• IA Express
  • Posts
  • "Somewhere Over the Rainbow": IA reimagina O Mágico de Oz

"Somewhere Over the Rainbow": IA reimagina O Mágico de Oz

Bem-vindos, humanos: Seu download diário com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você verá como a IA está levando O Mágico de Oz para uma arena esférica em Las Vegas, transformando o conto de Dorothy em uma aventura imersiva em 16K. 🌈

Porém isso não é tudo no IA Express de hoje:
- A Meta lançou a família Llama 4 multimodal
- Chip quântico dá impulso ao refinamento de modelos de IA
- Homem tenta usar avatar criado por IA diante de um painel de juízes
- Cofundador do LinkedIn cria clone do site usando um único prompt

Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.

 AI_NEWS_CIRCUIT

EXPERIÊNCIA IMERSIVA

“Somewhere Over the Rainbow”: IA reimagina o Mágico de Oz

Quando O Mágico de Oz estreou em 1939, deslumbrou o público com o uso pioneiro do processo Technicolor, pintando a tela com tons vibrantes. Quase 90 anos depois, o mesmo espírito de inovação está de volta, dessa vez com um toque de Inteligência Artificial Generativa em uma experiência imersiva, manejada com a precisão de veteranos de Hollywood.

O que você precisa saber:

  • Google DeepMind e Google Cloud se uniram ao Sphere Studios para transformar o filme clássico em uma experiência imersiva e multissensorial, feita sob medida para uma impressionante tela 16K ultranítida de 15 mil m2.

  • Tudo começou com a imagem original de quatro por três em um pedaço de celuloide de 35 mm, segundo Buzz Hays, líder do Google Cloud para entretenimento e veterano de Hollywood com 37 anos de experiência.

  • Para levar o filme a uma tela de 15.000 metros quadrados, entraram em cena os modelos de IA do Google Veo, Imagen e Gemini.

  • O primeiro desafio foi a super-resolução, não um simples upscaling. Usando versões especialmente ajustadas dos modelos de IA, a equipe transformou quadros minúsculos com décadas de existência em imagens de altíssima definição que permitem ver as sardas da Dorothy em foco.

  • Outro desafio foi expandir o universo do filme para além das fronteiras originais. A IA preencheu as lacunas, pintando novos cenários e até mesmo trazendo personagens de volta à vista, estendendo as cenas. Imagine virar a cabeça e ver o Leão Covarde espreitando atrás de uma árvore, enquanto a ação se desenrola ao seu redor.

Crédito: Google

Por fim, a IA ajudou a compor a atuação dos personagens nesses ambientes ampliados, garantindo a autenticidade de cada movimento. Não se tratava de reescrever o roteiro - Google e Warner Bros. foram inflexíveis quando se tratou de respeitar o original -, mas sim de deixar Totó correr um pouco mais e dar aos Munchkins mais espaço para dançar.

Para o Google, essa é uma demonstração de como a IA pode expandir os limites do entretenimento, abrindo portas para que estúdios reinventem clássicos ou criem experiências totalmente novas. 

A estreia do Mágico de Oz reinventado está prevista para 28 de agosto, na arena Sphere, em Las Vegas, que tem sido pioneira em novas formas de entretenimento desde sua inauguração.

AI_TRENDS

  • Sam Altman, CEO da OpenAI, mudou de planos: reverteu uma decisão anterior de cancelar o modelo o3 e planeja lançar esse e o novo modelo o4-mini nas próximas semanas. Também adiou o lançamento do GPT-5 por vários meses.

  • Deveremos ver em algumas semanas atualizações sobre o novo modelo V7 de geração de imagens da Midjourney. Está atualmente em fase de alfa teste e promete ser mais inteligente e mais coerente.

  • O Google ampliou o acesso ao Gemini 2.5 Pro, que mostrou ser o modelo mais inteligente e o mais procurado da empresa, diz o CEO da empresa Sundar Pichai. E com preços competitivos, segundo o blog do Google.

  • A Meta lançou o Llama 4, nova família de modelos de IA multimodais. O pacote inclui dois modelos abertos de peso, Llama 4 Scout e Llama 4 Maverick, e uma versão prévia do mais poderoso Llama 4 Behemoth, ainda em treinamento.

  • A Microsoft levou o Copilot Search para o Bing. O recurso de pesquisa com tecnologia de IA fornece, no estilo chatbot, informações mais detalhadas do que os resultados tradicionais.

AI_VENTURES

COMPUTAÇÃO QUÂNTICA

Chip quântico dá impulso ao refinamento de modelo de IA

Cientistas chineses alcançaram um feito inédito ao refinar um modelo de IA com bilhões de parâmetros usando um computador quântico Origin Wukong de terceira geração, desenvolvido na própria China. O experimento foi realizado no Centro de Pesquisa em Engenharia de Computação Quântica de Anhui.

O Origin Wukong é uma das plataformas quânticas mais avançadas do país. É alimentado por um chip quântico supercondutor de 72 qubits, que permite a execução de centenas de tarefas simultaneamente, acelerando o aprendizado do modelo de IA. Está entre os mais avançados em nível internacional.

Essa capacidade de processamento paralelo é fundamental no ajuste fino de um modelo de IA de bilhões de parâmetros, uma tarefa que tradicionalmente demandaria imensos recursos computacionais em sistemas clássicos.

Agora vamos aos números. Para se ter uma ideia, usando um conjunto de dados de de aconselhamento psicológico, o modelo refinado mostrou uma queda de 15% na perda de treinamento, uma métrica que avalia o quão bem um modelo está aprendendo. Em uma tarefa de raciocínio matemático, a precisão aumentou de 68% para 82%. Além disso, os pesquisadores também observaram um ganho de 8,4% na eficácia do treinamento, mesmo quando o tamanho do modelo foi reduzido em 76%.

Essa iniciativa demonstra o potencial da tecnologia quântica para revolucionar a forma como otimizamos e treinamos sistemas de IA em larga escala e, quem sabe, futuramente as duas áreas - IA e computação quântica - possam trabalham juntas para enfrentar desafios complexos.

AI_GOVERNANCE & ETHICS

🥷🥷🏼 Agentes de IA e do crime

Agentes de IA, capazes de planejar, raciocinar e executar tarefas complexas, estão se tornando ferramentas poderosas para realizar ataques cibernéticos, que identificam alvos vulneráveis, sequestram sistemas e roubam dados. Embora a implantação em larga escala por cibercriminosos ainda não tenha ocorrido, pesquisas demonstraram o potencial de replicar o roubo de informações confidenciais. Especialistas alertam que esses ataques provavelmente se espalharão no mundo real.

👨‍⚖️ Apelante virtual

Um homem tentou usar um avatar criado por AI para se apresentar remotamente diante de um painel de juízes no Primeiro Departamento Judicial da Divisão de Apelações da Suprema Corte do Estado de Nova York. Levou apenas alguns segundos para que os juízes percebessem que o apelante de uma ação trabalhista que se dirigia a eles era, na verdade, um modelo virtual. Os juízes logo ordenaram que a transmissão fosse interrompida.

AI_SNAPSHOT

💡 Inovação & Inspiração

  • Linkedin em um clique Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, experimentou usar ferramentas de IA do Replit para criar um clone do LinkedIn usando um único prompt. E funcionou! O resultado foi um protótipo funcional que demonstrou o potencial da IA ​​no desenvolvimento de software. 🧬

  • Companhia inteligente O Ballie, novo robô doméstico da Samsung, com habilidades multimodais do Gemini e recursos dos modelos de linguagem proprietários da Samsung, poderá fazer companhia para consumidores do hemisfério norte já no próximo verão. O Ballie poderá interagir por meio de conversas, naturalmente, para ajudar em tarefas domésticas, como ajustar a iluminação, cumprimentar pessoas na porta e muito mais. 🤖

🌍 Global_AI

🇮🇳 Onde está o dinheiro A adoção do ChatGPT na Índia tem visto um crescimento notável, com o país emergindo como um dos mercados de expansão mais rápida para a plataforma de IA da OpenAI. No entanto, apesar da rápida adoção, os esforços de monetização no país estão deixando a desejar em comparação com outros mercados.

🇨🇳 Modelos com autoaprimoramento A startup chinesa DeepSeek, em colaboração com a Universidade Tsinghua, desenvolveu um método para melhorar a capacidade de raciocínio dos LLMs, que dá aos modelos de IA a capacidade de se autoaprimorar criando suas próprias regras de avaliação do conteúdo. A DeepSeek planeja lançar essa nova classe de modelos de código aberto, mas nenhum cronograma foi apresentado.

📢 IA em uma frase

“Não gosto desse termo... Ele apenas banaliza as possibilidades.”

A frase foi dita por Amjad Masad, CEO da Replit em um episódio recente do podcast Training Data e expressou desconforto com o uso do termo vibe coding, argumentando que simplifica demais os recursos das ferramentas de IA Generativa e subestima o processo criativo por trás do desenvolvimento de software.

🛠 Ferramentas

  • Leonardo.Ai agora pode gerar vídeos facilmente a partir da nova interface.

  • Resyfy AI coleta, arquiva e exibe suas conquistas profissionais para transformá-las em oportunidades.

  • Auphonic usa IA para ajudar na pós-produção de áudio para que você tenha resultados de qualidade profissional.

📚 Mais recursos

  • Em entrevista, Geoffrey Hinton, que recentemente recebeu o Prêmio Nobel de Física por um trabalho pioneiro em IA, fala com humor sobre a ironia da premiação dada sua formação elementar em ciência da computação. Também comenta sua saída do Google e aborda as ameaças existenciais da IA.

 AI_FLASH_NEWS

  • Mustafa Suleyman, chefe da área de IA da Microsoft, vê vantagem em desenvolver modelos “três ou seis meses atrás” de concorrentes mais avançados (off-frontier). A estratégia oferece benefícios, como menor custo de desenvolvimento e chance de se concentrar em casos de uso específicos.

  • A Cisco emitiu um alerta para LLMs com ajuste fino, que têm 22 vezes mais chances de produzir resultados prejudiciais em comparação com sua versão básica. Embora essencial para a relevância contextual, os ajustes podem enfraquecer proteções e expor o modelo a vulnerabilidades.

  • A OpenAI está considerando adquirir a io Products, startup da área de hardware para IA apoiada por Sam Altman, CEO da OpenAI, e pelo ex-chefe de design da Apple, Jony Ive.

  • O cientista-chefe da Anthropic, Jared Kaplan, afirmou que o modelo Claude 4 chegará "nos próximos seis meses ou mais".

Até a próxima

Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.

Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊