para implementar o amplo autoaperfeiçoamento dos agentes de IA para que refinem suas atuais habilidades e criem novas ferramentas e até mesmo novos agentes.

O que você precisa saber? São dois os tipos de autoaperfeiçoamento:

  • Restrito: Envolve o aprimoramento de habilidades específicas da IA, como processamento de linguagem para corresponder melhor ao diálogo com o usuário. Útil, claro, mas ainda jogando dentro das quatro linhas.

  • Amplo: É aqui que o conceito de recursão entra em jogo. Nesse caso, os agentes de IA são capazes de criar outros agentes, levando à evolução dinâmica da inteligência.


Por que isso importa? As implicações dos agentes de IA que constroem suas contrapartes são profundas. Em termos práticos, um agente poderia identificar uma demanda maior de processamento de dados e criar autonomamente outro agente para atender ao pedido. Por sua vez, esse segundo agente poderia desenvolver um terceiro para verificar as saídas, resultando em uma rede colaborativa de Inteligência Artificial.

Qual é o desafio? Essa evolução pode se tornar um trem descontrolado. À medida que essa inteligência recursiva se desenvolve, surgem questões relevantes sobre a medição da capacidade da IA - benchmarks tradicionais podem não funcionar bem quando a IA pode reescrever suas próprias regras - e sobre alinhamento, ou seja, como garantir que esses sistemas de IA construídos automaticamente permaneçam alinhados com valores e objetivos predefinidos

A Emergence AI diz estar abordando esses desafios para que agentes escaláveis ​​e robustos também mantenham um nível de sanidade. Supervisão e controle eficazes diante de uma evolução tão rápida é um tema central das pesquisas em andamento dentro da empresa.

FESTIVAL

Microsoft estende tapete vermelho para IA

Durante 50 dias, a Microsoft manterá o tapete vermelho virtual estendido para um evento mundial que vai turbinar o conhecimento em Inteligência Artificial para programadores experientes, executivos de negócios ou simplesmente quem queira mergulhar no oceano da IA - o AI Skills Fest.

A parti de 8 de abril, você verá no evento da Microsoft:

  • Já no primeiro dia, com 24 horas de duração, uma festa on-line de abertura do AI Skills Fest, com participantes dos quatro cantos do mundo, tentará quebrar um recorde mundial em aulas de IA (talvez não tenha dado tempo para você participar 🕙)

  • Até 28 de maio, haverá variadas oportunidades para explorar a IA em eventos presenciais e virtuais ao vivo com astros da indústria;

  • Tutoriais estarão disponíveis para aqueles que gostam de aprender em seu próprio ritmo;

  • Eventos, hackathons e desafios do Microsoft Learn serão oferecidos para a comunidade.

Será como um bufê de IA: experimente um pouco de tudo ou vá fundo no que mais lhe entusiasma! Quer conhecer o cardápio, clique aqui.

AI_TRENDS

  • O Nova Act é um modelo de IA da Amazon que executa ações em navegadores Web, como preencher formulários, fazer compras ou reservas em hotéis. Junto com ele, a Amazon lançou o SDK Nova Act em versão prévia para que desenvolvedores possam testá-lo.

  • Amantes do cimema podem se interessar pelo MoCha, projeto de IA da Meta com foco na síntese de personagens altamente realistas que conversam, gesticulam e expressam emoções quase como atores reais.

  • O II-Researcher é um agente de IA de código aberto que lida com pesquisas complexas, de várias etapas e alta precisão. Segundo sua desenvolvedora Intelligent Internet (II), , apresenta ótimo desempenho em benchmarks e é uma alternativa transparente aos sistemas proprietários.

  • O recém-lançado DeepSeek-V3-0324 atingiu a quinta posição no ranking do benchmarking da Arena, superando o DeepSeek-R1 e outros modelos abertos.

AI_VENTURES

GERAÇÃO DE VÍDEO

IA assume cadeira do diretor de cinema

Cineastas experientes ou criadores de conteúdo agora contam com uma caixa de ferramentas que permite controlar e direcionar movimentos precisos das câmeras em vídeos gerados por IA.

A tecnologia por trás dessa inovação é o Camera Motion Concepts desenvolvido pela Luma AI. Essa não é uma ferramenta de vídeo de IA convencional que gera vídeos a partir de prompts. Com 20 conceitos de movimento distintos, como "panorâmica para a esquerda", "zoom in" ou "orbitar", a solução lhe entrega um megafone de diretor para dar comandos fáceis que especifiquem movimentos de câmera para serem aplicados às cenas.

Como funciona? Ao contrário de outros métodos de personalização de modelos, Camera Motion Concepts combina os chamados conceitos de câmera facilmente por meio de linguagem natural no momento da inferência para gerar novas tomadas e estilos que devem ser aplicados aos vídeos gerados por IA. Além disso, a composição permite realizar movimentos que fisicamente não seriam possíveis. Detalhe: não existe treinamento para aprendê-los na vida real. Com tudo isso, a composição dos conceitos permite uma explosão combinatória de possibilidades de cenas.

Quer conhecer? O recurso Camera Motion Concepts está disponível na plataforma Dream Machine da Luma AI.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

📚 Prateleira secreta de livros do GPT

Um estudo investigou se a OpenAI chegou a usar livros da O'Reilly Media com acesso pago sem permissão para treinar modelos de IA. A pesquisa se concentrou nos modelos GPT-4o e GPT-3.5 Turbo e empregou um método chamado DE-COP com quase 14 mil trechos de 34 livros da O'Reilly. Os autores do estudo concluíram que a OpenAI provavelmente incluiu livros não públicos e protegidos por direitos autorais da O’Reilly nos dados de treinamento do GPT-4o, mesmo sem acordo de licenciamento prévio. O artigo faz parte do trabalho mais amplo do AI Disclosures Project, que visa aumentar a transparência na comercialização da IA.

⚠️ Riscos da AGI

Um artigo intitulado An Approach to Technical AGI Safety, publicado pelo Google DeepMind, descreve uma estratégia abrangente abordar os desafios de segurança e proteção impostos pela Inteligência Artificial Geral (AGI). Enfatiza medidas técnicas para mitigar riscos com a aceleração do desenvolvimento da AGI e prevê que a "AGI Excepcional" pode surgir até 2030.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Fala que eu te escuto Pesquisadores desenvolveram um modelo de IA que converte sinais cerebrais em fala audível em tempo quase real, abordando o desafio da latência em neuropróteses anteriores. Publicada na Nature Neuroscience, a inovação usa algoritmos avançados para decodificar sinais neurais do córtex motor em fala sintetizada em aproximadamente um segundo, chegando perto da velocidade de conversas naturais. 👂

  • Treinando para encontros Com o novo jogo “The Game Game” do Tinder, interessados podem conversar com a IA e simular situações românticas para fazer o inesperado parecer menos intimidador. É uma forma divertida de se preparar para os primeiros encontros. Por que isso importa? De acordo com o Relatório do Futuro do Namoro de 2023 do Tinder, 64% dos solteiros acham assustadora a ideia de conhecer alguém pessoalmente. 💖

🌍 Global_AI

🇲🇾 Explorando oportunidades A Malásia está desenvolvendo soluções domésticas e firmando parcerias com líderes globais para criar um ecossistema de IA local em meio à acirrada batalha entre Estados Unidos e China nessa campo. De um lado, o governo está canalizando recursos para P&D em IA e, de outro, estão sendo estabelecidas parcerias com empresas de tecnologia e instituições educacionais para fomentar uma força de trabalho qualificada.

🇬🇧 Barreiras para inovação Um relatório do Tony Blair Institute (TBI) defende que o Reino Unido relaxe as leis de direitos autorais para facilitar o desenvolvimento da IA e alerta que impor regras mais rígidas pode prejudicar o relacionamento com os Estados Unidos, especialmente diante da imposição de tarifas mais duras. Medidas de direitos autorais excessivamente restritivas poderiam empurrar iniciativas de inovação e talentos para outros países, prejudicando os interesses econômicos e de segurança nacional do Reino Unido.

📰 How-to

Se você já usou o NotebookLM antes, sabe que era preciso carregar manualmente as fontes de informações para seus projetos. Agora o Google resolveu dar uma mãozinha com a opção Descobrir fontes. Veja como:

  1. Abra o NotebookLM em notebooklm.google.com. Escolha um projeto existente ou crie um novo;

  2. No painel no lado direito da tela, localize o botão “Descobrir fontes”;

  3. Descreva seu tema de interesse para que o Gemini selecione até 10 links de fontes recomendadas com resumos, explicando sua relevância;

  4. Você pode importá-las com um clique e usá-las junto com outros recursos do NotebookLM, como Visão em Áudio , Perguntas Frequentes e outros.

🛠 Ferramentas

  • Speechify Studio gera locução, clones de voz e dublagens para vídeos.

  • Palette transforma fotos pálidas com cores vibrantes e realistas em segundos.

  • Jumper usa IA para saltar para qualquer parte do vídeo levando em consideração elementos visuais ou pronunciados.

📚 Mais recursos

  • Série de Peter Leyden, futurista especializado nas implicações de tecnologias transformadoras, aborda como a IA pode criar um mundo melhor nos próximos 25 anos.

  • Jensen Huang, CEO e cofundador da NVIDIA, fala sobre as aplicações das GPUs e a ascensão da IA ​​em vários aspectos do processamento paralelo.

 AI_FLASH_NEWS

  • O Alibaba Group está se preparando para anunciar o modelo Qwen 3 ainda este mês. No final de março,lançou o Qwen2.5-Omni-7B, versão multimodal compacta para implantação em smartphones e laptops.

  • A Lightmatter apresentou uma nova tecnologia fotônica para aprimorar a conectividade e o desempenho dos chips para IA. A inovação usa luz em vez de sinais elétricos buscando superar limitações de largura de banda em arquiteturas tradicionais de processadores.

  • A Anthropic lançou o Claude for Education, versão do assistente de IA voltada a instituições de ensino superior. A intenção é apoiar universidades na aplicação da IA em práticas de ensino, aprendizagem e processos administrativos, além do uso responsável.

  • A Qualcomm adquiriu a MovianAI, divisão de IA Generativa da VinAI, para acelerar a inovação em smartphones, PCs e software para veículos. Esta é a segunda compra da Qualcomm na área de IA em 2025, seguindo a aquisição da alemã Edge Impulse no início de março.

  • Joelle Pineau, vice-presidente de pesquisa de IA da Meta, anunciou que deixará a empresa no final de maio de 2025 após uma jornada de oito anos. A executiva foi fundamental nas iniciativas de IA de código aberto da Meta.

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊