• IA Express
  • Posts
  • Projeto usa blockchain para descentralizar treinamento da IA

Projeto usa blockchain para descentralizar treinamento da IA

Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você saberá mais sobre como a blockchain está ajudando a descentraliza o treinamento da IA e também sobre a audaciosa busca da Arábia Saudita para reinar como a nova meca da IA.🏜️☀️🐫🌵

Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- Modelo de IA gratuito é one-stop shop para criação e edição de vídeos
- Novo produto de seguro cobre perdas causadas por falhas de IA
- OpenAI vai criar modelos de IA especializados para área de robótica
- Técnica permite ocultar mensagens dentro de texto gerado por chatbots

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

 AI_NEWS_CIRCUIT

IA & BLOCKCHAIN

Projeto usa blockchain para descentralizar treinamento da IA

E se o treinamento de IA não permanecesse apenas nas mãos de gigantes da tecnologia? A Nous Research, coletivo de promoção de código aberto em torno da Inteligência Artificial descentralizada, e seu projeto Psyche querem justamente abrir caminho para que todos, não apenas um pequeno grupo, possam contribuir para o futuro da Inteligência Artificial.

O projeto Psyche tem como base a plataforma pública de alto desempenho do blockchain Solana e como objetivo democratizar a IA para que qualquer pessoa com recursos computacionais disponíveis colabore no treinamento de modelos avançados de IA. Algo comparável à mineração de criptomoedas em seus primeiros dias.

Como funciona?

  • O Psyche é uma plataforma de código aberto com abordagem descentralizada que dá a pessoas em todas as partes do mundo a chance de participar do processo de treinamento de modelos de IA, usando seus próprios computadores, especificamente as GPUs.

  • Usa a tecnologia da Nous Research chamada DisTrO, que possibilita treinamento distribuído eficiente, compactando dados compartilhados entre as GPUs, reduzindo a necessidade de grandes larguras de banda e assim viabilizando o treinamento modelos de IA pela Internet.

  • A coordenação acontece no blockchain Solana para garantir segurança, transparência e resistência à censura durante o processo de treinamento.

Por que isso importa? Ao permitir que qualquer pessoa contribua com suas GPUs, o Psyche abre o desenvolvimento da IA para pesquisadores, pequenas empresas e até leigos, não apenas para gigantes da tecnologia. Isso contribui para promover inovação e diversidade nas aplicações de IA.

Também pode ajudar a reduzir os altíssimos custos do treinamento de IA tradicional ao aproveitar recursos computacionais ociosos.

Tão ou mais importante, a rede descentralizada, coordenada pelo blockchain Solana, assegura que nenhuma entidade controle ou encerre o processo de treinamento, o que é sinônimo de liberdade e resiliência. E, por fim, como a Nous Research está comprometida com princípios de código aberto, os modelos treinados ficarão disponíveis gratuitamente. 

Atualmente, a Nous Research está trabalhando no pré-treinamento de um LLM com 40 bilhões de parâmetros usando uma rede peer-to-peer. Quer ver o treinamento em ação, clique aqui.

Em tempo: Outra iniciativa, com o mesmo espírito de descentralização, embarcou no treinamento distribuído de modelos de IA. A Prime Intellect apresentou o INTELLECT-2, modelo de raciocínio com 32 bilhões de parâmetros treinado por meio de aprendizado de reforço distribuído em nível mundial. Em vez de blockchain, a solução usa redes heterogêneas e não confiáveis para realizar aprendizado de reforço distribuído mundialmente.

NEGÓCIO DAS ARÁBIAS

Arábia Saudita quer se tornar hub de IA mundial

A Arábia Saudita quer se consolidar como a nova meca da IA e da tecnologia e, para isso, está fazendo investimentos significativos e fechando parcerias com grandes empresas dos Estados Unidos. Esses movimentos são fundamentais para garantir o sucesso do programa estratégico Visão 2030 lançado em 2016 para diversificar a economia do país e reduzir a dependência do petróleo.

Os anúncios coincidiram com um grande fórum de investimento EUA-Arábia Saudita realizado em 13 de maio passado, que teve a participação de líderes do mundo da tecnologia e do presidente Donald Trump.

O que você precisa saber:

  • A Humain, nova empresa saudita de IA apoiada pelo estado, estabeleceu uma parceria com a NVIDIA para construir fábricas de IA com capacidade de até 500 MW nos próximos cinco anos. Na primeira fase, será implantado um supercomputador sobre a plataforma NVIDIA GB300 Blackwell AI com 18.000 unidades GPU/CPU e tecnologia de rede Nvidia InfiniBand.

  • A Humain garantiu mais de US$ 5 bilhões em investimentos conjuntos com a Amazon Web Services (AWS) para criar uma AI Zone.

  • Foi estabelecido um acordo de US $ 10 bilhões com a AMD para desenvolver a infraestrutura de IA mais aberta, escalável e resiliente do mundo.

  • Por fim, a Humain, que é financiada pelo Fundo de Investimento Público, investirá em toda a cadeia de valor da IA, desde data centers e plataformas de nuvem a modelos de IA para idiomas árabes.

AI_TRENDS

  • Perplexity se associou ao PayPal para permitir que assinantes do plano Pro nos Estados Unidos façam compras diretamente no chatbot.

  • OpenAI liberou os modelos GPT-4.1 e GPT-4.1 mini para usuários do ChatGPT.

  • Uma nova plataforma da LangChain permite que mesmo aqueles sem experiência em programação criem agentes de IA.

  • O chatbot Gemini do Google ganhou integração direta com repositórios GitHub para usuários do plano Advanced. Alguns dias atrás, a OpenAI também lançou um conector entre GitHub e o recurso Deep Research do ChatGPT.

  • O novo Video Upscaler da Freepik garante quadros mais nítidos, detalhes mais bem definidos e resolução ampliada de até 4K. Ferramenta não está disponível em todos os planos de assinatura.

  • Stability AI lançou o Stable Audio Open Small, modelo leve que transforma texto em áudio otimizado para CPUs da Arm. O processamento poderá ser feito em smartphones sem precisar de acesso à nuvem.

  • Pesquisadores da Microsoft apresentaram o ARTIST, estrutura que aprimora LLMs integrando raciocínio de agentes, aprendizado por reforço e uso dinâmico de ferramentas.

  • O modelo da LTX Studio para geração de vídeo com qualidade cinematográfica agora usa 13 bilhões de parâmetros e promete ser mais de 30 vezes mais rápido do que modelos comparáveis.

  • O futuro iOS 19 deve vir com um recurso de IA para estender a vida útil da bateria em todos os modelos de iPhone compatíveis. 🍎🔋

AI_VENTURES

VÍDEO

Novo modelo é one-stop shop gratuito para criação e edição de vídeos

Já pensou em ter um estúdio de vídeo dentro de casa, com ferramentas versáteis de criação e edição ao alcance das mãos e, melhor, sem pagar nada por isso? O novo modelo de código aberto VACE (Video All-in-one Creation and Editing), desenvolvido pelos laboratórios do Alibaba Group, pode ajudar a realizar seu sonho.

O VACE é o que chamaríamos de one-stop shop para criação e edição de vídeo, combinando várias tarefas em um único ambiente, ou seja, não há necessidade de fazer malabarismos com diferentes ferramentas. Pode trabalhar com entradas de texto, imagens e vídeo para que você as transformem em projetos criativos a toque de caixa.

O que você pode fazer com a ajuda do VACE:

  • Transformar uma descrição simples em vídeo (Text-to-Video - T2V).

  • Usar imagem ou frame para dar orientação sobre estilo ou personagens, garantindo consistência (Reference-to-Video - R2V).

  • Transformar o visual do vídeo, por exemplo, com cores vibrantes ou aplicando efeitos de profundidade (Video-to-Video Editing - V2V).

  • Editar áreas específicas, deixando o restante da cena intocado (Masked Video Editing - MV2V).

Crédito: Alibaba Group



E, como se não bastassem esses recursos, pode colocar sua criatividade em prática e combinar tarefas para estender o vídeo com novas cenas baseadas em imagens de referência, para citar apenas uma possibilidade.

Quer ver um pouco do VACE em ação, clique aqui.

Provando seu valor: O VACE foi submetido a um teste com 480 amostras em 12 tarefas. desde pintura de partes ausentes no vídeo até animação guiada. Comparado com modelos especializados, como ProPainter para pintura ou VideoComposer para efeitos de profundidade, saiu-se melhor, com visuais que impressionam e movimento consistente. Também demonstrou boa capacidade de seguir prompts.

O VACE é um modelo de código aberto e totalmente gratuito, sem paywalls ou planos assinaturas, e pode ser executado localmente para garantir privacidade e segurança.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

📑 Seguro contra falhas de IA

A seguradora Lloyd's of London lançou um produto especificamente para cobrir perdas decorrentes de falhas relacionadas à IA. O público-alvo são empresas que, cada vez mais, adotam IA no ambiente de negócios, mas se preocupam com os possíveis erros e "alucinações" que lhes podem custar muito dinheiro. As novas apólices são oferecidas por meio da startup Armilla e cobrirão custos com ações judiciais, caso clientes ou terceiros sejam prejudicados por algum produto de IA.

👮Central de segurança e transparência da OpenAI

A OpenAI abriu um espaço para dar transparência à segurança e ao desempenho dos seus modelos de IA. O Safety Evaluations Hub reúne resultados de avaliação sobre os principais aspectos de segurança, como alucinações (erros factuais), tentativas de jailbreak (prompts que tentam contornar medidas de segurança), geração de conteúdo nocivo e aderência à hierarquia de instruções (priorização de mensagens de sistema, desenvolvedores e usuários). O acesso será aberto ao público em geral.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Chatbot com cifras ocultas Cientistas desenvolveram uma nova técnica para ocultar mensagens secretas dentro de texto gerado, por exemplo, por ChatGPT ou chatbots semelhantes. A nova função EmbedderLLM coloca determinados caracteres em palavras apropriadas e em posições específicas nas respostas geradas pelo LLM. O texto resultante parece completamente normal e escrito por pessoas. Somente alguém com uma senha especial (chave privada) poderá extrair e ler a mensagem oculta. Essa abordagem torna mensagens invisíveis aos atuais sistemas de cibersegurança e oferece um método de comunicação seguro para situações em que a criptografia convencional é facilmente detectada ou restrita. 🛡️🔐

🌍 IA Global

🇺🇸 Freio no avanço chinês O Departamento de Comércio dos Estados Unidos agora considera o uso de processadores Ascend da Huawei em qualquer parte do mundo como potencial violação dos controles de exportação. A justificativa é que esses processadores foram desenvolvidos e fabricados usando tecnologias norte-americanas ilegalmente. A nova orientação surge em um momento em que a chinesa Huawei avança no desenvolvimento de seu próprio hardware de IA.

🇦🇪 Impulso para aliados Os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos assinaram um acordo para construir o maior campus de Inteligência Artificial fora do continente norte-americano. Ficará localizado em Abu Dhabi e contará com data centers com uma capacidade total de 5 GW. A expectativa é que os Emirados Árabes Unidos importem 500 mil dos chips de IA mais avançados da NVIDIA por ano a partir de 2025, segundo a Reuters.

📢 IA em uma frase

“Simplificando, pessoas mais velhas usam
o ChatGPT como substituto do Google. Pessoas na faixa dos 20 a 30 anos usam como um consultor para vida.”

A afirmação é de Sam Altman, CEO da OpenAI, em evento da firma de capital de risco Sequoia, no qual delineou sua visão sobre o futuro do ChatGPT. Prevê que o ChatGPT será capaz de se lembrar de experiências inteiras dos usuários, dando ajuda e recomendações sobre estilo de vida e executando tarefas de forma autônoma.

 AI_TOOLKIT

🛠 Ferramentas

  • Ferramenta está viralizando por identificar qualquer objeto colocado na frente da webcam, tudo isso em um MacBook M3. Veja demonstração aqui.

  • DreamO, da ByteDance, integra várias tarefas de customização de imagens em uma única plataforma.

  • Picjam usa IA para produzir fotos para artigos de moda.

📚 Mais recursos

  • O Google Cloud lançou o programa de certificação Generative AI Leader para profissionais não técnicos que queiram aprender mais sobre IA Generativa usando ferramentas do Google. Está disponível em nível mundial e custa US$ 99.

  • Material gratuito, conceitual e prático, orienta como trabalhar com IA na nuvem. Aborda aplicações de IA Generativa, envolvendo tópicos como Jupyter Notebooks, bibliotecas de dados Python, ajuste fino de modelos e criação de agentes de IA.

 AI_FLASH_NEWS

  • OpenAI se associou à startup Figure AI da área de robótica para fornecer modelos de IA especializados que permitam robôs humanoides “processar e raciocinar” a partir de linguagem natural.

  • A primeira família de modelos de IA proprietários da Windsurf chamada SWE-1 apoia todo o processo de engenharia de software, não apenas programação.

  • Meta lançou ferramentas de IA que colaboram com a pesquisa molecular, especificamente o conjunto de dados OMol25 e o modelo UMA.

  • Google está testando um botão "Modo IA" na homepage de pesquisa, que poderá substituir o tradicional botão "Estou com sorte", provavelmente pensando em colocar a IA no centro da experiência dos usuários.

  • Databricks comprou a startup Neon da área de banco de dados de código aberto por US$ 1 bilhão. O objetivo é fornecer uma base de dados aberta para desenvolvedores e agentes de IA.

  • You.com afirma que sua nova plataforma de pesquisa aprofundada ARI Enterprise superou o Deep Research da OpenAI em questões complexas de consultoria e investimentos em 75% das vezes.

  • Desafio lançado pela OpenAI convida a usar os modelos de IA da empresa para descobrir sítios arqueológicos na Floresta Amazônica, analisando, por exemplo, imagens de satélite e mapas orais indígenas. 🍃🤠

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊