• IA Express
  • Posts
  • OpenAI e Broadcom firmam parceria para criar novos racks de IA

OpenAI e Broadcom firmam parceria para criar novos racks de IA

Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você conhecerá a escala da ambição da OpenAI que, em parceria com Broadcom, vai projetar seus próprios racks para IA. E saberá como Adobe está reescrevendo as regras de visibilidade digital, tornando-se ela mesma seu primeiro caso de sucesso em GEO.

Porém isso não é tudo na IA Express de hoje:
- NanoChat é uma implementação minimalista de um LLM no estilo ChatGPT
- OpenAI desenvolve avaliação para medir viés político em LLMs
- Governo argentino assina acordo histórico com OpenAI
- Arrependimento do CEO of NVIDIA é não ter dado mais dinheiro à xAI de Musk

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

AI_NEWS_CIRCUIT

INFRAESTRUTURA

OpenAI e Broadcom firmam parceria para criar novos racks de IA

OpenAI e Broadcom anunciaram uma colaboração estratégica para desenvolver e implantar o equivalente a 10 gigawatts em aceleradores de IA personalizados até o final de 2029. Não se trata de um simples contrato com fornecedor, mas de uma parceria técnica com foco na próxima geração de clusters de IA.

Ao projetar seus próprios chips, a OpenAI poderá incorporar o que aprendeu com o desenvolvimento de modelos de fronteira diretamente no hardware para promover novos níveis de capacidade e inteligência. Os aceleradores serão integrados em racks usando as soluções Ethernet, PCIe e de conectividade óptica da Broadcom.

“Aceleradores personalizados combinados com Ethernet oferecem desempenho e custos otimizados para o futuro da IA.”

Charlie Kawwas, presidente do Grupo de Soluções de Semicondutores da Broadcom

Por que isso importa? A liderança da Broadcom em soluções Ethernet de alto desempenho faz dela um facilitador para a criação de clusters de aceleradores de IA personalizados em larga escala. Isso se alinha com a visão da OpenAI de poder controlar toda a pilha tecnológica e otimizar a potência dos modelos de IA.

A expectativa é que os primeiros racks entrem em operação no segundo semestre de 2026, com a implantação completa prevista para ser concluída até o final de 2029.

AI_TRENDS

  • Nano Banana, modelo de edição de imagens, agora está integrado ao Google Search, NotebookLM e, em breve, Google Fotos.

  • Ling-1T, do Ant Group, tem 1 trilhão de parâmetros e é notável pelo desempenho em codificação, problemas matemáticos e de raciocínio complexo.

  • LFM2–8B-A1B, da Liquid AI, é um LLM de alto desempenho que prioriza eficiência para tarefas de baixa latência e trabalha com oito idiomas.

  • NanoChat é uma implementação minimalista de um LLM no estilo ChatGPT desenvolvido por Andrej Karpathy, cofundador da OpenAI.

  • Nova técnica melhora desempenho dos LLMs por meio da adaptação dinâmica de contexto, recuso útil para agentes de IA e sistemas de raciocínio específicos.

  • Estrutura investiga se sistemas multiagentes estão realmente colaborando ou apenas trabalhando em paralelo.

  • MIT, IBM e Universidade de Washington liberam TOUCAN, conjunto aberto de dados para treinamento de agentes de IA com 1,5 milhão de interações reais.

  • Flowtica Scribe é um gravador movido por IA dentro de uma caneta que registra, transcreve e cria resumos pesquisáveis. ✍🏻🖊️📼

AI_VENTURES

VISIBILIDADE

Adobe é seu próprio caso de sucesso de GEO

As regras da visibilidade das marcas no mundo digital estão mudando. Com as pessoas buscando cada vez mais ferramentas de IA como ChatGPT e AI Overviews do Google para fazer suas consultas na Web, o tradicional SEO (Search Engine Optimization) sai de cena para entrada do GEO (Generative Engine Optimization).

A Adobe tratou, então, de redefinir a visibilidade on-line de seu próprio site, adobe.com, nesse novo cenário, testando e refinando estratégias de GEO para garantir que apareça com precisão e favoravelmente nas respostas dos chatbots. O resultado? Adobe LLM Optimizer, solução desenvolvida pela Adobe e para a Adobe, antes de ser oferecida aos clientes.

Ao fazer testes diretamente com LLMs para entender como buscam e sintetizam informações, a Adobe criou essa ferramenta que:

  • Mede a visibilidade da marca nas respostas da IA;

  • Recomenda otimizações de conteúdo em mídias próprias, sociais e conquistadas;

  • Acompanha métricas GEO específicas como frequência de citações e sentimento.

Como seu próprio primeiro cliente, a Adobe aplicou o LLM Optimizer às landing pages do Firefly e do Acrobat e obteve como resultado cinco vezes mais citações dos LLM para Firefly em apenas uma semana; aumento de 200% na visibilidade e de 41% no tráfego de referência dos LLMs para Acrobat.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

⚖️ Medindo vieses políticos

A OpenAI desenvolveu uma avaliação para medir o viés político em LLMs usando 500 prompts cuidadosamente selecionados, cada um elaborado para sondar as respostas dos modelos em um espectro de 100 tópicos políticos e sociopolíticos. Os prompts foram então analisados em cinco eixos de viés representando possíveis desvios da neutralidade. Os resultados mostram que os modelos são quase objetivos em prompts neutros, mas exibem viés moderado em prompts carregados emocionalmente ou altamente polarizados, principalmente por meio de opiniões pessoais, cobertura assimétrica ou linguagem carregada. O GPT-5 apresentou não apenas menos viés comparado com versões anteriores, mas também foi mais resiliente sob pressão de prompts desafiadores e emocionalmente carregados.

🏻 Quem paga o preço das memórias

A tempestade perfeita combinando demanda explosiva da IA e oferta restrita pode elevar os custos das memórias SSD e DRAM e dos discos rígidos por uma década inteira, dizem analistas. Explicando: depois de uma desaceleração brutal nos anos 2022 e 2023 que inundou o mercado com excesso de estoque, as fabricantes Micron e SK Hynix reduziram a produção. Aí entrou em cena a IA faminta por memória e capacidade de armazenamento. Só o ambicioso projeto Stargate da OpenAI está cobiçando 900 mil wafer mensais por meio de contratos de longo prazo que marginalizam produtos de consumo. As consequências já estão sendo sentidas, com a alta dos preços das memórias e dos discos que não dever ser uma simples flutuação de curto prazo. E quem paga o pato? Consumidores que desejam atualizar seus sistemas, empresas que enfrentarão contas de infraestrutura mais elevadas e operadores de nuvem menores que lutarão para garantir sua parte.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • IA contra enchentes Flood Hub, do Google, está ajudando agricultores vulneráveis em Bangladesh a se protegerem contra inundações. Ao contrário de sistemas tradicionais de previsão que usam modelos físicos e sensores dos níveis dos rios, Flood Hub usa aprendizado de máquina para analisar dados históricos, hidrológicos e meteorológicos em tempo real e fornecer previsões precisas de inundações com até cinco dias de antecedência, mesmo em regiões sem infraestrutura de monitoramento físico. A organização internacional GiveDirectly está usando esse sistema de IA para identificar e prestar assistência a aldeias em risco no norte de Bangladesh. É uma mudança de paradigma: em vez de dar ajuda após os desastres, a IA está permitindo que agricultores se antecipem usando as doações para reforçar casas, comprar ração animal, preservar colheitas e assim reduzir as perdas. 👨‍🌾⛈️🔎

  • Instantâneos da memória Novo método chamado Cache-to-Cache (C2C) permite que grandes modelos de linguagem (LLMs) "conversem" entre si sem depender de texto legível. Em vez de gerar uma mensagem completa em palavras (processo lento que pode perder detalhes), os modelos compartilham "instantâneos internos da memória". Isso permite trocas mais rápidas e ricas e, em última instância, eleva o desempenho geral em tarefas de raciocínio ou de simples consultas.🛢️♻️⚡

🌍 IA Global

🇦🇷 OpenAI e los hermanos O governo argentino assinou acordo histórico com OpenAI e a empresa local Sur Energy para construir um data center na Patagônia. O projeto promete fornecer até 500 MW de poder computacional para cargas de trabalho de IA alimentado por fontes de energia renováveis da região. A carta de intenção é resultado de uma reunião em maio de 2024 entre o presidente argentino Javier Milei e Sam Altman, CEO da OpenAI, em San Francisco (EUA), O investimento total pode chegar a US$ 25 bilhões.

🇮🇳 IA para juventude EY Índia e Microsoft lançaram um programa on-line gratuito para oferecer treinamento em IA a jovens indianos com 16 anos ou mais. A iniciativa pretende dar a estudantes e profissionais em início de carreira habilidades essenciais em IA para começar a trilhar no mercado de trabalho. O curso de 10 horas, autodidata e disponível em inglês e hindi, aborda fundamentos, uso responsável e aplicações em vários setores, como saúde, finanças e tecnologia. Também haverá experiência prática por meio de estudos de caso e exercícios. Após a conclusão, os participantes receberão um selo digital verificável para apresentar em seus currículos.

📢 IA em uma frase


“Inteligência Artificial não sonha, não sente nem faz arte, apenas agrega.”

A frase é de Jim Lee, presidente e diretor criativo da DC Comics, em discurso apaixonado sobre sua posição do uso da IA nos quadrinhos. Afirmou enfaticamente que a DC Comics nunca terá obras geradas por IA enquanto ele estiver no comando da instituição.

🛠️Ferramentas

  • EarthGPT ajuda na interpretação de imagens de satélite sem exigir habilidades técnicas.

  • Google AI Studio agora tem um recurso “vibe coding by voice” que permite programar simplesmente dando instruções em linguagem natural.

  • Prompt do NanoBanana transforma fotos em esboços detalhados em segundos.

📚 Miscelânea

  • No podcast da AI LyceumTM️, o professor Claudio Pinhanez, líder de pesquisa em inteligência em conversação na IBM Research, com 40 anos de experiência em IA, discute o futuro dos sistemas inteligentes. enfatizando que devem priorizar a confiança em detrimento da perfeição e que o futuro da IA deve ser biológico e não elétrico. Em poucas palavras, Pinhanez defende uma IA transparente e honesta que reconheça suas limitações para gerar confiança.

 AI_FLASH_NEWS

  • xAI de Elon Musk contrata dois pesquisadores da NVIDIA especialistas em modelos de mundo úteis para projetos de robótica, jogos e filmes.

  • Por falar nisso, Jensen Huang, CEO of NVIDIA, diz publicamente que seu único arrependimento em relação à xAI é não ter lhe dado dinheiro.

  • Sam Altman, CEO da OpenAI, afirma que Sora é muito mais relevante para AGI do que as pessoas pensam.

  • Microsoft planeja reformular GitHub para enfrentar rivais no campo da programação guiada por IA, conforme revelado em reunião interna.

  • OpenAI retomará as práticas normais de exclusão de registros de bate-papo, dando fim à ordem anterior em processo aberto pelo The New York Times.

  • TechInsights entra para lista chinesa de “entidades não confiáveis” após seu relatório revelar que chips de IA Ascend da Huawei usam componentes estrangeiros que desrespeitam restrições de exportação dos Estados Unidos.

  • Apple deve comprar Prompt AI, startup de visão computacional conhecida por sua câmera inteligente de segurança doméstica.

  • Intel Robotics AI Suite é um pacote de software para acelerar a criação e a implantação de sistemas robóticos movidos por IA.

  • Gestora de capital de risco DVC substitui equipe de analistas por sistemas de IA para gerenciar seu fundo de US$ 75 milhões.

  • Papa Leão XIV condena clickbait como parte “degradante” do jornalismo diante dos desafios enfrentados pela mídia com a ascensão da IA. ♝👴🏼✞

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊