• IA Express
  • Posts
  • Rede de IA descentralizada do Telegram remunera em criptomoedas

Rede de IA descentralizada do Telegram remunera em criptomoedas

Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você conhecerá Cocoon, um mercado paralelo de GPUs no Telegram que paga em criptomoedas. Também verá como modelos da OpenAI demora um pouco mais para rotular conteúdo seguro… mas vale a pena cada segundo. 🏷️💰🛡️💭

Porém isso não é tudo na IA Express de hoje:
- Adobe anuncia várias novidades baseadas em Inteligência Artificial
- Imigração dos EUA contrata plataforma de IA para monitor mídias sociais
- Relatório do GitHub atualiza evolução do desenvolvimento de código aberto
- PayPal levará seu sistema de pagamento para dentro do ChatGPT

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

AI_NEWS_CIRCUIT

IA PRIVADA

Rede de IA descentralizada do Telegram remunera em criptomoedas

Em um movimento para desafiar o controle das Big Techs no campo da infraestrutura de IA, a Telegram revelou Cocoon, rede descentralizada de recursos computacionais para IA construída sobre a blockchain The Open Network (TON). Anunciado pelo CEO Pavel Durov durante o evento Blockchain Life 2025, Cocoon manterá um mercado mundial de GPUs que remunera indivíduos por suas contribuições usando a criptomoeda Toncoin, criptomoeda nativa do blockchain TON.

Como funciona? Abreviação de Confidential Compute Open Network, Cocoon cria um ecossistema do tipo peer-to-peer que conecta donos de GPUs com desenvolvedores que precisam de poder computacional para inferência de IA.

A principal lei que rege Cocoon é a da confidencialidade. Isso significa que prompts e dados que atravessam a rede do Cocoon são criptografados durante todo o processo de inferência de IA. Isso é algo valorizado em uma era em que a coleta de dados por gigantes da IA e da nuvem provoca desconfiança generalizada.

Para seus idealizadores, Cocoon marca um salto significativo em direção à IA verdadeiramente privada, alinhando-se com o compromisso de longa data do Telegram com a liberdade digital e a soberania do usuário.

Como nesse caso santo de casa faz milagre, o próprio Telegram é o primeiro usuário em larga escala do Cocoon. A gigante do app de mensagens planeja usar recursos orientados por IA no Telegram Mini Apps e em outras ferramentas de IA usando a infraestrutura de computação distribuída privada do Cocoon.

O projeto já tem apoio financeiro da AlphaTON Capital, que anunciou planos de fazer um “investimento substancial” em hardware para a rede. Com abertura para provedores de GPUs e desenvolvedores, Cocoon deve ser lançado durante novembro de 2025.

AI_TRENDS

  • Adobe anunciou várias novidades baseadas em IA em sua conferência Max, desde assistentes de IA para seus aplicativos até a opção de usar no Photoshop modelos do Google e da Black Forest Labs, além do próprio Firefly da Adobe.

  • Cursor 2.0 traz duas novidades: Composer, seu primeiro modelo de programação, e uma nova interface para trabalhar com agentes em paralelo.

  • Agent HQ reúne agentes de programação da Anthropic, OpenAI, Google, Cognition e xAI diretamente no fluxo de trabalho do GitHub.

  • KaniTTS é um modelo de alta velocidade e alta fidelidade para aplicações de IA baseadas em conversas em tempo real usando hardware de consumo.

  • Nemotron Nano 2 VL, da NVIDIA, é um modelo de linguagem visual com inteligência para interpretar documentos e compreender vídeos longos.

  • MiniMax M2 é um modelo de código aberto para fluxo de trabalho de agentes e programação que desafia Claude Sonnet em preço e velocidade.

  • Odyssey-2 é um modelo para geração interativa de vídeos que produz um novo quadro a cada 50 ms (ou seja, vídeo com 20 quadros por segundo).

  • Hailuo 2.3 é uma plataforma de IA que transforma texto e imagens em vídeos cinematográficos hiper-realistas com qualidade profissional.

  • IGX Thor é um processador da NVIDIA construído sobre a arquitetura Blackwell, de alto desempenho, para sistemas de IA Física que trabalham em tempo real, como aplicações industriais, robóticas e médicas. 🤖🏭👨🏻‍⚕️

AI_VENTURES

TESTADO EM CASA

Modelos de classificação de segurança da OpenAI “pensam antes de julgar”

A OpenAI liberou para desenvolvedores e equipes de segurança um par de modelos de IA de peso aberto para ajudá-los a aplicar suas próprias regras de segurança de forma mais flexível e transparente.

Disponível nas versões de 20 bilhões e 120 bilhões de parâmetros, o gpt-oss-safeguard usa raciocínio, e não milhares de exemplos rotulados, para aprender o que é “seguro” no momento da inferência. Basta dar a esses modelos políticas personalizadas e as mensagens a avaliar para que não apenas tomem uma decisão, mas a expliquem passo a passo.

Por que isso importa?

  • As políticas podem mudar sem a necessidade de retreinamento do modelo;

  • Funciona bem mesmo quando não há um grande volume de dados rotulados;

  • A cadeia de raciocínio e as decisões explicáveis são essenciais para estabelecer confiança e facilitar a depuração.

Quais são desvantagens? O gpt-oss-safeguard é mais lento e exige mais poder computacional do que sistemas classificadores leves, por isso é recomendável usá-lo com critério - por exemplo, depois que filtros rápidos sinalizarem conteúdo potencialmente nocivo.

Internamente, a OpenAI usa um sistema semelhante chamado Safety Reasoner para proteger os produtos ChatGPT e Sora 2, às vezes dedicando até 16% do poder computação total ao raciocínio aplicado à segurança.

Quer testar? Baixe o gpt-oss-safeguard do Hugging Face.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

👁️‍🗨️ Monitoramento das mídias sociais

A agência de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos contratou por US$ 5,7 milhões a plataforma Zignal Labs para monitoramento de mídias sociais baseado em IA. De acordo com registros federais obtidos por The Lever, o sistema lê mais de 8 bilhões de publicações diariamente em mais de 100 idiomas, usando aprendizado de máquina, visão computacional e OCR para analisar o conteúdo de plataformas como TikTok, Facebook, X e YouTube. A ferramenta pode até extrair dados de geolocalização de imagens e vídeos para que o ICE rastreie a localização física de indivíduos com base em suas atividades on-line. Defensores dos direitos civis já soaram o alarme em proteção da liberdade de expressão e direitos à privacidade.

🔞 Conversas proibidas para menores

Dois senadores dos Estados Unidos apresentaram um projeto de lei bipartidário para proibir menores de 18 anos de usar chatbots de IA. Também prevê a verificação rigorosa da idade (por exemplo, com envio de documentos oficiais de identidade ou reconhecimento facial) e exige que chatbots divulguem que são uma ferramentas de IA a cada 30 minutos. Além disso, a proposta tornaria ilegal para chatbots de IA gerar conteúdo sexual para menores ou promover ações de automutilação ou suicídio; violações das regras estariam sujeitas a penalidades civis e criminais. O projeto de lei surge em meio à crescente preocupação de pais e defensores da segurança infantil com os impactos psicológicos das interações com IA em usuários jovens.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Ainda para poucos Uma nova ferramenta experimental do Google Labs aborda um ponto problemático de empreendedores: criar conteúdo atraente e consistente sem os custos elevados de agências ou equipes de design. Chamada Pomelli, a novidade usa IA para analisar o site da empresa e dissecar seu “DNA” – estilo visual, tom e afins – para garantir que a campanha tenha a cara da marca. Em seguida, Pomelli sugere ideias, podendo também oferecer prompts para gerar conteúdo personalizado. Por fim, produz ativos de marketing “on-brand” para mídias sociais, sites e anúncios. Atualmente em versão beta pública, Pomelli está disponível, por enquanto, em inglês nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. 📢 🎯🚀

  • Meu backup está em dia? Ferramentas de IA da Commvault querem simplificar tarefas de backup e proteção de dados nas empresas, usando diálogos com ChatGPT ou Claude do Anthropic. Por exemplo, basta perguntar ao chatbot se a instância de um determinado aplicativo está com o backup em dia para que ele responda com status e, em seguida, configure e agende a tarefa, se autorizada, nos bastidores. 🗃️📥🛡️

🌍 IA Global

🇮🇳  Onde o mundo programa mais De acordo com o relatório Octoverse 2025 do GitHub, a história do desenvolvimento de software está sendo cada vez mais escrita em países como Índia, Brasil e Indonésia. A Índia consolidou sua posição como o epicentro de novos talentos - somente em 2025, o país adicionou mais de 5,2 milhões de novos contribuidores de código aberto ao GitHub (14%) – mais do que qualquer outro país. Brasil viu um grande influxo, impulsionado pelo setor de fintech e open banking em expansão. Indonésia continua em ascensão, fechando o trio com Índia e Brasil cujas populações de desenvolvedores mais que quadruplicaram desde 2020.

📢 IA em uma frase


“Tudo que custa
100 dólares poderá ser vendido por centavos.”

A frase é do investidor Marc Andreessen, que acredita ganhos de produtividade gerados pela IA podem desencadear uma hiperdeflação, contrariando a ideia de que levaria à pobreza generalizada.

 AI_TOOLKIT

🛠️Ferramentas

  • Annotation é um novo recurso do Google AI Studio que permite interagir visualmente com interfaces de apps para facilitar modificações.

  • Kilocode é um assistente de IA para programação, de código aberto, que serve como extensão dos ambientes de desenvolvimento VS Code e JetBrains.

  • TikTok tem duas novas ferramentas de IA: Smart Split para transformar vídeos longos em clipes e AI Outline para criar esquemas estruturados de vídeos.

📚 Miscelânea

  • Pesquisadores da Anthropic revelam evidências surpreendentes de que grandes modelos de linguagem como Claude demonstram uma capacidade limitada, mas mensurável, de introspecção – levantando novas questões sobre o funcionamento desses sistemas de IA. Isso não significa que a IA seja consciente ou senciente, mas sugere que possuem uma forma rudimentar de consciência de acesso – a informações disponíveis para raciocínio e relatório – abrindo novos caminhos para transparência e depuração.

 AI_FLASH_NEWS

  • PayPal levará seu sistema de pagamento para dentro do ChatGPT. Também conectará sua rede de milhões de comerciantes para venderemm no ChatGPT.

  • NVIDIA projeta uma receita acumulada gerada pelos chips Blackwell e Rubin superior a US$ 500 bilhões nos próximos cinco trimestres.

  • OpenAI concluiu sua reestruturação, transformando-se em uma entidade com fins lucrativos (da qual Microsoft terá fatia de 27%) sob a supervisão e controle de um braço sem fins lucrativos chamado OpenAI Foundation.

  • Campbell Brown, ex-diretora da Meta e ex-âncora da CNN, fundou a startup Forum AI com foco em auditoria de modelos de IA considerando vieses.

  • Velona é uma plataforma de agentes de IA especializados, treinados a partir de operações de frotas para gerenciar todos os aspectos dos veículos.

  • Robôs da Bonsai Robotics têm capacidade de percepção e navegação em tempo real treinada a partir de dados de 200 mil hectares de culturas.

  • OpenAI espera ter um assistente de IA para pesquisa, com nível de trainee, até setembro de 2026 e um pesquisador autônomo legítimo até 2028.

  • Grammarly foi rebatizada de Superhuman após adquirir o programa-cliente de mesmo nome; também lançou um novo assistente de IA.

  • Eli Lilly e NVIDIA vão construir um supercomputador para treinar modelos de IA que ajudem na descoberta de medicamentos.​ 💊🕋💪

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊