- IA Express
- Posts
- VaultGemma: novo modelo de IA do Google com privacidade “by design”
VaultGemma: novo modelo de IA do Google com privacidade “by design”
Bem-vindos, humanos: Seu download com as principais notícias sobre Inteligência Artificial começa agora. Nesta edição, você verá duas faces da IA: um novo modelo do Google que se diz o melhor do mundo quando o assunto é privacidade e, de outro lado, os usos mais desastrosos da IA eleitos em um concurso público. 👍👎✨
Porém isso não é tudo na IA Express de hoje:
- Prévia do Visual Studio 2026 vem com melhor integração de IA
- Texas considera cortar energia para grandes consumidores em caso de crise
- Estudo investiga como a IA influencia a criatividade
- OpenAI está preparando nova seção “Orders” no ChatGPT
Porque, no mundo da Inteligência Artificial, conhecimento é seu algoritmo mais valioso.
AI_NEWS_CIRCUIT
MAIS CAPAZ DO MUNDO
VaultGemma: novo modelo de IA do Google com privacidade “by design”
Grandes modelos de linguagem (LLMs), aqueles que trabalham na retaguarda dos chatbots e assistentes virtuais, são treinados usando vastos tesouros de dados da Internet e, às vezes, podem "memorizar" informações confidenciais passíveis de vazamento. Para reduzir os riscos à privacidade, Google Research e Google DeepMind desenvolveram o VaultGemma, apresentado como o LLM mais capaz do mundo quando o assunto é proteger dados alheios.
Como funciona? O segredo do VaultGemm está na tecnologia Differential Privacy, estrutura matemática que adiciona ruídos cuidadosamente calculados ao processo de treinamento para evitar que o modelo de IA memorize qualquer informação privada.

Crédito: Google
O resultado? Um modelo de IA útil, mas incapaz de reconstruir detalhes particulares a partir dos dados com que foi treinado. Dotado de novas armas para proteger a privacidade das informações, o VaultGemma é, até o momento, o maior LLM aberto (um bilhão de parâmetros) totalmente pré-treinado com privacidade diferencial e de alta utilidade, segundo o Google.
Por que isso importa? O VaultGemma pode abrir caminho para modelos de IA com “proteção à privacidade por design”.
Embora ainda exista uma lacuna de utilidade entre os modelos treinados com e sem tecnologias de proteção à privacidade, o Google acredita que pode ser sistematicamente reduzida com mais pesquisas sobre mecanismos de treinamento. Para os interessados nesse campo, o VaultGemma está disponível no Hugging Face e no Kaggle, com pesos abertos e um relatório técnico detalhado.
AI_TRENDS
Google liberou a versão beta do AI Max, conjunto de ferramentas de IA para dar aos anunciantes mais controle e otimização mais inteligente de suas campanhas.
Microsoft apresentou a prévia do Visual Studio 2026, primeira grande atualização desde 2021, com melhor integração da IA e nova aparência.
Genkit Go 1.0 é a primeira versão estável da estrutura de desenvolvimento de aplicações IA do Google para o ecossistema Go.
IndexTTS2 é um novo modelo que transforma texto em fala (TTS) e tenta superar limitações como entonação robótica e e falta de profundidade emocional.
Tests for ElevenLabs Agents são um novo recurso para melhorar a confiabilidade e o desempenho dos sistemas de IA baseados em voz.
Kling AI Avatar gera avatares realistas combinando imagens com voz e descrição de expressões e emoções.
HeyGen revelou o novo Avatar IV para criar vídeos curtos em segundos a partir de uma foto, um script e a voz do usuário.
YouTube Shorts agora permite gerar adesivos criados com IA simplesmente descrevendo a ideia em um prompt de texto.
Gemini, do Google, é o primeiro entre os apps gratuitos mais baixados da Apple Store nos Estados Unidos, ultrapassando ChatGPT - provavelmente por conta do modelo Nano Banana para edição de imagens. 🍌🔝
AI_VENTURES
CONCURSO
AI Darwin Awards 2025: palco para erros espetaculares da IA
Você ou algum conhecido já fez uso imprudente da IA que se transformou em um fiasco lendário? Então, esta é chance de ganhar estrelato no AI Darwin Awards 2025 - que celebra erros espetaculares usando IA com os quais o mundo deve aprender!

Crédito: AI Darwin Awards
O AI Darwin Awards é um evento irônico que homenageia os usos mais desaconselhados da IA e se inspirou no Darwin Awards original – que reconhece indivíduos que supostamente contribuíram para a evolução humana ao se autoexcluírem da humanidade por suas próprias ações desastrosas.
O que você precisa saber:
Na edição de 2025, o AI Darwin Awards vai destacar casos em que sistemas de IA foram implantados com testes mínimos de segurança.
Os vencedores serão escolhidos por um painel de votação pública, especialistas e, quem sabe, sistemas de IA. Os critérios de escolhe serão baseados em cinco fatores: impacto mensurável, destruição criativa, estupidez viral, consequências desastrosas inesperadas e tentativa de corrigir os erros usando a própria IA.
Entre alguns dos candidatos já inscritos estão o caso de implementação malsucedida do assistente de IA no drive-thru da Taco Bell e um advogado australiano que usou documentos jurídicos gerados por IA com citações forjadas.
As indicações permanecem abertas aqui, e os vencedores serão anunciados em fevereiro do próximo ano.
PS: Meus agradecimentos ao especialista em segurança - e amigo - Anchises Moraes pela dica. 🙌
AI_GOVERNANCE & ETHICS
⚡Energia em baixa
O estado do Texas (EUA) elaborou uma lei que exige normas para cortar o fornecimento de energia para grandes consumidores, como data centers de IA, durante crises energéticas, como um esforço para proteger residentes após o apagão de 2021. A mesma abordagem já está sendo considerada em outras regiões, em particular pela PJM Interconnection, maior operadora de grids elétrico nos Estados Unidos, que serve 13 estados e 65 milhões de pessoas. A proposta da PJM prevê a não garantia de oferta de energia aos novos data centers durante emergências, suscitando debates sobre legalidade, estabilidade do mercado e impactos nos investimentos.
🫧 Bolha da IA
Em uma entrevista ao The Verge, o presidente do conselho da OpenAI, Bret Taylor, reconheceu que a indústria de IA está atualmente experimentando uma bolha, na qual “muitas pessoas perderão muito dinheiro”, ecoando o aviso já dado por Sam Altman, CEO da OpenAI. Taylor, que também é CEO da startup Sierra de agentes de IA, comparou a situação à bolha das “empresas .com” no final dos anos 90. Apesar dos riscos, não expressa preocupação, enfatizando o potencial transformador da IA, assim como aconteceu com a Internet, que mudou a economia por completo e gerou muito valor econômico mesmo com o fantasma da bolha.
AI_SNAPSHOT
💡 Inovação & Inspiração
Problemas à vista Pesquisadores da University College London estão usando IA para prever quais pacientes com ceratocone precisam de tratamento para estabilizar as córneas e preservar a visão, com anos de antecedência em relação aos métodos tradicionais usados para detectar a progressão da doença. Foram analisados mais de 36 mil exames de tomografia de 6.600 pacientes. Ao combinar dados das imagens com informações clínicas, o sistema de IA conseguiu identificar com precisão quem necessitaria de intervenção precoce. Ceratocone, condição que afeta até uma em cada 350 pessoas, faz com que a córnea se deforme e pode levar à perda progressiva da visão. 👁️✨
Substituto da mulher do tempo??? O modelo NeuralGCM AI do Google Research está ajudando 38 milhões de agricultores indianos com a previsão de monções na temporada de 2025, permitindo que tomem decisões de plantio mais inteligentes em meio a padrões climáticos erráticos. Estudos sugerem que, com esse apoio, os agricultores podem chegar a dobrar a renda anual. O NeuralGCM combina modelagem climática baseada em física com aprendizado de máquina. Treinado com décadas de dados, pode ser usado em um simples laptop.☀️🌧️
🌍 IA Global
🇺🇸 Primeiro nos Estados Unidos O estado da Califórnia se tornou o primeiro dos Estados Unidos a implementar regulamentos específicos de segurança para chatbots de IA. Aguardando a assinatura do governador Gavin Newsom, a lei apresenta salvaguardas importante para proteger os usuários, particularmente menores de idade, de possíveis danos associados às interações com assistentes de IA. A futura legislação exige que os operadores de chatbots implementem protocolos para evitar conversas envolvendo suicídio, automutilação ou conteúdo sexualmente explícito. Também deve garantir que os usuários estejam cientes de que estão interagindo com ferramentas de IA, não com pessoas, e fornecer acesso a auxílio para saúde mental quando for detectado algum tipo de sofrimento.
🇨🇳 NVIDIA no centro de disputa geopolítica O governo chinês está usando uma investigação antitruste contra a NVIDIA como arma estratégica na escalada da guerra tecnológica contra os Estados Unidos. Órgãos reguladores da China acusam a gigante norte-americana de semicondutores de não cumprir compromissos feitos na ocasião da compra da empresa de hardware de rede israelense Mellanox Technologies em 2019. A acusação coloca a NVIDIA no centro de uma luta geopolítica, criando mais incertezas para a indústria global de IA.
🔢 IA em números
![]() | Cerca de 30% do uso do ChatGPT está relacionado a aspectos profissionais e os restantes 70%, à vida pessoal. Ambas as categorias continuando, reporta um estudo da OpenAI, ressaltando o duplo papel do ChatGPT como ferramenta de produtividade e um assistente na vida diária. |
AI_TOOLKIT
🛠️Ferramentas
Codebuff é uma interface de linha de comando que usa IA para criar e editar código usando instruções de linguagem natural.
AI Vector converte imagens no formato PNG para SVG em segundos com qualidade taxa de precisão de quase 100%.
Stepify transcreve um tutorial passo a passo a partir de qualquer vídeo.
📚 Miscelânea
Estudo da Universidade de Michigan (EUA) investiga como o conteúdo gerado por IA influencia a criatividade, a diversidade e a adoção de ideias próprias. Surpreendentemente, os resultados sugerem que a IA pode aprimorar processos criativos coletivos, ampliando o leque de ideias a serem exploradas.
10 exemplos de como usar o Google Nano Banana para criar e editar imagens no aplicativo Gemini.
AI_FLASH_NEWS
OpenAI planeja reduzir o revenue share de parceiros, entre eles Microsoft, dos atuais 20% para cerca de 8% até o final da década.
OpenAI Grove é um novo programa voltado para talentos técnicos nas fases iniciais de suas jornadas para criar negócios orientadas por IA.
DGX Cloud, anunciada como nuvem de recursos para IA voltada a empresas, ficou em segundo plano na estratégia de sua criadora NVIDIA.
Acordo de US$ 1,5 bilhão entre Anthropic e autores de milhares de livros usados ilegalmente no treinamento de IA foi suspenso por possível coerção.
Accenture lançou um programa para treinar mais de 700 mil funcionários em sistemas de agentes de IA.
xAI demite 500 profissionais da equipe de treinamento do Grok e informa que vai migrar de tutores generalistas para especializados.
Depois de perder muitos pesquisadores para Meta, OpenAI vê um de seus importantes pesquisadores de IA migrar para a chinesa Tencent.
Penske Media, dona da Rolling Stone, processa Google alegando que AI Overviews usam conteúdo sem permissão e reduzem tráfego para seus sites.
OpenAI está preparando uma nova seção “Orders” no ChatGPT e possivelmente a inclusão de recursos nativos de pagamento para compras simplificadas , com rastreamento dos pedidos. 🛒💳🚚
Até a próxima
Obrigado por mergulhar nesta edição. Seu tempo é valioso, e estamos felizes por você ter escolhido passar alguns minutos aqui.
Voltaremos à sua caixa de entrada em breve. Até lá, cultive a curiosidade.😊
