- IA Express
- Posts
- Nova plataforma de IA gera filmes interativos em tempo real
Nova plataforma de IA gera filmes interativos em tempo real
Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você conhecerá a plataforma na qual você escreve roteiros para que chatbots produzam filmes instantaneamente. Também ficará por dentro dos detalhes dos óculos inteligentes Aria Gen 2 da Meta que são verdadeiros laboratórios vestíveis para pesquisadores. 👓👨🔬
Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Suno liberou novos recursos para auxiliar o processo de criação de músicas
- Modelos de IA aprendem a fazer esboços, não imagens
- Caneta guiada por IA faz detecção precoce da doença de Parkinson
- Startup francesa lança plataforma com três agentes de IA autônomos
- Rastreamento de jogadores por IA usa uma única câmera de transmissão de TV
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
FUTURO DO CINEMA
Nova plataforma de IA gera filmes interativos em tempo real
A última edição do Festival de Cannes realizada há algumas semanas presenciou a estreia do EverTrail, revelado pelo empresário Giacomo Bonavera de Mônaco e descrito como a primeira experiência de filmes interativos gerados por IA em tempo real com qualidade cinematográfica.
Desenvolvida pela empresa de Bonavera, IZSIT, a plataforma EverTrail faz transmissões ao vivo no Twitch e, com base nas entradas do público via chat, gera narrativas, visuais e elementos da história inteiramente novos em instantes.

Crédito: IZSIT
Embora atuais restrições de processamento limitem os recursos visuais a imagens estáticas, a equipe de Bonavera está trabalhando em colaboração com Luma AI, Pika Labs e MiniMax para reduzir os tempos de geração dos vídeos para 15 a 30 segundos.
“Embora testes tenham mostrado qualidade cinematográfica promissora, o tempo atual para geração de vídeo, de um a dois minutos, ainda é um obstáculo”, destacou Bonavera em entrevista ao site Monacolife.
Por que isso importa? O EverTrail abre possibilidades as seguintes possibilidades:

Disponível na Apple App Store, Google Play, Roku, Fire TV e Android TV, o EverTrail pretende se tornar uma tecnologia oferecida sob licença a criadores de conteúdo e outras plataformas ao redor do mundo.
APENAS PARA PESQUISADORES
Aria Gen 2, plataforma de pesquisa da Meta na forma de óculos inteligentes
No início do ano, a Meta apresentou o Aria Gen 2, plataforma de pesquisa na forma de óculos inteligentes leves para fazer avançar a percepção das máquinas, a Inteligência Artificial contextual e a robótica. Nos últimos dias, foram revelados mais detalhes sobre a tecnologia por trás do Aria Gen 2.
O que você precisa saber?
Você não verá o Aria Gen 2 à vendas em loja. É uma ferramenta para uso de laboratórios acadêmicos e privados que mergulham nas fronteiras da IA e da robótica. Pesa menos de 76 gramas e está disponível em oito tamanhos para acomodar diferentes formas de rosto. Tem hastes dobráveis, e sua bateria dura de 6 a 8 horas. | ![]() Crédito: Meta |
Aparência não é tudo também no Aria Gen 2. A tecnologia oculta nos óculos integra sensores de ambiente e quatro câmeras de visão computacional que trabalham em diversas condições de iluminação. Também têm um campo de visão de 80 graus para capturar o mundo com detalhes. Uma câmera RGB com 12MP de resolução captura imagens coloridas, enquanto câmeras de rastreamento ocular espreitam a intenção do usuário com precisão.
Sete microfones espaciais e um microfone de contato embutido no apoio do nariz capturam áudio mesmo em ambientes com ruídos. Há até um sensor de fotopletismografia (PPG) para monitorar a frequência cardíaca, abrindo portas para aplicações fisiológicas da IA.
Os óculos inteligentes da Meta também contam com Odometria Inercial Visual para garantir “consciência espacial”. Alto-falantes dão feedback em áudio, e um sistema wireless na faixa do subGHz sincroniza o Aria Gen 2 com outros dispositivos.
Inteligência local O Aria Gen 2 possui algoritmos avançados de percepção de máquina que são executados pelo coprocessador personalizado da Meta com alta eficiência energética. Essa capacidade permite que os óculos processem os dados gerados no próprio dispositivo, rastreando como o usuário interage com o entorno.
Enfim, é uma plataforma compacta e independente que traz o laboratório para o mundo real. Inscrições para trabalhar com o Aria Gen 2 serão abertas ainda este ano. Pesquisadores que queiram se manter informados sobre as novidades podem se juntar à lista de interessados.
AI_TRENDS
Usuários do plano gratuito do ChatGPT terão mais memória de curto prazo nas conversas, mas com algumas limitações em comparação com planos pagos.
OpenAI dará acesso à Internet a seu agente Codex para que execute tarefas dependentes da conexão, como instalação de pacotes e interação com servidores.
O novo Mistral Code é um assistente de codificação guiado por IA que traz consigo modelos poderosos, integração com ambiente de programação, opções de implantação local e ferramentas corporativas.
Mirage Studio gera vídeos com atores digitais realistas criados por IA, sem a necessidade de câmeras ou outros recursos tradicionais de produção.
A plataforma Capsa da Themis AI ajuda a quantificar a incerteza de modelos de aprendizado de máquina, detectar e corrigir saídas não confiáveis em segundos.
Nova técnica chamada Force Prompting permite que modelos de geração de vídeos simulem movimentos realistas usando entradas para forças direcionais, sem depender de mecanismos de física tradicionais ou modelagem 3D.
Agora você pode compartilhar seu Google NotebookLM usando links públicos.
Suno liberou novos recursos para auxiliar o processo de criação de músicas: um editor de canções, ferramenta para extração de stems, upload ampliado e controles deslizantes mais criativos. ‧₊˚♪ 𝄞₊˚⊹
AI_VENTURES
DESENHOS
Modelos de IA aprendem a fazer esboços
Uma abordagem inovadora desenvolvida no MIT ensina modelos de IA a esboçarem desenhos de modo parecido com o processo humano, ou seja, combinado percepção, raciocínio e habilidades motoras.
Como funciona? Ao contrário dos tradicionais modelos de IA que produzem visuais completos de uma só vez, o novo sistema de IA, apelidado de SketchGen, reproduz o processo humano de fazer esboços em etapas, começando com contornos aproximados e posteriormente refinando-os, de modo interativo.
Treinado em um conjunto de dados de esboços feitos por pessoas, o SketchGen aprende a produzir imagens abstratas e simplificadas que priorizam as principais características – curva de uma maçã ou as orelhas flexíveis do cão, por exemplo –, imitando a maneira como reduzimos objetos complexos a linhas mínimas.
E em vez de depender de grandes volumes de esboços para treinamento, a equipe criou uma linguagem que traduz esboços em uma sequência de traços em uma grade. Cada traço é rotulado para representar o que ele descreve, permitindo que o modelo faça generalizações para novos conceitos sem muito treinamento.
O SketchGen pode trabalhar colaborativamente com pessoas. Ainda apresenta limitações, como dificuldade em produzir figuras complexas ou detalhadas. Às vezes, também interpreta mal os prompts de entrada e pode exigir várias rodadas para alcançar um resultado semelhante ao humano, mas já um primeiro esboço. (Trocadilho incluso!) 😉
AI_GOVERNANCE & ETHICS
↔️Sai um, entra outro
O governo Trump anunciou a dissolução do AI Safety Institute (AISI) criado sob a administração Biden para avaliar riscos associados aos modelos de IA. O AISI será substituído pelo novo Center for AI Standards and Innovation (CAISI), que vai trabalhar para priorizar a inovação e reduzir o que o atual governo descreve como obstáculos burocráticos ao desenvolvimento da Inteligência Artificial. A reestruturação pode levantar preocupações sobre o compromisso dos Estados Unidos com a segurança da IA. Embora o novo centro deva manter algumas das funções do AISI, entre elas a realização de avaliações dos recursos de IA que podem ameaçar a segurança nacional e a colaboração no desenvolvimento de padrões voluntários, a ênfase parece estar na redução de restrições regulatórias.
👉 Sem aviso prévio
A Anthropic reduziu abruptamente o acesso direto da startup Windsurf, da área de vibe coding, aos modelos Claude AI, sem aviso prévio de pelo menos cinco dias, conforme anunciado por Varun Mohan, CEO da Windsurf. A decisão ocorre em meio a rumores sobre movimentos da OpenAI para adquirir a Windsurf e é vista como estratégica para evitar que o concorrente OpenAI faça uso da capacidades do Claude. A restrição causou problemas de disponibilidade temporária para os usuários, mas a Windsurf está provendo modelos alternativos com taxa reduzida para mitigar os impactos.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
Diagnóstico por escrito Uma caneta alimentada por IA está fazendo a detecção precoce da doença de Parkinson, com uma maneira não invasiva, mas eficiente de identificar a condição. O dispositivo analisa os movimentos das mãos e tremores usando sensores avançados e algoritmos de aprendizado de máquina. Basta o paciente desenhar ou escrever algo para que a caneta colete dados sobre padrões motores e a IA os compare com indicadores conhecidos de Parkinson. Ao contrário dos métodos diagnósticos tradicionais, que muitas vezes dependem de avaliações subjetivas ou exames de imagem, a ferramenta é portátil, fornece resultados em minutos e é acessível para uso clínico generalizado. Os primeiros ensaios mostram que é capaz de detectar sinais sutis de Parkinson antes que surjam sintomas mais pronunciados.✍️
Craque em IA A ReSpo.Vision recebeu uma certificação da FIFA para seu sistema de rastreamento de jogadores alimentado por IA. A tecnologia extrai dados precisos de posicionamento e velocidade a partir de uma única câmera de transmissão de TV. Opera sem hardware adicional - nem dispositivos vestíveis nos jogadores, nem equipamentos dedicados nos estádios ou campos de treinamento, - tornando a coleta de dados mais econômica. ⚽ 🎖️
🌍 IA Global
🇫🇷 Agentes à moda francesa A startup de IA francesa H Company acabou de lançar uma plataforma com três agentes autônomos para execução de tarefas complexas com a participação de pessoas no circuito: Runner H é uma plataforma de orquestração de tarefas executadas em várias etapas; Surfer H é um agente para automação baseada em navegadores; e Tester H faz testes automatizados de software. A H Company já recebeu US$ 220 milhões de investidores de primeira linha.
🇺🇸 Justiça x Privacidade A OpenAI está contestando uma ordem judicial que exige a preservação de todos os registros dos usuários do ChatGPT, inclusive chats excluídos e dados de API. A OpenAI argumenta que a ordem é especulativa, carece de evidências e viola a privacidade do usuário ao ignorar a eventual solicitação de exclusão de dados. A empresa alega que cumprir essa ordem incorreria em violação de contratos e leis mundiais de privacidade, colocando em risco a confiança dos usuários.
🔢 IA em números
![]() |
|
AI_TOOLKIT
🛠️Ferramentas
Zoo Design Studio transforma descrições em texto em modelos CAD 3D editáveis usando Inteligência Artificial.
Modify Video é uma nova ferramenta de IA que reestiliza vídeos, alterando estilos, personagens, cenários e muito mais.
Connected Papers apresenta artigos acadêmicos correlacionados em um gráfico.
📚 Miscelânea
Relatório Voice AI Reality Check 2025 da Speechmatics fornece uma visão aprofundada das aplicações práticas, desafios e futuro das tecnologias que permitem “conversar” com IA por voz com base em depoimentos de líderes do setor e casos de uso no mundo real.
AI_FLASH_NEWS
AMD adquiriu a startup Brium, especializada em aprendizagem de máquina, inferência de IA e otimização de desempenho, para fortalecer seu ecossistema de software aberto.
A startup de busca por IA You.com está em discussões para garantir nova rodada de financiamento e, com isso, passar a ser avaliada em US$ 1,4 bilhão.
The Washington Post está conduzindo um programa para incorporar conteúdo de redatores não profissionais e colaboradores do Substack com a ajuda de um editor e coach de escrita guiado por IA chamado Ember.
Thomson Reuters está desenvolvendo plataformas de agentes de IA em colaboração com a OpenAI para automatizar fluxos de trabalho complexos. Um deles é o CoCounsel para profissionais de auditoria e contabilidade.
Anthropic lançou o Claude Explains, blog de autoria do modelo de IA,
Claude, com publicações sobre tópicos técnicos relacionados com IA e desenvolvimento de software.Jay Parikh, da Microsoft, está adotando estratégias de Andy Jassy, CEO da Amazon, para a organização de IA CoreAI, sob seu comando. Parikh compartilhou uma carta de Jassy a acionistas em um memorando interno.
A plataforma Reddit entrou com uma ação contra a Anthropic, alegando uso ilegal do seu conteúdo para treinar modelos de IA sem autorização prévia.
Artificial, drama cômico da Amazon MGM Studios, se baseará na crise de liderança da OpenAI em 2023, em especial, na demissão temporária e no retorno de Sam Altman ao cargo de CEO. O filme deve estrear em outubro.🎬
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊

