- IA Express
- Posts
- NVIDIA cria marketplace global de GPUs para desenvolvedores
NVIDIA cria marketplace global de GPUs para desenvolvedores
Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você descobrirá como a NVIDIA quer dominar o aluguel de GPUs para IA. Também verá como Google está resumindo os resultados da sua busca em uma conversa em áudio. ⫍⌕⫎🔊
Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Descoberta vulnerabilidade crítica no Microsoft 365 Copilot
- Ferramenta transforma vídeos gerados por IA em 4K
- Curso on-line gratuito orienta como usar sistemas de IA de forma segura
- Qualcomm faz demonstração de chip para óculos inteligentes
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
PROCESSADORES
NVIDIA cria marketplace global de GPUs para desenvolvedores
A NVIDIA quer aumentar sua presença no mercado de nuvem de GPUs e assim começar a incomodar rivais nesse campo. Principal fornecedora de GPUs que alimentam o processamento de IA em data centers particulares e na nuvem, a NVIDIA ainda não competia no mercado de GPUaaS (GPU as a Service) avaliado em US$ 1 bilhão em 2020, com uma taxa composta de crescimento anual de 40% até 2027.
Para atuar nesse mercado, a NVIDIA relançou como DGX Cloud Lepton as soluções da Lepton AI, startup adquirida recentemente sem muito alarde em abril passado. Qual era o modelo de negócios da Lepton AI? Alugar suas próprias GPUs da NVIDIA para processar cargas de trabalho de AI de terceiros.
Como funciona? O DGX Cloud Lepton pode ser visto como um marketplace de GPUs para desenvolvedores de soluções de IA, que facilita a localização e o acesso a esses chips em regiões específicas para uso sob demanda ou a longo prazo. Essa flexibilidade não deixa de lado o cumprimento de certas exigências, como regulamentações regionais, soberania de dados (garantia de que os dados permanecerão dentro de limites jurisdicionais) e baixa latência.
Para implementar o DGX Cloud Lepton, a NVIDIA firmou parcerias com provedores de nuvem e de infraestrutura ao redor do mundo. Um exemplo relevante vem da Hugging Face, que integrou o DGX Cloud Lepton em seu cluster de treinamento como serviço para treinar modelos de IA em larga escala.
AI_TRENDS
Meta AI agora conta com recursos de edição para transformar vídeos curtos de até 10 segundos usando IA com 50 prompts predefinidos.
xAI está testando modo de voz e agendamento de tarefas na interface Web do Grok.
Genspark AI Browser é mais um navegador Web que pode trabalhar de forma autônoma usando agentes de IA.
Seedance 1.0, da ByteDance, é um modelo de IA para gerar vídeos que promete superar concorrentes em aderência aos prompts, qualidade dos movimentos e nitidez das imagens.
SkyReels-V2 é um modelo de código aberto para gerar vídeos de tamanho ilimitado, diretamente de um navegador da web e sem custo.
QiMeng é um sistema que usa LLMs para automatizar o design de hardware e software para chips, reduzindo o tempo de projetos de semanas para dias.
Manus AI agora está integrado ao modelo Veo3 do Google para gerar vídeos com áudio, diálogo e música sincronizados a partir de um único prompt.
V-JEPA 2, da Meta, é um modelo de mundo desenvolvido para dar a agentes de IA compreensão mais aprofundada dos ambientes físicos e capacidade de prever os resultados das ações.
Grande modelos de linguagem multimodais podem desenvolver representações conceituais de objetos espontaneamente, revela estudo. 😮
AI_VENTURES
BUSCA
Google apresenta resumo das consultas em áudio usando Gemini
Um novo recurso lançado no Google Search Labs explora os modelos Gemini para fornecer resumos em áudio para os resultados das busca, com os quais se pode “conversar”. Ainda em fase experimental, o Audio Overviews proporciona uma experiência de conversação e mãos livres, narrando respostas concisas, tornando-a perfeita para quem é multitarefa ou está em movimento.
| ![]() |
O Audio Overviews já estava presente no NotebookLM e no aplicativo Gemini e, agora para buscas, pode ser usado em inglês no aplicativo do Google para os sistemas Android 16.5+ e iOS 324.0+. Você pode optar por testar o novo experimento do Search Labs aqui.
AI_GOVERNANCE & ETHICS
🤔 Opiniões divergentes
Uma recente artigo da Apple intitulado The Illusion of Thinking argumenta que os atuais modelos de raciocínio têm dificuldade para lidar com tarefas que exigem lógica recursiva e provas de várias etapas, revelando uma lacuna entre aparente sofisticação e verdadeira compreensão. O argumento abriu uma divergência por parte de pesquisadores da IBM, que veem esses modelos como planejadores em vez de agentes autônomos. Dentro da própria IBM, há que pense diferente, citando que modelos mais novos, como o o3 da OpenAI, têm, sim, um bom desempenho em tarefas de raciocínio. Também destacam que o valor prático da IA reside na capacidade de resolver problemas específicos e trazer benefícios econômicos, não alcançar o raciocínio humano.
👾Falha no Copilot encontrada e corrigida
Uma vulnerabilidade crítica foi descoberta no Microsoft 365 Copilot pela Aim Security. Apelidada de EchoLeak (CVE-2025-32711), a falha dá acesso não autorizado a dados confidenciais sem interação do usuário. Invasores podem roubar dados confidenciais apenas enviando um e-mail que engana e induz o Copilot a acessar e vazar informações particulares. A Microsoft já corrigiu o problema na atualização de junho. Nenhuma ação do usuário é necessária para fazer a correção. E nenhuma evidência de ação mal-intencionada foi identificada até agora.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
Passará na frente? A Snap planeja lançar em 2026 a sexta geração dos seus óculos inteligentes de Realidade Aumentada (RA), agora chamados de Specs, Serão menores e mais leves em relação à marca anterior Spectacles e usarão o sistema proprietário SnapOS atualizado. E os concorrentes? A novidade da Snap poderá chegar ao mercado antes dos óculos RA inteligentes da Meta, com lançamento previsto para 2027. O Google anunciou recentemente uma parceria com a startup chinesa XREAL e revelou seu Projeto Aura, dispositivo óptico de Realidade Estendida construído sobre plataforma Android XR, que lembra óculos de sol com várias câmeras e sensores. Também deve ser lançado em 2026. Já a Apple ainda está desenvolvendo chips especializados para seus próximos óculos inteligentes que deverão começar a ser produzidos em massa o final do ano ou em 2027. Provavelmente os óculos serão lançados nos próximos dois anos.👓
Rastreando ciclones O Weather Lab é uma plataforma interativa desenvolvida por Google DeepMind e Google Research para compartilhar modelos meteorológicos baseados em IA. Um dos mais recentes é um modelo experimental que prevê rotas, intensidade e estrutura de ciclones tropicais com até 15 dias de antecedência. Foi treinado usando 45 anos de dados de ciclones e observações meteorológicas ao redor do mundo para gerar 50 possíveis cenários de tempestade, superando modelos tradicionais. O Google DeepMind se associou à Central Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) para testar o modelo em tempo real durante a temporada de furacões de 2025. Aviso aos navegantes: o Weather Lab é uma ferramenta de pesquisa, não indicada para avisos oficiais. 🌀
🌍 IA Global
🇩🇪 IA Industrial na nuvem A NVIDIA vai criar a primeira nuvem de IA Industrial do mundo na Alemanha, com 10.000 GPUs, incluindo sistemas NVIDIA DGX B200 e servidores RTX PRO. A iniciativa quer acelerar a manufatura orientada por IA para empresas europeias, aprimorando aplicações em design, engenharia, simulação, gêmeos digitais e robótica. Grandes fabricantes como BMW, Maserati, Mercedes-Benz e Schaeffler já estão adotando ferramentas aceleradas por hardware da NVIDIA para elevar a eficiência em todo o ciclo de vida do produtos.
🇨🇳 Chineses excluídos As previsões financeiras da NVIDIA vão excluir o mercado chinês devido aos rigorosos controles de exportação dos Estados Unidos sobre as vendas de chips de IA à China. Em entrevista à CNN, Jensen Huang, CEO da empresa, disse que um possível acordo comercial com a China seria um "bônus", mas não acredita que acontecerá. Os controles, mais rígidos sob o governo Trump, levaram a uma perda de US$ 4,5 bilhões para a NVIDA por conta do estoque de chips H20 não comercializados. Huang criticou a política tarifária, argumentando que não está conseguindo atingir seus objetivos e, em vez disso, está estimulando o desenvolvimento de chips domésticos na China.
📢 IA em uma frase
“Discordo praticamente de tudo o que [Amodei] disse. Empregos vão mudar. Alguns ficarão obsoletos, mas muitos outros serão criados... E sempre que empresas se tornam mais produtivas, contratam mais pessoas”. | A frase é de Jensen Huang, CEO da NVIDIA, em resposta à previsão do CEO da Anthropic de que a IA vai produzir grande perdas de emprego. Para Huang, a tecnologia sempre gerou mais empregos do que eliminou, tornou as pessoas mais produtivas e criou setores e funções inteiramente novos. |
AI_TOOLKIT
🛠️Ferramentas
Topaz Labs AI Video Upscaler transforma vídeos gerados por IA em 4K.
Chat Mode do Manus AI é ilimitado, gratuito e não consome tokens dos agentes.
HandTextai transforma texto em manuscrito.
📚 Miscelânea
Um artigo da MIT Technology Review examina as ambições dos bilionários da tecnologia para desenvolver uma IA superinteligente e, com ela, resolver problemas globais. O autor Adam Becker critica essa visão, argumentando que ela mascara uma agenda sombria impulsionada pela crença inabalável na capacidade da tecnologia de resolver tudo, de garantir um crescimento perpétuo e de transcender as limitações humanas.
Anthropic lançou um curso on-line gratuito chamado AI Fluency que não se concentra apenas em aspectos tecnológicos, mas principalmente em orientar sobre como usar sistemas de IA de forma eficaz e segura. Tem 12 lições que levam de três a quatro horas para serem concluídas. Vai além de dicas e truques simples, enfatizando a colaboração entre pessoas e IA.
AI_FLASH_NEWS
Os investimentos de US$ 15 bilhões da Meta na Scale AI incluem uma condição especial: prestar serviços de coleta de dados à Meta no futuro para treinamento de modelos de IA, que estão sendo pagos antecipadamente.
Em 2023, Google usou o ChatGPT extensivamente para melhorar seu chatbot de IA Bard, mais tarde renomeado de Gemini, conforme revelado por centenas de documentos internos obtidos pela Business Insider.
A nova série Instinct MI400, da AMD, deve ser lançada em 2026 e usada pela OpenAI, cujo CEO Sam Altman expressou entusiasmo sobre seus recursos. Deverá competir com chips da NVIDIA em potência e preço.
Qualcomm fez uma demonstração do novo chip Snapdragon AR1+ Gen 1 executado diretamente em um par de óculos inteligentes, para executar tarefas sem conexão a smartphones ou à nuvem.
Mistral Compute é uma solução abrangente para IA que reúne GPUs, orquestração, APIs, produtos e serviços adaptados a diversas demandas.
A atualização da Siri da Apple com mais recursos de IA foi adiada para o segundo trimestre de 2026. Lançamento deverá ocorrer junto com o do iOS 26.4.
Wikipedia suspendeu o projeto-piloto que gerava resumos usando IA depois da oposição da comunidade de editores.
Starbucks agora tem um assistente de IA Generativa para ajudar baristas em tempo real.
O farmacêutico brasileiro Samuel Andrade, único em Caracaraí (AM), está usando um assistente de IA para evitar erros em prescrições. 💊🥼
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊
